26 março, 2018

Não me bajules

Não me bajules
Não me faças o favor hipócrita de me dizer que estive bem
não me digas nunca um elogio se não foi do teu prazer
eu só conseguirei melhorar neste mundo de ninguém
se me criticares com sabedoria, ensinando a bem fazer

Não me veneres os passos que dou se forem falsos
os meus ou de alguém que aches mais importante
se não queres ser vitima da opinião que mente
e que te agride amanhã, e te controlará os passos


Age hoje com lisura e armonia sincera
A verdade é algo que toda a gente espera
mas poucos os que coragem tem para usar
só conseguirás a paz, que conseguires semear


Não me digas que fui bem onde falhei
diz-me antes que naquilo que errei
poderia fazer melhor se me ensinasses
combatendo a ignorância com saber
Humildemente me fará aprender
todo e qualquer saber que estudasses


Sim, repreende-me se me enganei
Diz-me em privado ou em segredo
da-me o direito de não estar de acordo
concede essa beleza e faz dela lei


e de mãos dadas podemos vencer
a nossa ignorância com saber
mas um saber muito partilhado
que cada um de nós só sabe um bocado.


Miro Couto

Sem comentários: