03 dezembro, 2003

mais palavras

Uma vez, ouvindo várias conversas, assisti sem querer a alguém que usava palavras, que pelo valor que elas tinham, parecia que as pessoas que as proferiam, eram pessoas de uma linhagem muito nobre e dedicada.
Outra vez, ia eu almoçar, apareceu-me um velhinho a pedir esmola, e, eu que sou avesso a dar esmolas, nao por forretice, mas porque muitas das vezes da-se a quem não precisa, e não se dá a quem precisa, mas para isso era preciso ter-mos raios X para ver por dentro as pessoas e a sua verdade, mandei o homem entrar comigo para o restaurante e pedir o que ele quisesse para comer. O velhote coitado, pediu apenas uma sopa, ao que eu lhe referi, que mandasse vir também um segundo prato, fosse peixe ou carne ele que escolhesse. Mas o velhote, disse-me, não leve a mal senhor, é que eu não me posso habituar a encher a barriga, porque amnha posso não ter nada para comer.
Eu, atónito com aquela situação, insisti, e ele voltou-me a dizer, deixe a minha barriguinha ficar assim, se ela se habitua mal, depois sofro mais. Perante isto, para além da comida disse-lhe que quando eu ali estivesse, ou ele passasse por ali, teria imenso prazer de o convidar para comer comigo, e dei-lhe alguem dinheiro, para o caso de ele nao me ver mais, poder ao outro dia comer pelo menos a sua sopa.
É uma vida triste, chegar-mos ao fim da vida, e passar-mops por coisas destas, no entanto, eu que ainda estou no meio da minha (acho eu) ja passei por situações de querer comprar comida no supermercado, e não ter dinheiro para isso, valendo-me outro velhinho, que me deu comida, o meu PAI.
Imaginando, esta história que é verdadeira, e confrontado-a com as primeiras frases, não acham que seria razoavel que a fome ja não estivesse na nossa terra? as pessoas que tanto afirmam que fazem e acontecem onde andam? cá por mim, acho que uma coisa, e andar-mos a vangloriarmo-nos do que gostariamos de ser mas não somos, outra coisa, e passar incógnito ao que fazemos no mundo, e não andarmos a soprar aos quatro cantos que somos os melhores porque fizemos qualquer coisa.
Posto isto, faz-me lembrar a frase de alguém que diz: Dizem uma coisa e fazem outra....... é que há quem não diga nada, mas faça qualquer coisa...... e nem deixe perceber o que faz....... e mais...... a quem nao tenha inteligencia capaz, para perceber o que vai no coração de cada um, as vezes daqueles que nos estão próximos, e que sem querer-mos olham por nós!

Sem comentários: