18 junho, 2019

Animalidade versus espiritualidade

A Humanidade é o intervalo entre a animalidade e a espiritualidade

Como seres evolutivos que somos, viemos ancestralmente da animalidade e caminhamos para a espiritualidade. Se quisermos perceber a distância que nos separa do ponto de partida, e o que nos falta para o ponto de chegada, basta analisar o nosso comportamento perante o que nos cerca, pessoas, coisas e animais, e como quando estamos em provação, reagimos.
Entre um estado e o outro, existe também a diferença entre a inteligência e a esperteza, pois o que ainda está preso aos laços da animalidade, tudo aproveita, mesmo calcando os outros, ou quando os outros não se apercebem, enquanto o inteligente sabe que se assim agir, um dia terá de aprender com sofrimento, os erros que comete.
A esperteza, própria da animalidade, faz com que alguns seres tentem ser melhores, mais ágeis, sem se preocuparem com o resultado das suas acções nos outros, desde que sejam vencedores, ao contrário, os inteligentes procuram obter o sucesso, sem que isso magoe ou prejudique alguém, e se possível que beneficie a maioria dos que coexistem com ele.
Quando saímos fora da nossa "ilha" e olhamos bem para ela, e a conseguimos analisar com frieza sem egos, percebemos perfeitamente o que ainda temos de percorrer para atingir a meta, e não é errado estar atrasado, o errado é persistir no atraso, e não mudar para andar em frente e ganhar a cada passo mais graduação evolutiva.
Não posso culpar um cão de morder pois está no seu instinto de defesa, assim como não posso rebaixar um ladrão porque ele ainda não sabe ser melhor, mas tenho o dever se lhes mostrar o erro, com firmeza e mostrar na prática com exemplos que não é esse o caminho.
Somos todos ainda imperfeitos, e aqueles que nos chamam a atenção para as nossas imperfeições com firmeza e por amor, são aqueles que mais se preocupam connosco, pois são aqueles que são a nossa bússola na rota que teremos forçosamente de percorrer, pois ninguém ao longo dos milénios, ficará estacionário, na animalidade, e todos caminharão para o amor universal, para a espiritualidade.
Eu tento mudar aquilo que me atrasa, e isso requer esforço, abnegação e humildade, mas, a alegria de vencer essas muralhas, chama-se felicidade.

Miro Couto
18-06-2019

Sem comentários: