30 abril, 2005

Pessoas

Todas as pessoas são diferentes. Todos temos maneiras e formas de pensar diferentes, todos temos sensações em relacção aos acontecimentos diferentes, e todos vemos de maneira diferente o que nos dizem, fazem, ou agem sobre nós. O problema de entendermos a sociedade é sem dúvida um pouco esse, e as vezes damo-nos conta que nos esquecemos do que está estipulado socialmente e agimos em conformidade com o nosso estado de espírito, sem darmos conta que as vezes prejudicamos os outros, até pelo que não fazemos. Quantas vezes, porque está estabelecido socialmente que os amigos são aqueles que se preocupam connosco, e nos ligam e perguntam como nós estamos, e se não lhes ligamos, podemos estar a magoar essas pessoas sem querer, mas, mesmo assim, ao não nos preocuparmos com eles como seria de esperar, eles sentem-se magoados.
No nosso comportamento, devemos ter muito cuidado com o que fazemos em relacção aos que gostam de nós e de quem nós gostamos, sob pena de agirmos de uma forma, que em vez de nos estarmos a proteger de uma situação que temos receio de enfrentar, estaremos a cometer o erro de afastar a pessoa de quem gostamos e feri-la de uma forma irreversível. Por exemplo, e eu que gosto sempre de dar exemplos, se tivesse evitado o encontro com o meu melhor amigo porque lhe devia dinheiro, nao saberia de uma forma simples que ele me queria bem, que me amava verdadeiramente, e estaria afastado do seu grupo de amigos porque eu proprio nao permiti que ele fosse meu amigo.
Posto isto, podem acontecer coisas com as pessoas mais chegadas ou amigos nossos que estando as vezes a espera de apenas uma palavra de consolo, nao nos dignemos a dar-lha, so proque pensamos que nos vai exigir qualquer coisa que nao estamos preparados para dar.
É o pior que poderemos fazer pois se as pessoas nos amam e gostam de nós, podem ajudar-nos a vencer os nossos medos, e estarão irremediávelmente ao nosso lado, nunca pondo em causa os nossos timings, e respeitando a nossa vontade. O deixarmos de conversar com eles, pode sugerir que nao os queremos ver mais, e eles entenderem isso de uma forma violenta e acabarem por deixarem de estar presentes, pois não soubemos partilhar com eles os nossos anseios.
Já agora, vale a pena pensar nisto.

Um beijo a quem é de beijo, e um abraço a quem é de abraço

27 abril, 2005

Conversa

Ja por várias vezes na nossa vida, que tivemos mal entendidos que nos fizeram pensar ou tomar atitudes contrarias aquelas que tomaríamos se nao houvesse esses tais mal entendidos.
Porque é que ha mal entendidos? Porque provavelmente as pessoas em vez de conversarem, fecham-se nos seus pensamentos, e deixam advinhar o que sentem, o que pensam e agem, e não falam sobre as coisas que os preocupa, penando que os outros irão perceber o que está apenas nas nossas mentes.
Quantas guerras devem ter começado por mal entendidos? Será que o nosso Afonso teve um mal entendido com a mãe? agora já é tarde para lhe perguntar.... e é isto mesmo, é tarde demais para perguntar, e porque? Porque ja nao está cá, porque quando ca estava poderia ter dado a explicação e ter aproveitado para dizer a mae dele que afinal tinha entendido mal o que se passou e ser flexivel para nunca ficarem de bentas viradas ao contrario, e terem sido felizes.
O que eu quero abordar com esta conversa, é que na maioria das vezes, damos importancia demasiada a certas coisas, e damo-las como certas, quando as vezes nao são tão certas assim, mas, temos sempre a possibilidade de ouvir a outra parte se a quisermos ouvir, e se nos dermos ao trabalho de perceber o que o pensamento errado ou não dessa pessoa fez com que tomassemos uma actitude mais dura, mais rebelde, e acabassemos com o dialogo.
Posto isto, e sempre bom pensarmos que devemos ouvir as outras partes envolvidas nos conflitos, dar-mos o benefício da dúvida, e agirmos em conformidade com o que sentimos, pois as vezes, também nos pregam partidas, para verem se resistimos a mais umas facadas quando ja pensamos que estamos no fundo. Testes e mais testes de fundo a que sempre estaremos sugeitos, quando estamos em evolução, pois teremos que provar que nada nos fará ganhar ódio ou rancores em relacção as pessoas que nos possam fazer mal, e depois de passadas as provas... bem ... aí so resta aguardar pela paz. Como dizia um amigo meu.... vou-me zangar com a minha mulher, porque adoro fazer as pazes.... doidices.

beijos a quem é de beijos

22 abril, 2005

Fraquezas

Ontem conversava com uma pessoa dos problemas do mundo e das relações das pessoas. Posto isto, o pessoa vem-me dizer que conhece casos em que houve mulheres que para prender os homens fizeram makumbas, e que eles nao conseguiam ter erecções sexuais com mais ninguém a não ser com elas, e que ele próprio era vítima de uma makumba que lhe tinham feito.
Podemos fazer como os espanhois dizem, que non las creemos non las creemos, pero que existem existem.
Ou se preferir-mos, podemos tentar perceber como é que alguém pode crer a seu lado, como foi o meu caso com a minha ex mulher e que rendeu 16 anos, e que agora apenas da para ter pena dela, e não pensarem que um dia, quando Deus ja não o permitir, as pessoas se livram da makumba, e nessa altura, os amores viram ódios porque não eram verdadeiros, as vontades desaparecem porque nao eram as próprias, e o desejo de ver bem essa pessoa, da lugar a uma repulsa tão grande que enoja de tal forma aqueles que foram vitimas de tal situação.
Podem perguntar porque é que estou a falar nisto, e eu direi que o assunto cada vez é mais interessante, porque numa sociedade como a nossa, o materialismo tomou conta das pessoas, e quem não consegue pelos seus propeios meios, pela sua actitude, tem de o conseguir seja de que forma fôr, esquecendo-se das dívidas morais que isso acarreta, porque o que interessa é o imediatismo.
Se repararmos, ha pessoa que teem uma actitude na vida, estão com um pensamento, desenvolvem um amor por uma pessoa, e de um momento para o outro, deixam de poder olhar para essa pessoa, deixam de sentir o que sentiam por essa pessoa, e passam a pensar que nao sabem o que lhes aconteceu aos sentimentos que tinham, nem teem explicação para o que aconteceu. Se fosse apenas um caso, eu diria, bem.... a pessoa é desiquilibrada e tem de ir ao psiquiatra receber ajuda, mas como cada vez os casos aumentam significativamente, deveriamos parar para pensar que de facto esta sociedade está mal, porque sofre exactamente de amor, e confunde amor com interesses financeiros, com poder, com vaidade.
Posto isto, perguntarmeiam como resolver problemas destes... eu diria, que depende de nós, do amor que ja tivermos dentro de nós para que não consigam tocar-nos, da nossa elevação moral, e da nossa actitude para com os outros, porque em todo o lado e toda a gente entende e percebe, que o AMOR tudo vence, ou seja, não há maldade, não há makumba, não há nada, que o amor não vença, desde que esse amor seja honesto e verdadeiro, mas poderemos também pedir ajuda como foi o meu caso.
Pedi ajuda a varias pessoas, fui enganado, ludribiado, palmilhei mais kilometros que um peregrino, e acabei por verificar que, bem perto esta sempre um local que nos pode ajudar, e que nos pode fazer entender que afinal o mal está connosco, porque nao alimentamos o espírito, porque nos desleixamos.
Quer isto dizer, que é tão importante alimentarmos o corpo, como a alma, e nao poderemos alimentar a alma se nao o fizermos com Deus, e virados para Deus.
Eu encontrei a ajuda que precisava, para me melhorar e para evoluir num centro espírita, e vós onde a encontrareís?
Diz a Biblia... procura e acharás... eu procurei, e vocês?
Beijos a quem é de beijos, e amizade a quem sofre como eu, na esperança que sejamos melhores, e que um dia a Paz de Deus esteja connosco!

21 abril, 2005

Ontem vei-o a cabeça

Ontem veio a cabeça
o nome que me marcou
o sonho lindo que nao acabou
a memória do que se passou

Lembra-me um sonho lindo
que foi interrompido por amor
por saber que nao poderia
continuar a dar o calor

lembra-me que um dia amei
e o amor que recebi era puro
de dádiva plena sem nada mais
e mandar-te embora foi duro

lembra-me que um dia
me mostraram o amor
que foi tão doce, tão livre
sem nenhuma espécie de dor

lembro-me de me lembrar disso
as vezes até parece que volto a sentir
mas nao passa de uma breve mentira
que alguém me fez ressurgir

Lembro-me da ternura e da paz,
lembro-me da sinceridade que faz
quando o amor bate certo
nao a mentiras por perto

lembro-me que me disses-te
que um dia se Deus quisesse
voltariamos a cruzar-nos
e eu penso que ficamos
nesta vida de pagarmos
outras que por ja passamos

lembro-me que te afastei
e as lagrimas que soltei
por te ver ir embora
sao as memorias do amor
que nao apagam a dor
da minha alma que chora

penso que um dia, alguém
conseguirá vencer essa barreira
e ter o amor que eu queira
que ha-de ter também
que nao pode ser só sina
e nao encontrar a menina
que me ame a mim também.

beijos a quem é de beijos que a musa acaba um dia destes!
relembrando a Sandra, que a Puta da vida ha-de mudar!

Amanha é outro dia!

Apesar De Você
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque

(Crescendo) Amanhã vai ser outro día x 3

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.

(Coro) Apesar de você
amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro.

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.

(Coro2) Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa.
Apesar de você

(Coro3)Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você

(Coro4)Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,
La, laiá, la laiá, la laiá…….


Para quem pensa que hoje o dia é mau!
Beijos a quem é de beijos

A minha Berdinha querida

collage3.jpg Posted by Hello



No castelo poiso um cotovelo
Em Alfama descanso o olhar
e assim desfaço o novelo
de azul e mar
.......
.......
Lisboa menina e moça, menina
da luz que os teus olhos veem , tão pura
teus seios sao as colinas, varina
perdão que nos tras a porta, ternura

.........

PARABENS MINHA QUERIDA

QUE IMAGINES QUE ESTOU CONTIGO A SOPRAR AS VELAS, PORQUE ESTAREI

Amizade sincera!

Hoje recebi o telefonema do meu amigo de sempre e para sempre de Lisboa! Que nao me levem a mal os outros meus amigos, mas este é verdadeiramente o meu melhor amigo de sempre e para sempre.
A dois anos atras, emprestou-me dinheiro para eu dar a volta a minha vida, e eu so lho pedi porque efectivamente pensei que lho poderia pagar conforme estava combinado e porque me tinham entrado encomendas que pensei nunca mais ter maos a medir.
Estava eu a dizer que recebi um telefonema dele a dizer que vem ao porto, e que gostava de jantar comigo.
Naturalmente ele sabe das minhas dificuldades financeiras, e sabe que nao lhe posso pagar, mas antes que lho dissesse, ele virou-se para mim, e disse que nao me preocupasse que ele sabia que so ainda nao lhe paguei porque nao pude e que eu sou o seu amigo e nao e pelo dinheiro que o sou.
Ja partilhamos imensas coisas, ja passamos os dois imensas dificuldades, ja ultrapassamos barreiras que foram díficeis, mas, ele faz questão de mesmo nesta situação me mostrar com a grandeza que el tem que é meu AMIGO, e que estará sempre ao meu lado.
Como disse, na mensagem anterior, sempre que uma porta se fecha, se abre uma janela ou um portão, e neste caso, sempre que semeamos bem, recebemos bem, e embora com uma lagrima no canto do olho enquanto escrevo isto, nao é de tristesa, mas sim de alegria, por saber que o amor que eu dei noutros tempos o recebo de braços abertos.
Como sempre disse, ninguem colhe o que nao semeia, se semearmos amor, mais tarde ou mais cedo, havemos de o receber, e o que vos posso dizer, e que sempre nas horas mais amargas da minha vida, o que eu dei, vem de retorno com juros acrescidos.
Ao meu amigo de sempre e para sempre, um dia comemoraremos a minha liberdade, com uma garrafa de vinho italiano guardada a 6 anos.
beijos a quem é de beijos

20 abril, 2005

Emoções

Faz anos que a minha filha se afastou de mim, e acabou por ir para longe, para o Canadá!
Faz anos, que lhe dei tudo o que tinha na altura, incluindo o amor que sempre lhe tive, e que muitas vezes me faz lembrar os primeiros passos,as primeiras palavras, as primeiras pedaladas de bicicleta, os primeiros sons de piano, os primeiros sorrisos, as primeiras cançoes, etc e tal.
Tudo isso esta na memória, gravado no coração, e faz-me lembrar, que a minha filha esta a "voltar" a compreender o amor que sempre lhe tive, no entanto, ja la vão 2 anos, que nao se vão recuperar, que nao se podem recuperar, e que tanto lamento, não poder ter partilhado com ela, e neste momento com o marido dela, disfrutar da companhia, partilhar as emoções boas e más, e apoiar as quedas, e rejubilar com as vitórias.
Perdemos o que nunca conseguiremos recuperar, mas, aprendemos uma lição, que é a de que se tiver-mos inteligência, e soubermos valorizar o que de facto tem valor, não iremos dentro de pouco tempo perder mais esse tmpo, e tentaremos recuperar algum do que ja nao tem possibilidade de recuperar.
Quero dizer que também nas nossas relações com as pessoas, podemos perder por teimosia, orgulho, vaidade, prepotencia, etc e tal, a companhia delas, o amor que nos tinham para dar, e nunca mais recuperaremos o que ja perdemos. também quer isto dizer, que quem dá, nunca perde, so quem poderia receber e nao recebe, e que perdeu e nunca voltara a ter aquilo que poderia ter recebido, portanto, pensem bem se não gostam de receber, e se gostam, nao percam mais tempo com futilidades, com merdas como o orgulhgo a vaidade, etc e tal, que nos fazem ter visoes opacas das coisas, e que nos levam a perder muita coisa boa. O amor que sempre dei a minha filha, foi continuo, o que ela recebeu.... foi descontinuo, perdeu imenso neste tempo, mas... como é um amor incondicional, continuo a da-lo, espero é que ela nao teime em continuar a perde-lo, e que o aproveite como parece que o está a aproveitar.
Ja agora, vale a pena pensar nisto

beijos a quem é de beijos

Eu nao digo!!

Acabei de ler 3 mails que a minha filhota me mandou. Posto isto, so posso dizer que, tudo o que há-de acontecer, não deve demorar.
O amor ha-de sempre vencer.

Momentos

Ha momentos em que parece que a nossa vida esta completamente no caos, e não vemos saídas. Ontem em conversa, acabei por dizer a uma nova amiga que me disse uma vez um frase bonita, que quando estamos a beira desse caos, e se fecha uma porta, abre-se sempre uma janela, ou um portão. Como é óbvio, se é um portão ou uma janela, dependerá, naturalmente, da nossa postura com a vida. Não poderei receber cebolas se plantei batatas, logo, se dou amor, não posso receber ódio, e por isso, quando parece que as coisas se fecham, se estivermos atentos e tivermos paciencia, logo se abre um portão, se semeamos portões, ou janelas, se semearmos janelas.
Eu sempre tive a mania das grandezas, nao gosto de carros pequenos, não gosto de me dar pouco, não gosto de fazer pouca coisa, quando me entrego é totalmente, quando me viro para trabalhar, é até partir, e quando toca a dar, também nao dou sumiticamente, mas dou em quantidades suficientes para que nada falte a quem me rodeia. Se tento ajudar, nao o faço com intenções de receber, e entrego a essa ajuda com o meu sacríficio, para que o resultado seja efectivo, e, não haver razão par se dizer, que a tentativa de ajuda foi gira mas nao resultou. Devemos fazer todo o esforço que podemos para de facto vencer e ajudar a vencer os outros.
Posto isto e como dizia, quem nao semeia ventos, nao pode colher tempestades, mas, pode atravessa-las e pensar que até são para ele, pois as vezes, necessitamos de aprender para evoluir, e convém atravesar as tempestades, que até parecem que vieram por nós semeadas, mas podem perfeitamente ser aulas que estavamos a precisar de aprender.
A todas as pessoas que passam momentos em que a força lhes falta, não se esqueçam que temos sempre quem nos ajude, se não forem os visiveis, serão os que velam por nós do outro lado, so não nos podemos esquecer que temos de pedir. Os que estão do outro lado da vida, estão sempre a olhar para nós e a velar por nós, so temos de os deixar ajudarem-nos porque somos nós com a nossa actitude que temos a chave para que eles nos ajudem, pois dependendo do nosso livre arbítrio, eles nao podem interferir se nao formos nós a dar indicações que queremos ajuda, ou seja, se nao lhes pedirmos, eles nao podem ajudar, porque é o nosso pedido que é a chave que autoriza a que eles no deem o seu amor.
Quanto a mim, disponham que tenho muito para dar, desde que seja para empregar bem, se for para empregar mal não mo peçam, pois é pena desperdiçar tanta energia positiva para se deitar fora, e não ter o uso devido de crescimento e de amor que nos deve guiar sempre!

Beijos a quem é de beijos

19 abril, 2005

Musa

Alguem que esta em Inglaterra me perguntou hoje quem era a minha musa, e antes que eu lhe respondesse, disse... já vi... é uma Puta.... é a Puta da Vida!

Para mim foi um momento lindo.

AHAHAHAHAHAHAHAHA

PS: Obrigado Sandra por me teres feito rir! estava mesmo a precisar!

Sonhos

Gostava de sonhar que estava num planeta melhor, em que as pessoas eram sinceras, e que gostavam de fazer bem umas as outras. Gostava de sonhar que a reencarnação é um facto, e que dessa forma tudo o que fizermos de bom e de mal, teremos de receber de igual forma. Gostava de sonhar que ao pensarmos que voltamos cá, temos uma responsabilidade muito grande no que fizermos hoje com o planeta, e com as pessoas, porque quando ca voltarmos, iremos encontrar o que deixamos, e mal ou bem depende de nós.
Gostava de sonhar que a amizade e o amor nao sao palavras mas sim sentimentos, e que nao haverá nenhuma pessoa que use os sentimentos de ninguém, porque saberá que um dia, usarão os seus, e por isso terão de resgatar o que semearam.
Gostava de sonhar, que nao haverá miséria, fome, frio para ninguém, e que depende de nós dar-mos as mãos e ajudar-mos aqueles que ainda por isso passam.
Gostava de sonhar que estava num mundo diferente, mas quando acordo, vejo a mentira, a raiva, o ódio, o atropelar das pessoas, o usarem os sentimentos das pessoas como se fossem coisas banais, quando acordo vejo que afinal, ainda temos um longo caminho a percorrer, para encontrar a felicidade, pois a felicidade nao está apenas em nossa casa, mas nao pode haver felicidade enquanto olharmos para o lado, e vir-mos que temos alguém a sofrer e nada podemos fazer por ele.
Ao acordar......................... queria que fosse noutro planeta!

Beijos a quem é de beijos

18 abril, 2005

Palavras

Palavras
Podemos usalas conforme nos dê jeito. Não é dificil utilizar as palavras num vocabulário tão rico como é o nosso Português.
Podemos usa-las para convencer, para explicar, para entender e fazrmo-nos entender, mas também as podemos usar para trapacear, mentir, usar os outros etc e tal.
Palavras como diz o ditado leva-as o vento, quando não são assistidas de acções cooerentes, ou precedidas das mesmas acções. Que me adianta dizer que gostei de um bife grelhado a ze malhoa, se a expressão que fiz ao come-lo foi de desagrado total? Que me adianta dizer que estou a gostar de uma determinada viagem se a faço a dormir, ou então irritado por nunca mais ela chegar ao fim? que me adianta dizer que gosto de estar na companhia de alguém, se de facto evito essa companhia? Que adianta dizer que amo alguém, se a seguir, nao correspondo ao apelo das palavras?
É claro que nós temos tendencias para usar mal as faculdades que nos dão, e li no outro dia um livro muito giro de Dalai Lama, em que ele se referia a uma passagem que nos dá que pensar:
Ia um assassino atras de uma pessoa com intenções de a matar, e a determinada altura o assassino abeiro-se de uma pessoa a perguntar por onde tinha fugido a vítima, ao que essa pessoa ponderou num ápice, e viu que teria de cometer um erro, mas qual deles seria melhor toma-lo?
Então decidiu-se por mentir ao assassino, porque embora tivesse mentido o que seria causa de futura dôr, permitir que o assassino mata-se a vítima, era um erro bastante maior, porque acabaria sem querer por se tornar cumplice do crime, uma vez que ajudou o assassino a conseguir o intento.
Ora nestas coisas, é preciso saber sem dúvida o que de facto temos de fazer para nos individar-mos em relacção ao futuro. temos de pensar sempre que cada acção nossa, provoca uma reacção, e que um dia teremos de levar com ela, demore o que demorar, pois são leis imutáveis. O nosso comportamento, na maioria das vezes, é desleixado de pequenas coisas sem importância, que achamos nós que elas nao teem, mas, se verificar-mos as reacções daqueles a quem elas foram dirigidas, acabaremos por ver que de facto nao é assim. Criamos dívidas sucessivas, e nao paramos para pensar, que essas dívidas um dia serão cobradas!
Pela parte que me toca, so me resta pedir perdão a quem fiz mal noutras vidas e que hoje nao tenho memória delas, pois conforme se vai ganhando consciencia do mal que poderemos fazer com as palavras, nem nos queremos lembrar quanto mal poderemos fazer com as acções.
Se aqueles que nao andam aqui me leem, e eu alguma vez lhes fiz mal, que me perdooem pela ignorancioa que tive!
Beijos a quem é de beijos

15 abril, 2005

Prova de fé (acreditar)

Imaginemos alguém que nos estará próximo, e de quem gostamos... um filho, um amigo, uma parente proximo, um vizinho, qualquer um deles, desde que a nossa confiança nessa pessoa nunca tenha deixado dúvidas, e ja tenha dado provas de seriedade.
Imaginando essa pessoa, somos confrontados com o acreditar-mos nela porque ja nos fez crescer conhecimento sobre ela, ja teve actitudes que demonstra serem de alguém com caracter, e portanto, nunca nos deixou dúvidas sobre a sua fidelidade e amizade.
Assim sendo imaginemos agora, que nos vinham dizer coisas dessa pessoa por vias travessas, e que algumas más linguas tão astutas nos seus contos e ditos, nos abalavam um pouco o que acreditavamos na pessoa, e por isso, ia deixar toda uma história ja escrita, sem bases sólidas.
O que é que fariam numa situação destas? aceitariam de bom grado as más linguas, ou, porventura, seriam capazes de chegar a pessoa que supostamente confiavam, e lhe perguntariam o que aconteceu, e porque? Não esqueçamos, que essa pessoa nunca nos deu razões para termos dúvidas dela, e antes pelo contrário, deu-nos provas da sua sinceridade e correcção!
Pois o grande problema esta na fragilidade das nossas convicções, que na maioria das vezes, temos tudo para acreditar-mos, mas... quando os pósinhos estão certos, faz-se a polvora e rebentamos com tudo o que até então acreditavamos, sem dar-mos uma oportunidade a pessoa de se defender.
Quero com isto dizer, que em relação a tudo o que nos rodeia, é preciso também ter fé, acreditar com sentido crítico, mas seguindo a lógica, acreditar, pois se nao temos provas do contrário, nao devemos por em causa tudo o que aprendemos, tudo em que nos baseamos, porque corremos o risco de perder as bases, e cair em desiquilibrio.
Estou hoje a falar nisso, porque ontem foi um dia assim, tudo o que me rodeava, todas as informações, todos os acontecimentos, punham em causa a minha fé, punham em causa em tudo o que acredito, e bem antes de poder comprovar, estou aqui a escrever, para dizer que tocou, mas nao abalou nada em que eu acredito, pois nao faria sentido fundamentar as coisas num determinado sentido, e de um momento para o outro, sem provas, desconfiar, ou desacreditar tudo aquilo em que acredito.
A mesma coisa se deve passar com as pessoas. Quanto custa a uma pessoa séria e verdadeira, que nao acreditem nela? quanto custa a uma mulher ou a um homem, que o seu companheiro ou companheira, por mais que fale verdade, nao se acredite neles? quanto custa a um pai ou a um filho, quando explicam uma situação que os fez errar, e eles nao acreditam? quanto me custa a mim, dar-me completamente as pessoas, e verificar que algumas delas se lhes digo que uma coisa é preta, ainda poeem em causa se será?
Posso dizer-vos que isto custa muito. Ser sério e honesto, ser correcto, sincero, etc e tal, não é fácil nos dias de hoje, tantas são as pessoas que deviam conhecer-nos e não se esforçam minimamente para nos conhecerem, por isso resta-me apenas dizer que:
1- A minha fé nao está abalada, quer naquilo em que acredito, quer nas pessoas
2- Que ha pessoas que me poderão mentir com facilidade, porque tenho tanta confiança nelas, e acredito tanto nelas, que serão as únicas que me podem fazer engolir a maior mentira de sempre, pois, confio nelas de tal maneira, que nao ponho em causa o que me disserem, apenas posso e poderei por em causa a logica do que eles eventualmente me disserem, pois acredito neles, mas poderei nao acreditar na maneira como eles eventualmente vejam as coisas que é bem diferente. Por exemplo: chegarem a minha beira e dizerem-me que acabaram de ver uma coisa qualquer estranha, mas que podia ser ilusão de óptica, nao pondo em causa o que os olhos deles viram, e acredito que seja esse o sentimento do que viram, ponho em causa se eles nao tiveram uma ilusão de optica. Isto que dizer que, acredito no que eles sentem que viram, mas posso nao achar que foi mesmo isso que viram e que apenas tiveram uma ilusão de óptica, que mais tarde se poderia confirmar se os olhos deles estavam certos ou não, mas nunca poria em causa o que eles viram, ou seja, para mim, eles viram mesmo, porque apesar de ser uma ilusão de óptica, foi simplesmente o que eles viram.
Parece complicado mas nao, é simples, acredito na pessoa, mas posso por em duvida a forma e a circunstancia em que essa pessoa viu.
Chama-se a isto, confiar e acreditar, ou... TER FÉ.
Se a lógica vos encaminha para algum lado, nao abdiqueis da Fé, pois enquanto nao vos provarem o contrário, pela logica ou por provas palpáveis, mantende-vos na razão da lógica, e não ponhais em causa, toda uma estrutura que construiram, seja ela na base de confiança nos amigos, na família, ou em Deus!
Beijos a quem é de beijos

13 abril, 2005

Desespero

Sinto o desespero no meu peito
pela situação em que me encontro
quero e nao posso estar direito
a minha vida toda é um confronto

Luto com tudo o que me resta
as vezes o desalento cai em mim
a esperança desta vida que nao presta
está na fé que foi Deus que quis assim

E nesse desespero há virtude
por aprendermos que nada valemos
somos apenas seres que a miude
pensamos que de Deuses todos temos

ditamos nossas leis nossa arrogancia
e temos atitudes prepotentes
rasgamos aos outros a esperança
que os pode deixar doentes

mas quando passamos pelas dores
e sentimos na nossa alma
percebemos que de senhores
nao temos nada, nem calma

de que vale ter poder
se isso provoca dor
e se pode fazer sofrer
em vez de se dar amor

prefiro sentir no peito
as dores que agora sinto
porque um dia e sem jeito
serei mais um defunto
que nada levo comigo
a nao ser o amor que junto

beijos a quem é de beijos

12 abril, 2005

Polícias e ladrões

O que será que está mal neste país?
No sabado passado, houve uma mega operação stop na cidade do porto, e ouvindo algumas conversas, fiquei a saber que a população na sua maioria, salvo raríssimas excepções, estava com medo da policia porque as multas agora são pesadas, e, teem medo porque sabem que andam atras do dinheiro, das multas, e não a fazer prevenção para que não hajam acidentes, ou melhor aínda, que as pessoas nao sejam assaltadas por gangues ou marginais.
Com estas coisas nao se brincam de facto, mas se quisermos ver bem as coisas, temos os cidadãos com quem falo, e são muitos, sem medo de ir até as zonas ribeirinhas da cidade, sem medo dos marginais (ladrões), mas vemos os cidadãos cheios de medo da polícia, porque os roubam onde podem com multas atras de multas mesmo pelas coisas mais mínimas como uma lampada fundida, ou acabada de fundir, ou sejam, sentimo-nos roubados pelos que nos deviam proteger.
Quando disse que algo estava mal, referia-me a isto mas não só.
Se vir-mos bem, se olharmos á nossa volta, vemos pessoas de idade a serem assaltadas, e de polícia.... nem ve-los, vemos crianças a serem raptadas, e de acções imediatas de procura pela polícia... nem ve-las, vemos miudos serem assaltados e violentados, e se falar-mos em policia municipal... bem... aí. é ve-los a fugir dessas situações, então para que queremos tanta gente fardada, que parecem formigas militares, que nao servem para nada a não ser para dar cabo do dinheiro dos impostos que os portugueses pagam?
Para que precisamos de mais e mais policias ou forças policiais, se naõ temos medo dos ladroes, mas temos medo deles?
Que raio de sociedade é esta? Que raio de gente é esta que em vez de pensarem que devemos ser protegidos, nos perseguem com aqueles que nós pagamos? que Raio de políticos temos que em vez de olharam para os cidadãos como gente que merece o melhor, os olha como simples criminosos?
bem, como ja disse algumas vezes, Pai, tira-me deste planeta e manda-me pro meu onde as pessoas sejam mais amigas, e se preocupem umas com as outras, e onde o medo nao esteja instalado, e muito menos, o medo por causa daqueles que nos deviam proteger.
Temos de pensar sériamente nisto, e dizer aos que são nosso empregados, os nossos governantes, que um dia, sim um dia, se calhar rebentamos, e depois... queixem-se.

Beijos a quem é de beijos

04 abril, 2005

Actitudes

Ainda nao percebi muito bem o que se passa hoje no mundo. Vejo homens de 30 anos, a viver a custa dos pais, e muito pouco preocupados com o futuro, pensando se calhar que os pais vão durar sempre, e que eles não vão ter de um dia serem responsaveis pela vida deles.
De facto, eu aos 30 anos ja tinha decontados para a segurança social, 16 anos, e por estas razões, nao me admira que um dia destes me digam que não ha segurança social, a menos que os imigrantes continuem a chegar, e a descontar, estamos com o futuro ameaçado.
O que se passa com os valores que não ha muitos anos havia, dos filhos se preocuparem com a sua vida, com o seu futuro, com as conquistas de independencia, com o orgulho de vencerem e poderem ter um rumo, criar uma familia etc e tal?
Da-me a sensação que entre muitas outras coisas, somos nos os pais, os culpados, porque em vez de encaminhar-mos os nossos filhos, e lhes dar-mos a mao para eles crescerem e criarem as suas bases, fazemos deles eternos bebés, sob a nossa alçada, damos-lhes tudo o que pedem e está ao nosso alcance, e devagarinho, estamos a criar um monte de miudos mimados, sem respeito por ninguem, sem principios, sem valores, sem saberem dar o valor as coisas porque nao se esforçaram para as ter, e quando alguma coisa nao corre de feição, ainda se viram aos pais, dizendo-lhes que eles nao sao bons pais porque nao lhes dão este mundo e o outro.
O que faz alguem a caiminho dos 40 anos, ainda a viver a custa dos pais, e a levar uma vida mais faustosa que muitos dos que trabalham?
O que leva a pensar a uma besta destas que faz sofrer os pais, que so sabe fazer exigencias, em vez de andar com os pais nas palmas das mãos? o que faz o amor dos pais, que estraga tanto os seus filhos. Bem, eu sei que para estes pais, o medo de perder os filhos é tanto e tão grande, que os faz perdular as situações, e sofrer tanto por eles, que quando apanham um dos filhos estabilizado, doce, com familia e um ser que se tornou especial, faz pensar que, um dia os outros também assim serão, e que portanto vale a pena amargar tudo e todas as situações, para que um dia a paz reine, e o amor dos filhos venha ao de cima. Esse medo traduzido em amor, faz com que esses pais, sofridos com chagas de dor enormes, cedam as exigencias dos seus filhos, e se agarrem com alma e coração, ao filho que eles neste momento teem que lhes da de retorno o amor que recebeu sempre.
Quanto a mim, o que esta quase na casa dos quarenta e ainda vive a sombra dos pais, so teria uma maneira de aprender a ser mais educado, e mais sensivel, que era cortar-lhe os apoios financeiros, e obriga-lo a esfolar a pele para se sustentar, e nao andar a viver a pala dos que ja estão cansados de trabalhar.
O que me dá na alma, e saber que ainda ha gente assim, sem escrupulos, capaz de andar a xular os pais, viverem faustosamente sem nada fazerem, e ainda terem mas palavras para quem lhes da tudo.
Se meu filho fosse, para além de um arraial de chapadas nas trombas, ja tinha ido trabalhar a muito para conseguir sustentar-se, e acabar com os vicios de quem nada faz. e nao quer fazer. Como não é, resta-me pedir a Deus que o ajude a ver melhor o caminho, e que deixe de fazer sofrer os que o amam, e os que lhe estão proximos que também sofrem por ele, e pelos pais dele, que quando vertem uma lagrima, essa lagrima é sentida por todos nós os amigos intimos, e a dor trespassa o coração, chegando a dar apetites de dar um correctivo nessas merdas de gente, que indignam cada vez mais, os que teem bom senso.
Pensem só que um dia terão o que semeiam, e um dia, alguem viverá para vos fazer tudo o que vós fizerdes aos outros, e o sofrimento que causastes, vos causarão a vós mesmos. Não vos queixeis depois, quando receberdes o que semeastes.
Ja agora vale a pena pensar so um bocadinho nisto, e se calhar, a todos os que vivem a custa dos pais, pensarem que vale a pena esforçarem-se um bocadinho, para aliviar as dores deles.
Beijos a quem é de beijos!