09 agosto, 2009

Opiniões sobre os outros





É normal que cada ser humano tenha o seu próprio ponto de vista sobre a vida dos seus amigos e conhecidos, e não menos normal, que teçam criticas sobre a forma como vivem e sobre as decisões que tomam sobre assuntos da sua vida.

Sabendo que cada ser é um arquivo de conhecimentos, experiencias e vivencias diferentes, é normal também, que, segundo as suas vivencias e os seus conhecimentos, tenham maneiras muito diversas de actuar e de fazer as coisas, ás vezes subestimando em demasia o conhecimento dos outros, e as suas experiencias de vida, factos quais que o levam a tomar as decisões por ele mais acertadas.


Todos nós, quando temos amigos ou filhos e desejamos o melhor para eles, analisamos os seus problemas, e na grande maioria dos casos tentamos criticar a sua forma de estar dizendo que faria melhor de outra maneira, ou que poderia ter muito mais sucesso ou menos dor se tivesse resolvido desta ou daquela forma, mas, de facto, com a vivencia de cada um e o seu conhecimento da vida, torna-se muitas vezes impossível dar um caminho ou mostrar alternativas por forma a vermos que estão melhores e no seu caminho.


É normal que nos critiquem, mas seria mais normal que analisássemos primeiro os porquês das suas tomadas de postura ou decisões e então se calhar compreenderíamos melhor o porquê dos rumos que seguem.

Ás vezes, amigos meus dizem-me que deveria fazer assim ou assados, que se fossem eles, faziam de outra maneira, e que tomavam decisões diferentes em relação aos acontecimentos que se vão sucedendo, e se por um lado sabemos que há uma forte vontade de nos verem bem, por outro lado, pode haver uma certa incompreensão das nossas capacidades e das nossas opções, o que os leva ao tal sentido critico que tomam.


Para terminar, apenas digo o que todos dizem quando erram depois de terem lutado o mais que podiam pelas suas convicções e pelas suas ideias… se eu soubesse, não teria feito muita coisa na minha vida… mas como não sabia nem conhecia o futuro, tomei as decisões que só a mim cabiam, e portanto, resta-me assumir a responsabilidade do meu percurso que bem ou mal é o meu, cheio de controvérsias e muitas pancadas na alma, aos meus amigos, desejo o melhor para eles, e que as ideias que eles tão fantásticas e perfeitas possam ter, que sejam úteis nas suas caminhadas, e que tenham realização total e muita felicidade.

Beijos a quem é de beijos e abraços a quem é de abraços

Miro

1 comentário:

Amélia Pacheco disse...

Dizia a minha avó: "se as pessoas resolvessem a própria vida com a mesma facilidade com que opinam sobre a vida dos outros..."
Pois é. É mais fácil falar da vida dos outros do que tentar resolver a nossa própria vida. É sempre mais fácil resolver os problemas dos outros...
Claro que, quero acreditar, ninguém o faz por maldade, mas às vezes o silêncio é mesmo de ouro e perdem-se boas oportunidades de estar calado.
Beijo