26 novembro, 2009

O melhor investimento no futuro


Todas as pessoas se preocupam com o que vai ser delas no futuro, e de uma maneira geral, tentam arrecadar de alguma forma alguma segurança financeira para quando ficam impossibilitados de trabalhar, ou então para se valerem de um problema de saúde inesperado.

Estaremos quase todos de acordo que de facto numa sociedade onde prevalece o poder monetário, onde a materialidade define de uma forma perversa quem tem direitos e quem não tem, a todos os níveis, sejam eles de saúde, de posição social, como se isso fosse de acto a real diferença entre os seres, ou, fosse isso que define a evolução dos seres.


Dentro desta sociedade materialista, onde o pensamento generalizado se prende apenas com o dinheiro, não nos preocupamos com o que de facto é importante, e passamos para planos quase invisíveis o real valor do investimento que deveríamos fazer para o nosso futuro.

As nossas limitações corporais fazem com que pensemos em uma só vida, como se tudo acabasse na hora da morte do corpo, o que nos faz desleixar em relação a vidas futuras, ou seja, á continuidade da verdadeira vida, a vida espiritual eterna, e daí, procuramos viver esta vida, sem pensarmos em investir nas próximas, ou até mesmo nesta, pois a maioria das vezes é na mesma vida que se paga o que projectamos mal para o futuro.


Então, se hoje sofremos, é porque nesta, ou noutras vidas anteriores, fizemos maus investimentos para o futuro, e em vez de pensarmos no melhor para os outros, em olharmos por aqueles que mais precisam, em pôr-mos o amor á frente de tudo, continuamos a por o poder do vil metal, a calcar e a espezinhar aqueles que vieram cá para pagar o que de mal fizeram noutras vidas anteriores, cabendo a nós que espezinhamos hoje, a vir nas próximas vidas nas condições daqueles que espezinhamos hoje.


Se pensarmos que tudo é perfeito e que portanto tudo o que fazemos voltara para nós com pelo menos a mesma força e intensidade (Newton), então seria bom que pensássemos nesta vida em semear, ou investir melhor dizendo, mas investir muito e bem, no nosso futuro imediato, ou mesmo naquele que ainda demorará algum tempo a vir.


Tendo em opinião que tudo aquilo que se semeia se colherá algum dia, será que se não começarmos a semear coisas boas agora, o que iremos colher no futuro? E eu, que até tenho provas vivas de que tudo o que fiz para assegurar um fim de vida tranquilo materialmente, não funcionou, mas que toda a sementeira que fiz na minha vida, ao tentar fazer o melhor que sabia e podia pelos outros, me trás hoje, o resultado de ter amigos que me ajudam, que estão comigo mesmo em situações de precariedade, que com dificuldades e sem que eu peça, estão sempre prontos a dar a mão, logo, para mim, o melhor investimento que poderia ter feito, foi fazer o melhor que sabia e podia pelos outros, pois hoje recebo tudo o que semeei.


E se pensarem ainda melhor, imaginando que um dia destes o dinheiro não terá nenhum valor, ou que em caso de uma catástrofe fiquem com montes de notas na mão mas não haja nada que comprar como já aconteceu no passado, eu pergunto, o que esperam colher? O que é que andam a semear? Qual é o melhor investimento no futuro?


Já agora vale a pena pensar nisso


Beijos a quem é de beijos e abraços a quem é de abraços


Miro

Sem comentários: