01 outubro, 2006

O amor tudo vence

Estamos cheios de ler, e de ouvir dizer, que o amor tudo vence, e que contra o amor nada pode vencer, mas, se em determinada altura, achamos que estamos vencidos, devemos perguntar sempre se a vindima ja acabou, ou se nao havia uvas. Quer isto dizer que, se o amor nada vence e se pensamos que fomos derrotados com muito amor que tinhamos, é porque alguma coisa ainda falta acontecer para que o amor vença, e daí a expressão, enquanto a vindima nao acabar nao se lavam os cestos, ou então, se nós pensavamos que havia uvas para vindimar, que havia amor, e afinal só haveria uma vontade de ter esse amor.
Eu nao quero pensar que o amor possa ser vencido, mesmo quando combatido em varias frentes, e quando muita gente nao o quer ver vencer, porque se há amor ele nao é vencido, mas, se por acaso então foi vencido, é porque o que se pensava ser amor, nao passou de uma ilusão ou de uma paixão fugaz, ou apenas de uma carencia momentanea.
É uma grande dificuldade entender-mos a faixa que separa um do outro, ou que afasta as opcçoes, porque se calhar, nós que nos entregamos nas relacçoes, acreditamos sempre que o que damos é o que recebemos, e se estamos a dar imenso amor, e somos retribuídos com afectividade, somos a pensar que é amor profundo o que estamos a receber, e portanto facilmente somos iludidos e enganados por nós mesmos, porque acreditamos no que se calhar nunca existiu, e se calhar foi mesmo uma ilusão nossa.
Eu, pessoalmente, não quero acreditar que as pessoas que dizem que amam, e que agem em conformidade com o que dizem, ainda que durante algum tempo, estejam enganados, e nos queiram enganar, por isso, digo que, o amor tudo vence, e se nao vencer, então é porque nao era amor.

Ja agora vale a pena pensar nisto!

Miro

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhor do Douro,
Palavras sobre Deus e a sua vontade não consigo comentar, é uma entidade que venero, que aceito, que me conduz, que me faz acreditar que temos de dar a outra face... e sermos superiores a tudo com simplicidade, com paixão, com humildade.
Deixo neste apontamento isto,

"Eu, pessoalmente, não quero acreditar que as pessoas que dizem que amam, e que agem em conformidade com o que dizem, ainda que durante algum tempo, estejam enganados, e nos queiram enganar, por isso, digo que, o amor tudo vence, e se nao vencer, então é porque nao era amor."

Eu também não quero acreditar que a pessoa que amo e diz que me ama com toda a força... me esteja a mentir.

Um beijoooo grandeeeeeeeeeeeeeeeeee do tamanho do Douro
Maria do Mar