24 outubro, 2003

Mais uma daquelas bonitas

O Sr. Ministro do trabalho, decidiu e muito bem, que os desempregados vão procurar empresas para verem se arranjam trabalho, e para isso vêem com um papel na mão para ser carimbado pelas empresas, no caso de não empregarem essas mesmas pessoas desempregadas. Até aqui tudo muito bem, mas, imaginem um daqueles desempregados crónicos, que não querem mesmo bulir nenhum, e que me aparece na minha fábrica de papel na mão e a dizer: …. Eu só cá venho para me carimbar o papel, porque se me admitir, rebento-lhe com as máquinas….
Pergunto eu, será que o Sr. Ministro acha que vai conseguir desta forma resolver o problema de quem está a ser sustentado por aqueles que dão no duro, e se vêem aflitos para poderem levar a vida em frente? Pergunta-se então qual seria a forma de resolver a contenda…. Cá para mim que não percebo nada disto, era pura e simplesmente fazer acordos com as empresas, em que estariam obrigados a permanecer esses desempregados durante 5 horas pelo menos, mesmo sem trabalhar, mas marcarem ponto, e assim, talvez se deixassem dos biscates que dão muito dinheiro sem impostos, e, talvez achassem que, afinal melhor seria estar numa empresa a trabalhar, porque chegavam ao fim do mês com o ordenado.
Da forma que as coisas estão, quando a crise passar, talvez nos valha a pena contratar ucranianos, sem os explorar, mas que, porque sabem o que é passar mal, e terem de se esfolar para sobreviver, são trabalhadores com boa índole, dedicados, e humildes, tendo alguns deles muitas vezes, formação superior.
Lamentavelmente, já não há trabalhadores dedicados como havia há uns 20 anos atrás, que por força das necessidades, eram educados, e respeitadores, hoje pelo contrário, são mal-educados, não querem trabalho mas sim emprego, e muito dinheiro para a noite, salvo as raras excepções, que fruto da educação do interior, (mais chapada e menos conversa) ainda se encontra gente honesta, e com elevado sentido de responsabilidade.

Ponto final paragrafo

Sem comentários: