22 dezembro, 2005

Importancia

Faz depois de amanhã anos que a minha melhor amiga se foi para o lado de lá. Nesse fim de ano, por causa da minha situação, estive á beira de acabar com a minha vida, porque tinha obsessores sempre atras de mim a tentar-me empurrar para algo que o meu EU interior nao queria mesmo, mas que vasculhava alternativas honrosas para sair da situação e não as encontrava. Passados estes anos, e numa situação financeira cada vez pior, estou sóbrio, firme, e sem vontade alguma de desistir de viver, antes pelo contrário.
Essa minha grande amiga, um dia ao ouvir e ver um comentador político a falar, deixou uma maxima filosófica, que logo me apressei a apontar que diz mais ou menos isto:
"Toda a gente é importante, a partir do momento em que lhes damos importância"...
É desta forma que hoje e á margem do que ela disse, ou seja, sem o mesmo contexto, que eu aplico sempre as minhas ligações as pessoas, e as selectiviso. Umas são demasiado importantes porque eu lhes quero dar essa importância, outras são importantes, porque são mesmo importantes, pelos seus feitos, pelas suas obras altruístas, pela sua doçura, pela sua solidariedade, pelo amor, e outros ainda, vão tendo importancia, porque acho que humildade deles permita serem meus pares, e a menos que mudem, esforçarme-ei para que estejam sempre no rumo da verdade e da justiça.
É claro que alguns poderão dizer ou pensar que eu os quero é aminha volta, para os controlar, ou para os influenciar segundo o meu ponto de vista, mas o engraçado é que, todos sem excepção me foram trazidos pela mão, desde o meu primeiro verdinho, até alguém que ainda ha pouco me apareceu trazido pela mão de alguém a quem quero muito bem. A nenhum deles cativei ou tentei bajular para o cativar para que esteja ainda passados 3 anos, á minha volta, antes pelo contrário, são pessoas que as vezes se zangam comigo, porque como eles sabem, se lhes dou nas orelhas é porque me preocupo com eles, e nao lhes faço as vontadinhas, e talvez por isso, eles entendam que eu sou amigo deles, e não alguém interessado em ser o centro das atenções, com panos quentes e com conversas fiadas.
Posto isto e porque sempre prezei a honestidade e a claridade de posições, a nenhum deles desamparei nas piores situações, a nenhum deles nao colaborei quando me chamaram, a nenhum deles quando me pediram ajuda com lagrimas nos olhos, fui capaz de dizer não, que estava ocupado, e talvez por isso, os prezo como pessoas que me são queridas, que estão no meu coração, e que sempre farei com elas o que sempre fiz até aqui, estar ao lado delas, dar os meus conselhos (quando mos pedem) sem hipocrisia, e porque tenho uma vivencia maior que a deles, e naturalmente ja vivi mais situações que eles, e, portanto pela lógica tenho mais experiência que eles, e, porque de uma ou outra forma, nao me desiludiram quando erraram, porque a humildade estava presente e souberam pedir desculpa, souberam perdoar quando outros erraram com eles, quando lhes pedi para serem sociáveis e amigos com alguém que eles acharam que nao dava pela sua maneira de ser, e eu lhes dizia que deviam tentar fazer chegar até eles as pessoas que pela sua natureza estavam menos desenvolvidas e não as sectarizassem, e assim, de pedido em pedido e de amizade a dar amizade, foi crescendo o meu amor por eles.
Como disse no ínicio, só tem importancia a quem eu dou importancia, e a eles eu dou, e a menos que sejam falsos e me venham dizer uma coisa a mim, e dizer outras aos outros, que me parece impossivel pelo bom caracter que ja demonstraram ter, e aí, são mesmo importantes, aos outros, só foram importantes porque eu lhes dei importancia, e porque de uma forma ou outra, senti ou me disseram que precisariam de um empurrão e os tentei ajudar, mas, como é óbvio, só tiveram importancia enquanto eu lhas dei, e aí, quando deixo de dar importância, deixam de ser importantes, mas, como algumas pessoas que já deixaram de ser importantes, não deixo de lhes querer bem, e o melhor que tenham na vida, só que ignoro completamente as pessoas que de uma forma ou outra, deixaram de ser importantes.
Para os que ainda são importantes, e para os que começam a ser importantes, sejam sempre o que quiserem, porque amor eu dou, mendigar amizades nao é do meu tipo, porque a amizade nao se mendiga, ou se tem e se prova, ou então é ilusão de óptica!
Que todos sem excepçao tenham UM BOM NATAL, cheio de prendas bonitas, com muito amor, com muita paz, com muita saúde, e que Deus os acompanhe sempre a todos, os importantes, e os que nao teem importancia, porque serão um dia importantes outra vez, nem que seja noutras reencarnações, e por isso, lhes desejo já o melhor, porque pode ser que seja mais fácil lidar com eles no futuro!

P'ra todos Um BOM NATAL
beijos a quem é de beijos

MIRO

Sem comentários: