06 dezembro, 2006

A verdade só nos incomoda se acreditamos numa mentira

São apenas reflexões sobre conversas que vou tendo com os meus amigos, e que conforme vão saido as palavras, analizamos e verificamos que na maioria dos casos, não queremos aceitar a verdade, porque estamos a viver e a acreditar numa mentira.
Ninguém que pensa que tem um amigo, mas que de facto não tem, e que ja lhe foi mostrado que nao o é, continua a aceitar essa pessoa como amigo, se não quiser aceitar a verdade, e perceber o quanto pernicioso e mau essa pessoa pode ser, mas, por conveniencia, ou porque nao quer aceitar a verdade, continua a dar ouvidos a esse alguém que até mal nos quer, mas persistimos em manter os ouvidos abertos a ouvir as mentiras que nos dizem porque mesmo assim nos pode alimentar o ego.
A isto chamaria eu de ingenuidade, se por acaso nao tivesse ja as provas da pessoa em questão que me faz mal e me mente, mas com provas colocadas a minha frente, posso chamar-lhe vaidade, orgulho, e outras coisas, que fazem com que a cegueira ão nos deixe ver o que é fácil de ver.
Ouvir a verdade pode custar muito, mas, a verdade é sempre o melhor que poderemos ouvir se queremos depurar os nossos sofrimentos, e sermos alertados para tudo o que nos rodeia, para que mais tarde nao sejemos vitimas mais fortes das mentiras que vivemos e acreditamos ser verdades por conveniencia do nosso ego.
Ontem ouvi algumas verdades, e aceitei-as, embora questionasse, fiz a minha reflexão e verifiquei que há erros que cometemos por querermos que as coisas fossem de outra maneira, mas, depois de analizadas, elas são o que são, ou seja, a realidade nao se muda aó porque eu gostaria que ela mudasse.
Em conversa com alguém a uns dias atras, disse-lhe também algumas verdades com muito cuidado, porque a verdade as vezes pode fazer com que as pessoas se afastem de nós, quando nao é reconhecida, e porque as pessoas vivendo uma mentira em que acreditam, podem colocar-se na posição de pensarem que estamos a tentar coloca-las contra essa mentira que vivem, e por isso podem fazer juizos de valor errados connosco, e deixarem ate de nos falar, mas no caso, tudo o que eu disse foi comprovado, e, so me alegro pela pessoa mo ter confirmado.
A verdade é por assim dizer uma faca de dois gumes, para os hipocritas, toda a mentira é dita como se fosse verdade intrinseca, e por isso, eles proprios acreditam que é verdade a mentira que dizem, de tal maneira que nao deixam que os outros percebam o que lhes querem infligir, para os que apreciam a verdade mesmo que seja dura e crua, esses, questionam o que lhes foi dito, apreciam, analizam, verificam, e depois quando entenderam a verdade, só devem agradecer o terem a verdade a frente delas, pois nao se consegue viver em paz, quando se vive uma mentira que pensamos ser verdade.
No que me toca a mim, admiro aqueles que me dizem sempre a verdade, ainda que nao seja o que eu gostaria de ouvir, pois com a verdade, posso criar alicerces para o futuro, criar amizades com confiança, sem ter dúvidas em relacção aqueles que me rodeiam, porque sempre me disseram a verdade, os outros, teem um tempo relactivo as mentiras que nos fazem, pois a mentira, diz o ditado, tem perna curta, e a verdade vem sempre ao de cima.
Verificar que estamos num erro e muda-lo é inteligencia, teimar nesse erro é burrice.

Ja agora vale a pena pensar nisto

Miro

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é, pois é!
As verdades doem! Mas há quem goste e seja feliz a viver na e com a mentira....
E o ditado é antigo e verdadeiro: o diabo tem uma capa com que tapa e uma com que destapa!
E como quem ri por ultimo ri melhor...até porque cá se fazem cá se pagam...olha...logo se vê :)
Bjoquinha GRANDE
>*<
carla