27 outubro, 2006

O fácil e o certo

Nesta sociedade agressiva, as pessoas nao olham a meios para atingir os fins a que se propoem, e são capazes de tudo para conseguir os seus objectivos. Mentem, sao hipocritas, enganam, bajulam, valorizam, enfim, tudo fazem para conseguir os seus objectivos, e quando como com os ensinamentos universitários sao impelidos a resultados, pior se tornam porque acham que só os resultados interessam. Pessoas de má indole que são capazes de enganar e defraudar os incautos e inexperientes apenas para tentarem conquistar a suas metas, mesmo que para isso tenham de (como se diz nas vendas) dormir com o cliente. Nesta sociedade agressiva e sem valores morais, se alguém que esta numa empresa, se propoe a atingir determinados objectivos para conquistar um lugar ou para tentar a subida de posto, e nao o esta a conseguir pelos meios normais, que acham que a maioria fará? É uma pergunta sim... será que se examinarem as vossas consciencias, e se pensarem que... se conseguirem o objectivo ganham mais 200 euros por mês, a partir do momento em que alcancem o objectivo, o que fariam?
Em conversa com uma amiga, fiquei a saber que vendedores de uma determinada firma, se venderem um determinado veiculo ganham 100 euros por cada um, mas se venderem 5, ganham 300 euros por cada unidde vendida, ora, quando chega ao 4, e falta um, se por acaso entra um cliente e esta interessado em comprar, e se estiverem 3 vendedores na sala, o que acham que vai acontecer? o que será que o vendedor fará? atropelará quem se lhe opuser, porque daí depende ganhar mais uns patacos, mesmo que isso seja um prejuizo para alguem que je de si vende menos, e precisaria mais que aquele que vai calcar para vencer, no entanto, é esse que calca, que atropela para alcanlar os objectivos.
Se quisermos ver por outro lado, pensemos no seguinte... eu nomeiei uma gerente de loja de vendas de roupa, e ela ganha mais que as outras empregadas 300 euros por mes, enquanto for gerente, mas, ela tem de alcançar resultados para que a loja nao feche, se ela conseguir os resultados, pode subir para chefe de cadeia regional, se nao vencer, ou aceita um lugar de empregada de balcao, ou então tera de ser despedida... o que acham que essa pessoa fará? se ela puder pegar em miudos e po-los a promover a loja, prometendo-lhes mundos e fundos, e se não fôr pelo dinheiro é pela simpatia, e os miúdos ingénuos até se deixam levar, porque acham que passaram a ser importantes, mas depois de alcançados os objectivos e quando a cobrança vier... acham que a gerente de loja lhes vai pagar? acham que a gerente lhe vai continuar a bajular? ou quando ja tiver alcançado a gestão regional, se vai importar com os miudos que deixou dependurados??? NAO, nesta sociedade, ninguém tem dó nem piedade quando se trata de conseguir vencer financeiramente, e de mostrar aos outros que se é maior e melhor, e aí vale tudo, e quando digo tudo, é tudo mesmo, e para isso basta abrir o Jornal de Noticias nas paginas de anuncios, e nao faltam mestres de makumba a dizer que se quiser amarrações a negócios, amor, etc e tal, resultados imediatos, e é assim, que infelizmente os incapazes, os curruptos, os crapulas desta sociedade, vão enganando, vão mostrando serviço, mas, depois quando caem, ninguém da nada por eles, pois, tudo o que se faz se paga, e quando bem a factura, ninguem a quer receber. Pior é que os que entretanto foram usados pela sua ingenuidade e vaidade ficam desolados, sentem-se sujos porque foram usados, sentem-se manietados, ou seja, ficam na merda, mas, a culpa é deles, pela sua improvidencia, e pela sua falta de vigilancia, pois pela boca morre o peixe, o que quer dizer que... se nos tentam fazer crer que somos muito especiais, se nos tentam fazer crer que somos superiores, então... e preciso cuidado, porque é pelo ego que nos apanham, e pela merda da importancia que nao temos mas que gostaríamos de ter, que nos enganam, e foi assim que um dia, um cigano me vendeu um pedaço de chumbo, como se fosse uma pistola, e porque eu fui guloso, porque pelo preço nao comprava as balas, e se nao tivesse apanhado pela segunda vez o manfio, bem que ficava sem dinheiro e sem pistola, e so trazia um bocado de chumbo com o formato da pistola embrulhado, e deixava la a minha guita no vigarista.
Há imensas formas de desonestidade, ha imensas maneiras de se catar as pessoas, mas a mais simples sempre é pelo ego, o que implica a vaidade, o orgulho, entre outras, ou seja... "pela boca morre o peixe"

Por favor nao liguem as minhocas no anzol

Miro

Sem comentários: