29 setembro, 2008

Porque sofremos?



A maioria das vezes porque criamos expectativas em relação ás coisas e ás pessoas, e quando essas expectativas se frustram, inicia-se um processo de dor imensa, que enquanto não nos libertamos dessa expectativa, não conseguimos ir em frente, e ficar em paz.

Ora sabendo que é criando expectativas, e o não acontecimento delas que nos cria dor, provavelmente a melhor maneira de não sofrermos é pensarmos que tudo o que temos em determinado momento, é o máximo que podemos ter, e se acharmos que isso é uma realização apesar das agruras porque passamos em relação ao que já tivemos, ou em relação ao meio que nos rodeia, não desenhamos na nossa mente expectativas superiores as realizações, e então entramos num clima de serenidade, e menos sofrimento, apesar da responsabilidade moral que pode estar adjacente.

Enquanto pensarmos que não conseguimos o que pretendíamos, e se mantivermos esse objectivo, mantemos o nosso sofrimento, quando desligamos e deixamos simplesmente acontecer, nessa altura, é o inicio do não sofrimento, do auto conhecimento, da capacidade de aceitação, e portanto, continuar a andar em frente, agarrando as oportunidades, mas sem criar objectivos para além dos que acontecem naturalmente.

Poderá dizer-se que o sonho comanda a vida, e eu aceito que sim, quem não sonha não avança, mas entre o sonhar, e o realizar em tempo relativamente curto, pode ser a distancia que nos provoca a dor, pois a ansiedade de conseguir o objectivo sonhado é que nos cria o sofrimento.

Aceitando o que nos acontece, apesar de pensarmos que é uma injustiça, apesar de sabermos que houve manipulações, maldades, etc e tal, é o primeiro caminho para deixar-mos a revolta contra quem mal nos fez, desligarmos e deixarmos de sofrer.

Impediram-nos de ter uma vida serena e farta? Paciência! Continuemos em frente e se seguirmos o nosso caminho, não entraremos em sofrimento, pois deixamos de criar expectativas, e mesmo sabendo que a nossa capacidade é superior, e que sabemos mais que muitos que até tem sorte e estão relativamente bem, e por isso nos sentimos diminuídos por não estarmos melhores do que estamos, quando tantos que menos conhecimento e menos capacidades tem do que nós estão no auge.

Deixemos de pensar assim, deixemos de pensar que somos vitimas dos outros, e passemos a ser vencedores em vez de vitimas, por termos posturas dignas e amorosas, e pensarmos que sim, que somos melhores, e não recorremos a meios indignos para atingir os nossos sonhos, que não sabemos usar as pessoas e amar as coisas, e que decididamente queremos continuar o nosso caminho de Luz e Amor em detrimento de uma felicidade aparente, que não tem bases de sustentação.

Uma beijoca pa tu. Sim é para tu!

Miro

Sem comentários: