25 novembro, 2005

Humildade e simplicidade

Nós, seres humanos, somos mesmo bichinhos com muito para aprender e para evoluir. Quando as vezes falamos de perceber determinada filosofia de vida, ou determinado caminho, as vezes, sentimos que ja sabemos tudo, e que não nos "rebaixamos" a filosofias onde a caridade, a humildade e a simplicidade, marcam a diferença. Ás vezes, porque ja lemos uns quantos livros e devoramos umas quantas bibliotecas, achamos que ja tudo sabemos, mas como diz o ditado popular, um burro carregado de livros, não é um doutor, ou diria eu, um mestre em fisica, poderá ser uma nódoa em moralidade, ou um fisico ilustre, poderá não ser absolutamente, se nao tiver humildade e simplicidade. Que me adianta saber o que todos os livros escritos dizem, que me adianta ser a pessoa mais bem formada culturalmente, se depois venho para a rua, e me ponho a cagar leis, me ponho a exibir os meus conhecimentos, tento afirmar as minhas convicções perante as convicçoes dos outros, e se humilhar a filosofia dos outros que será diferente da minha? Que me adianta falar 20 linguas diferentes, ter milhões no bolso, e ter poderes quase absolutistas, e nao ter humildade?
Cá para mim, que acho que tudo o que é material é efémero, e que tudo o que possuímos nesta vida nos é simplesmente emprestado, deveríamos pensar que os outros, são feitos da mesma massa que nós, são iguais a nós, apenas a passar provas diferentes das nossas, ou seja, a aprender aquilo que, ou ja aprendemos, ou iremos aprender, porque só será prefeito, aquele que souber tudo, sobre tudo, e ja tenha sentido todas as dores, todas as provações, todas as angústias, para um dia, poder ajudar os outros, sabendo exactamente o que eles sentem.
Não adianta tapar o Sol com a peneira, pois os raios passam na mesma, e assim será com a verdade da vida, nao adianta tapar a luz do evangelho ou das leis divinas e imutáveis, como a lei de acção e reacção, a lei de causa e efeito, ou, que a sementeira e livre, mas a colheita é obrigatória, quero eu dizer, que ninguém colhe batatas onde semeou cebolas, e o que semeares, vais ser obrigado a colher, que é o mesmo que se semeares o mal, colherás o mal, e se semeares o bem colherás o bem. Resumindo, a simplicidade e a humildade, operam maravilhas, porquanto pode, entre nós, um pedido de desculpa ter um efeito desvastador, imaginemos o que uma prece poderá fazer por nós diante do Criador?
Será que sem humildade conseguiremos chegar a algum pedido de desculpa consistente? será que sem simplicidade e humildade poderão perdoarnos dos erros que cometemos?
Pensem so no que gostam de ver nos outros diante de vós, e tentem no minimo imita-los e ja sereis suficientemente humildes para evoluires e para poderem ser felizes.
Ja agora vale a pena pensar nisto


beijos a quem é de beijos


Miro

Sem comentários: