07 janeiro, 2010

Ano Novo, melhor comportamento?




Todos somos capazes de sermos seres mais dóceis, mais amorosos, mais solidários, mais compreensivos, ou seja, mais elevados moralmente.

Todos nós também somos produtos do meio em que fomos criados, com as manias, com os defeitos de toda uma sociedade virada para o poder, para o Ter, em vez de ser virada para o Ser, mas, depende de nós sabermos analizar o que está certo e o que está errado, e não nos deixar-mos levar por conceitos que a sociedade nos impõe, que as "elites" nos tentam vender para que se criem desniveis sociais e poderem sectorizar e selecionar aqueles que eles decidem fazer parte da sua estrutura social, condenando todos os outros a um ostracismo que os relevam para planos em que infortunadamente alguns se permitem colocar.

Como muitas vezes o meu pai me disse quando criança, se os touros soubessem a força que tem, nunca seriam domados e domesticados a bel prazer dos que os dominam. Assim somos nós, dominados pelas vontades alheias e condiionados ás suas vontades e conceitos, sejam eles de beleza, de conhecimento, de sabedoria, de postura, etc e tal, que condiciona todos aqueles que sendo de facto sábios, mas não tenha estatuto social, são simplesmente renegados para "lixeiras" que eles nos tentam impôr.

Se os seres humanos compreendessem a verdadeira essencia da sua existencia, a sua caminhada na aprendizagem e elevação moral, certamente que se moveriam por estradas menos corrozivas, e então tentariam elevar o seu semelhante, não pela posição social, mas sim porque é esse o caminho de todos aqueles que cá aparecem, neste planeta cheio de antagonismos, cheio de contrastes criados pela ganancia de seres muito pouco elevados, que pensam que arrecadando mais, podem espesinhar aqueles que nesta encarnação vieram para os servir.

Se eles soubessem... se eles soubessem que como agirem assim irão depois agir com eles, se eles soubessem que o que se apoderam calcando e espesinhando os outrosm que um dia assim colherão, provavelmente saberiam que o melhor juro de capital investido seria o seu comportamento de amor com o proximo, pois tudo o que fizermos assim receberemos, triplicado ou não, mas assim receberemos, até que consigamos perceber que o que nos dói a nós, tambem faz doer aos outros, e portanto tudo o que fizermos doer aos outros, teremos de sofrer para que possamos perceber que, com esse sofrimento não tenhamos mais a tendencia de fazer sofrer aqueles que nos rodeiam.

Porque estamos em mais um ano, a que chamamos novo, talvez fosse bom pensarmos que estamos sempre a tempo de nos melhorarmos, e que mesmo quando a idade nos faz pensar que já não vale a pena, eu diria, até ao ultimo segundo em que estiver neste planeta, vale a pena o esforço para limarmos as nossas arestas, ou seja, aqueles defeitos que por mais pequenos que pensemos que eles são, quando estamos num plano mais elevado, deitamos as mãos á cabeça e dizemos como é que foi possivel fazermos tais barbaridades, sim, porque não há muitos anos, se bem se lembram e se não se lembram, podem sempre ler em livros, que maltratavamos os animais que nos serviam (espancava-se cavalos de chicote) e mais atrás, faziamos o mesmo a seres humanos, só porque tinha cor ou credos diferentes do nosso, e hoje achamos isso uma barbárie, portanto, imaginem quando estiverem num plano moral ainda mais elevado, e o que é que iremos achar que hoje fazemos?

Já agora vale a pena pensar nisto!

Miro

1 comentário:

Amélia Pacheco disse...

- Assim como fizermos sentir, assim sentiremos;
- Assim como amarmos assim seremos amados;
- Assim como semearmos assim colheremos.
Lei de ACÇÃO/REACÇÃO
- Não há defeitos pequenos assim como não há mentiras pequenas... quem mente pequeno mais cedo ou mais tarde vai mentir grande.
Todos somos capazes e temos obrigação de fazer melhor. Melhor solidariedade, caridade, simplicidade, honestidade... MELHOR... Façam só melhor aquilo que é bom fazer porque no fundo todos sabemos o que é bom...ou seja... aquilo que gostamos que nos façam a nós... será que é assim tão difícil?
Com Amor e 1 Beijo e que 2010 ABRA MENTES