13 janeiro, 2009

Esperteza e inteligencia (em relação ao post anterior)

Mal algumas pessoas leram o que escrevi no post anterior, deduziram e vieram perguntar-me se por acaso então todos os catedraticos seriam pessoas boas, e aí respondi que simplesmente não!
Inteligencia nao se mistura com a esperteza, e anda por aí imensa gente esperta com licenciaturas, mas de inteligentes tem pouco, alia, hoje no noticiário de almoço, falando de um banqueiro que esta detido, diziam um colega dele que ele era frio, calculista e que nao se importava de esmagar todos os que se atravessassem pelo caminho para atingir os fins. Destes, está o mundo cheio deles, em sectores de destaque, egoistas malformados mas que perante a sociedade são os vencedores de agora.

Se quisermos como comparaçao, podería dizer que António Aleixo era um sábio e muito inteligente no entanto nem sequer sabia escrever e vendia cautelas. Há no entanto pessoas de elevada postura académica com imensa sabedoria e inteligencia, só como alguém disse, esses nao precisam de politicas para se afirmarem, nem de destaques de outros niveis porque já são naturalmente pessoas realizadas, e essas sim por tudo o que marcam a vida por onde passam deixam marcas de amor perante os seres que os rodeiam, e entre eles poderia destacar o reitor da universidade de lisboa, José Barata Moura, que sempre soube dar amor com as cançoes que fez para as crianças, que sempre conseguiu ver nos outros seres de semelhança e nunca ostracisou ninguem, nem teve de calcar ninguem para ter o destaque que tem, e se bem me lembro dele, embora ele nao se lembre de mim, um belo dia a cantar num espetaculo de angariaçao de fundos para uma cresce em Rio Tinto, com um sorriso me emprestou a sua guitarra quando o publico insistiu que também eu la fosse cantar sem para isso me ter preparado.
A simplicidade e humildade do seu sorriso, mostra bem como se caracterizam as pessoas inteligentes e as boas almas que por aí andam mesmo sendo ateus convictos.

Posto isto, desenganem-se aqueles que por ter uma licenciatura ou por estarem em lugares de destaque os faz melhores que os outros, porque os lugares de destaque ás vezes são exactamente conseguidos através de esmagamento dos que os rodeiam, usando todos os meios que conhecem para conseguir atingir os objectivos a que se propoem, e aí.. são meros espertos que tão cedo não chegarão a inteligentes, pois inteligentes são aqueles que com o seu conhecimento tentam tudo para ver a humanidade feliz.

Já agora vale a pena pensar nisto.

Beijos a quem é de beijos

Miro

1 comentário:

Anónimo disse...

Biba a inteligência emocional e o amor! :)
Ganda lição homem do norte!
É isso tudo.
Beijo GRANDE
>*<

carla campos