05 março, 2013

Um professor de economia americano (deve ser como o camelo lorenciu)




Circula na internet um texto de um professor americano (só podia ser) que tenta explicar de forma completamente tendenciosa que o socialismo nao pode funcionar. Estes cretinos, ate sabem escrever tendenciosamente, mas tem de perceber que nem todos se deixam embalar nas suas tretas!

Aqui vai|

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Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.

Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.

O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas." Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas'. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um "A".
Primeiro erro, o Socialismo nao quer que a notas de um aluno sejam dadas para média, isto é a maneira de nos induzir no erro!

Após calculada a média da primeira prova todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Ou seja, estando logo que a média é imposta, tudo esta errado mas mesmo assim vejamos. Os alunos que tiveram excplicaçoes por ter dinheiro, nao se esforçaram, apenas tinham dinheiro para comprar explicaçoes. Os outros, tinham de ir para casa e ajudar os pais para sobreviver. Isso faz deles menos capazes?

Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi "D". Ninguém gostou.

Aqui os "preguiçosos" São so empregados dos papas dos ricos, que tiveram de trabalhar ate as duas da manha e levantar.se as 7, para irem para a escola, pois nao tem carro proprio e tem de se levantar mais cedo para chegar a escola como os outros que tem motoristas particulares que os levam!

Depois da terceira prova, a média geral foi um "F". As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina... Para sua total surpresa.

Claro seria que, Estando esgotados, os alunos que nao comem e nao tem tempo para estudar porque tem de trabalhar e nao estao nas mesmas condiçoes que os filhos dos papás, as medias nao sobem claro!

O professor explicou: "o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso."

O professor, burro como o Relvas, nao explica que os alunos menos favorecidos e das classes mais pobres, nao tiveram as mesmas condiçoes que os ricos, e portanto estupido que nem uma bota, apenas avalia o rendimento das notas e nao o esforço que leva ao mérito de as ter, o que a ser bem avaliado, um pobre com um 12, significa mais que um rico com 20.

1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;

1: Se voce ajudar de maneira a que nao sejam necessarios escravos e derem as mesmas possibilidades a todos, a porsperidade avança, sendo reconhecidos pelo mérito em condiçoes iguais e nao pelo poder económico que tem.

2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;

2. Ora se aqueles que se matam a trabalhar para que os outros possam ter explicadores privados, ou seja, quem recvebe sao os ricos, que levam o esforço de quem nao tem e nada ou pouco recebem pelo trabalho que fazem. (um rico pode nao fazer nada para ganhar dinheiro, um pobre por sua vez, nao consegue ganhar dinheiro nem trabalhando muito, isso é igualdade de oportunidades?

3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;

3. O governo nao deveria tomar de quem produz o pouco que recebe, e dar a quem ja tem muito para a distancia ser ainda maior, isso é ganancia e estupidez!


4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividí-la;

4. Ao contrario deste Relvas Americano, é possivel aumentar a riqueza se todos tiverem mais formaçao, se todos tiverem masi conhecimento, mas o conhecimento nao faz escravos e isso nao da jeito, dá jeito haver escravos para servirem quem nunca soube fazer nada mas herdou dinheiro!

5. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

5. Quando metade da populaçao entende a ideia que tem direito a ter escravos para manter o seu nivel de vida, e usa todas as formas de manter esse servilismo, matendo policias e militares para poderem perpetuar os seus redimentos, entao essa naçao precisa de mudar, pois conforme vai mudando o conhecimento, conforme a sabedoria cresce nas pessoas, menos servis se tornam os seres, pois o conhecimento é luz, e a luz te liberta, a luz faz de ti um ser unico, e nao servo de ninguem! Com conhecimento, nao necessitas de servir quem vive apenas do poder, porque tem dinheiro, com conhecimento terao de ser eles a servir-te, pois tu que sabes e tens conhecimento, nao precisas de ninguem para sobreviver!






Como ja disse muitas vezes, o Socialismo ou o comunismo sao utopias, nao porque nao sejam bons sistemas, mas porque as pessoas nao tem formaçao moral, para nao deixar que os EGOS de se sobreporem aos outros pervaleçam. Só quando os seres humanos perceberem que sao todos irmaos, só aí e possivel ser comunitário!

3 comentários:

Anónimo disse...

O RELATO É FALSO; veja o link:

http://www.quatrocantos.com/lendas/419_adrian_rogers_experimento_socialista.htm

O cara que inventou esta “coisa” TEM como objetivo fazer Propaganda Política e acaba plantando dúvidas com um truque muito sujo; o cara é perigoso.

O “experimento” descrito só pode ser imaginado por quem nada entende de socialismo ou é mal-intencionado.
Aquilo de importante que várias tendências socialistas têm em comum:
-- “Igualdade de OPORTUNIDADES(ou meios) para todos os indivíduos, com um método MAIS igualitário de compensação (salário ou pagamento)”(Wikipédia)
-- Extrema valorização da meritocracia (no trabalho, na educação, etc.). Meritocracia é o sistema que leva em conta apenas o mérito. Na educação, a avaliação (nota das provas, trabalhos ou vestibular) que mostra o aprendizado; no trabalho, o concurso público, depois a avaliação, a produtividade, a competência, etc..
-- Sistema educacional público, gratuito, de alta qualidade e total abrangência. Sistema de saúde, idem, inclui prevenção e saneamento.
-- Democracia representativa ou direta.
-- Promoção do esporte e da cultura.
-- “O socialismo não é uma filosofia de doutrina e programa fixos; seus ramos defendem um certo grau de intervencionismo social e racionalização econômica (geralmente sob a forma de planejamento econômico), às vezes opostos entre si.” (Wikipédia)
-- “Na opinião da maioria dos socialistas, o capitalismo concentra riqueza, propriedade e poder nas mãos de poucos” através da exploração da maioria da sociedade. (“Wikipédia”)
-- Como é uma causa humanitária, promove assistencialismo BÁSICO para “os mais necessitados”. Note que isto é conseqüência, acessório, detalhe dedicado exclusivamente às necessidades mais elementares de “pequena” parte das pessoas; NUNCA foi uma finalidade importante do socialismo.

Uma das mais populares críticas ao socialismo é que “a Igualdade é inviável”, só que há um equívoco, aqui. A quase totalidade das correntes socialistas não fala em igualdade absoluta.
Como se pode ver, a ênfase na meritocracia é absoluta; os indivíduos em igualdade de condições lutam para ter um salário melhor, já que a total igualdade salarial não é proposta praticamente por ninguém. Nenhum dos sistemas implantados na prática adotou igualdade salarial, nenhum deles; todos tinham (ou têm) grandes defeitos, com certeza. O “salário-mínimo” deve ser algo acima do razoável.
Lembramos que, em várias das concepções socialistas, é impossível alguém ficar rico mas sempre é viável ter rendimentos bem acima do mínimo além de Poder, prestígio, viagens, etc.; e todas as consequências vindas com o Poder e o prestígio.

O “autor” do Experimento de Araque fala de coisas que não existem e que nunca foram cogitadas.
Ficando apenas no campo da ficção, dá pra imaginar que a tal classe não iria se comportar como foi descrito.
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OUTRAS “CONSIDERAÇÕES DO SITE QUATRO-CANTOS”:
Dicas sobre textos falsos: a mensagem não é assinada e tem origem indefinida.
(Acrescento: A grande imprensa, no Brasil, é de direita (é contra o socialismo); no Mundo todo, a grande maioria da imprensa e das editoras é de direita; Se fosse verdade, se o texto tivesse algum valor como propaganda ideológica, a imprensa, grandíssima fuça-fuça já estaria usando há tempos essa historinha. JJL)

“Conclusões do site quatro cantos”:

1. Uma pequena parte do texto (uns 10%, na conclusão) é de autoria de Adrian Pierce Rogers, pastor da igreja neo-pentecostal Convenção Batista do Sul (EUA). Como representante religioso da direita conservadora fundamentalista radical não se poderia esperar dele nada diferente.
2. Adrian Rogers, Th.D (Th.D e não Ph.D) não era economista nem jamais lecionou na Universidade Texas Tech.
3. O "experimento socialista" jamais existiu;
4. Não se deixe engodar com essas tolices.
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Anónimo disse...

estás errado. tenho conhecimento por experiencia propria que muitas (e quando digo muitas são mesmo MUITAS) pessoas que moram em bairros e pagam uma curta renda e são desempregados não trabalham por opção e vivem de subsidios. tambem tenho conhecimento por experiencia propria de que muitos dos maus alunos não são pobres bem pelo contrario, sao pessoas ate com algumas posses e siplesmente estão-se a cagar para a escola. ou seja, a teoria de ajudar os pseudo pobrezinhos que nao fazem nada da vida para serem bem sucedidos é uma treta. com isto nao quero dizer que pessoas que nasceram em pessimas condiçoes e ate batalharam e nao conseguiram ser ninguem na vida nao merecam ser ajudadas pelos mais ricos. Alias, todas as pessoas nessa situaçao deveriam ser ajudadas claro, mas para isso acontecer e ser justo, deveria haver mais controlo na "vida" das pessoas e consoante o que estas fazem seria-lhes atribuido um subsidio ou nao.

acbelix disse...

NAo estou errado, a analise que faço nao tem a haver com subsidios, e muito mais abrangente como o artigo feito tenta ser. Nao se trata de subsidios aos pobres, isso é caridadezinha, e o que eu aqui debati e mais abrangente, Estar a dizer que uma sociedade virada para a ajuda mutua, para o amor ao proximo, para a auto sufeciencia nao bate certo, é demagogia politica de gentinha que nunca soube viver sem esmagar outros. So gente com um ego muito grande, ou entao muito incompetente, pois so esses olham por si e para si e nunca para os outros, é que tem medo do todo, tem medo de uma sociedade baseada no amor. Podem sempre ir visitar MARINALEDA e depois ter uma visao diferente!
Busquem por Marinaleda em espanha, e percebem que se pode seim ter uma sociedade muito melhor e sem dividas bancarias!