13 novembro, 2008

Uma expressão de grande valor (explicaçao do video aos meus amigos)




Li algures por aí uma frase de Mario Quintana, que dizia que:

... Analfabeto não é quem não sabe ler, analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê...

Isto embora seja uma contradição porque a palavra analfabeto quer dizer que nao conhece o alfabeto, e naturalmente o que conhece o alfabeto nao pode ser analfabeto.

Mas se analizarmos bem a intençao dele, percebemos perfeitamente que, ás vezes o analfabeto adquire conhecimento de forma empírica porque estará aberto a isso, e porque quer aprender, e a maioria das vezes o que até é alfebatizado, só porque sabe ler, acha-se já ser um ser de capacidades superiores, mas depois, nada aprende porque não põe em pratica os conhecimentos aquiridos para adquirir mais conhecimentos.

Sabendo nós que andamos cá exactamente para evoluir a todos os niveis, sejam eles morais ou educacionais, e perder as oportunidades de conhecimento e de evoluçao, é desperdiçar tempo, e querer saber sem se estudar e entender.

Às vezes pensamos que nos basta ter um bom coração, e que se seguirmos o nosso coraçao, tudo estará em conformidade, e que tudo estará certo, só que, se não aprendemos com amor, aprendemos com a dôr, pois se seguimos o nosso coraçao, e nao usamos a inteligencia, entao é fácil sermos utilizados por quem melhor souber manipular, por quem melhor sabe usar, e com palavrinhas mansas e meigas por forma a alimentarem-nos o ego, podem levar-nos onde quiserem.

O Ego, é o nosso defeito que mais nos trai, exactamente porque quando nos dão palavrinhas mansas, e nos alimentam o ego, quando nos valorizam de forma a que nos façam achar que somos melhores e que ja somos bons, é quando somos traídos por nós mesmos mais depressa.

Sempre que alguém nos queira enganar, começa exactamente por nos valorizar, e por nos dar valor em demasia, só não seremos enganados, se soubermos mesmo bem o nosso valor, e gostarmos o suficiente de nós mesmos para sabermos que começam a exagerar, e aí temos de nos preparar para a pancada seguinte.

Por isso um espirito de verdade disse a Alain Kardec, espíritas amai-vos e instuí-vos, pois só com bastante instrução, saberemos separar o trigo do joio, e estar preparados para as ardilosas mentes que por aí proliferam, sem nos deixarmos enredar por caminhos que nos empurram, mas que não seriam aqueles que queremos andar.

Já agora vale a pena pensar nisto...

beijos a quem é de beijos... e o recado do video que é uma mensagem para os meus amigos, prende-se com exactamente isto, mais uma mudança da minha vida, que é como se fosse uma morte aparente, e por isso o recado faz todo o sentido.

Beijos a quem é de beijos

Miro

Sem comentários: