24 agosto, 2005

O sabor da amizade

Podem crer que cada vez mais, sei dar valor a amizade verdadeira, a amizade que aceita as nossas diferenças, e que quando nos magoa, sabe pedir desculpa, porque é de facto a melhor maneira de andar em frente, e alijar todas as arestas que poderá haver nas relações entre amigos.
É claro que quando se chama amigo a alguém, não se magoa essa pessoa sem mais nem menos, e sendo que a um verdadeiro amigo tudo se pode e deve dizer, sem magoar, mas esclarecendo-se todas as divergencias que se nos deparam no dia a dia, ate conseguirmos perceber as coisas boas e más que os nossos amigos teem, e fazer entender e entender, o que nos desagrada, e o que lhes desagrada a eles, por forma a não cometer-mos erros contínuos, e a prejudicar as boas relações que temos.
Tive exemplos de como pessoas que posso dizer são a muito pouco tempo minhas amigas, e que em determinada altura e por influencias terceiras, me julgaram indevidamente, mas, quando se deram conta do erro que cometeram, me vieram pedir desculpa, preocupadas com o facto de eu provavelmente nao aceitar, ou não compreender, a razão porque duvidaram elas da minha palavra, ou puseram em causa a minha pessoa e a minha postura como homem. É claro que me surpreende sempre que alguém é capaz de admitir um erro, e chegar com humildade, a minha beira a dizer que cometeu um erro, e a maioria das pessoas que me rodeiam, amigos ou não, sabem que eu não sou capoaz de guardar rancores, ou guardar esses erros dentro de mim, para me servir de ajuste de contas, quando menos se espera, mas apenas e simplesmente me posso servir deles para recordar que noutros tempos ja erraram na minha avaliação, e podem voltar a repetir sem perceberem no novo erro em que estão a entrar.
Da maneira que estou a por isto, pode dar a ideia de que só os outros erram, no entanto, sou o primeiro a dizer que, erro, porque ainda nao atingi um nível que me permita ser perfeito, e logo, apenas quero é compreender os meus erros, para me tentar melhorar, dentro do possivel, e cada vez menos ter pedras no meu caminho para tirar, para ver se chego rapidamente a felicidade.
Posto isto, só espero, como já aconteceu, que os meus amigos saibam chegar a minha beira, e, dizer-me onde erro, pois se não o fizerem, correm o risco, de muitas vezes errar, pois na minha consciencia, nao estou a cometer erro nenhum, uma vez que nao faço mal a ninguém deliberadamente. Por esta razão, se algum mal faço a alguém, é inconsciente, e por esse motivo, devo ser alertado para tal facto, porque so posso considerar que nao sou boa pessoa, se depois de saber que estou a prejudicar, ou magoar alguém tendo conhecimento, e nao modificar a minha postura.
Voltando ao título, apenas quero referir que a amizade tem um sabor grandioso, porque é capaz de nos fazer tremer de emoção e alegria, quando estamos com os nossos verdadeiros amigos, que nos conhecem, ou pelo menos, fazem o devido esforço de conhecer a nossa essência, sabendo do que somos ou não capazes de fazer, e qual é o nosso caracter. Se algum amigo tenho que não se dá a esse trabalho, o de conhecer-me, então que não se inclua na minha lista de amigos, porque apenas é um mero conhecido a quem eu dou a minha amizade.

Pensem nisto, e se der.... aprimorem-se em relação aos vossos amigos


beijos a quem é de beijos

Sem comentários: