29 março, 2006

Peneirar

Talvez a maioria das pessoas nao conheça o termo, e pensem que peneirar é ter peneiras, mas, nao se trata de vaidades, mas sim de filtrar, de "passar a pente fino", de separar, ou seja, separar uma determinada coisa de outra. A peneira, que também se pode chamar crivo, serve exactamente para separar o que se pretennde do que não se pretende. Hora, nestes últimos dias, tenho verificado que a peneira esta a trabalhar, e que de facto aparecem as pessoas que depois de filtradas e de passarem pela peneira, se voltam a juntar aos pedacinhos, tal como a família que se estava a contruir, até que as ondas negativas fizessem turbilhões para destruir o que demorou a ser construído.
Naturalmente que estas coisas que acontecem e que momentaneamente e que separam as pessoas, servem também para se verificar e produzir a depuração, e separar o trigo do joio, e portanto, a família fica mais fortalecida, porque entretanto, deixamos de ter tanto joio no seio do nosso trigo, e poderemos se calhar estar mais felizes, porque estamos a cimentar amizades com melhores alicerces, portanto mais sólidas.
Devagarinho tudo se depura, seja na nossa vida pessoal, seja na nossa vida profissional, e, embora as vezes demore, acabamos por verificar que estavamos cercados de muita gente boa, mas com muitas ervas daninhas a estragar o desenvolvimento de amizade fraterna, e de relações melhores.
Este último mês tem sido particularmente feroz na mostragem do que tenho de bom e de mau a minha volta, e, sem que eu tenha feito nada por isso, tudo se revela, até a malcriação de quem nos devia ter respeito pela afinidade. Mas é mesmo assim, e teremos de aprender a viver com isso, e com essas mazelas, de pessoas que por saberem algumas coisas, pensam que podem dizer o que lhes apetece sobre as outras, e tecerem opiniões como se tivessem ja todo o conhecimento do mundo, e ja nao precisam de aprender mais nada, e nem respeitar os que ja passaram por la, e nunca faltaram ao respeito a ninguém. Tudo se acerta, e, se antigamente eu ficaria desolado, e desfeito, hoje a luz do que vou aprendendo, sei que ninguém é "nosso" e tudo nos é emprestado, seja para ajudar-mos a evoluir, seja para transmitir-mos valores, e, se em vez de quererem receber os valores do amor e da ternura, e antes pelo contrario pretendem os valores materiais, e só o material lhes interessa, então, lamentávelmente nao fomos capazes de conseguir demover e de educar bem os que nos rodeiam, ou, os que tentamos ou prometemos educar, e, se eles optaram por outros caminhos, nao pode ser responsabilidade nossa sobre esse aspecto.
Se por acaso se desvirtuam de serem cordiais, e de serem educados e respeitar os outros, então, se nas pequenas coisas nao são capazes de se modificarem, como serão capazes de chegar as grandes?
Um bem hajam e ja agora... vale a pena pensar nisto

3 comentários:

Undisclosed disse...

Quem não sabe fazer uma sopinha não pode andar a dizer que é um grande chefe Francês...
Mas que os há há...

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»