03 dezembro, 2005

O saber partilhar, o saber amar

É mais que tempo para que as pessoas percebam que quando se ama alguém, quando essa é a pessoa, quando essa é aquela que nos faz saltar de emoção, saltar de alegria, de prazer, de satisfação, de angústia, de amargura, de dor, etc e tal, é pela certa a pessoa que para além do mais, tem algo que consideramos parte de nós. Ora eu quando digo que a "outra pessoa" faz parte de mim, que é minha metade de qualquer coisa, ha quem lhe chame meia laranja, mas na meia laranja era onde na minha juventude, debaixo das palmeiras, nao era importante as palmeiras porque era de noite que para la íamos, se testavam as suspensões dos minis, dos datsun 1200, dos carochas, etc e tal, mas deixando-me de lugares comuns, a nossa cara metade, terá de ser e será pela certa, algo que nós sentimos dentro de nós mesmo0 quando esta ausente. E não é um sentir de saudade, mas um sentir se a pessoa esta bem, se esta mal, se esta feliz ou não, e é dentro desta linha de pensamento que eu acho que, nao se pode comportar essa cara metade, com mas vontades ou com tristesas que para irritar, que nós nao tentemos imediatamente que deem lugar a alegrias. Que eu saiba, ninguem se esforça por andar triste (execções aos masoquistas) por andar desalentado, e que nesses estados, ainda faça tudo para ficar ainda pior, que procure ficar ainda mais triste, e mais pesaroso, mas sim, nestes casos, tentamos sempre fugir das rotinas, e procurar espaços ou locais, onde fiquemos mais alegres, mais contentes e que consigamos deitar para tras das costas as tristesas que ate aí transportavamos.
Não consigo, nem vou conceber, viver com uma pessoa que eu intitule de a minha companheira, ou a minha mulher, que estando ela em baixo, eu nada faça para a ver no cimo, feliz e alegre, e nao vou conceber nem aceitar, que essa minha cara metade, nos dias de tristesa e cansaço profundo, e eventualmente ate desanimo, se permita a dizer que esta mal disposta, e que não partilhe comigo os motivos da sua ma disposiçao, e por outro lado, não aceite que eu contrarie essa ma disposição, e entenda que o meu contrariar dessa situação, seja efectivamente, para irritar, quando efectivamente, eu me esforço e esforçarei por trocar as mas disposições por sorrissos, e as tristesas por gargalhadas de alegria.
Se por acaso ela nao aceitar isto.... ou se por acaso ela nao fizer o mesmo por mim.... algo esta determinantemente mal, porque amar é partilhar, e partilhar é nem mais nem menos sofrer com a nossa cara metade se ela sofre, e sorrir se ela sorri, e dividir as angustias e as tristesas por dois, e tentar sobrepor sempre a alegria, a qualquer tristesa que teime em imperar.
Ou seja por poucas palavras, amar é fazer com que as pessoas que amamos, estejam sempre o melhor possivel, mesmo que nós estejamos no fundo do poço. Se isto se aplicar sempre, então nunca havera lugar a tristesa, nem a amargura durante muito tempo, porque se somos amados temos quem nos queira ver bem, sempre, e se amamos, queremos ver bem, sempre a pessoa que amamos, e aí, não pode haver lugar ao.... estou mal disposto.... porque estou é preocupado que a pessoa que eu amo esteja bem.
É claro que esta é mais uma minha maneira de ver, minha e só minha, mas permitam-me o egoísmo desta vez, mas nao sei amar de outra maneira, pois foi a maneira que os meus pais me ensinaram a amar, e ainda hoje, os que eles amam, estão sempre em primeiro lugar, e como é obvio, pela mesma ordem, eles estão sempre em primeiro lugar para mim e para a minha irma!

Ja agora vale a pena ........ por isto em pratica, e ........ acreditem, amar é simples, basta criar esse habito.... e nao me digam que é um mau habito, porque deveria ser um vicio....
viciem-se, e se nao souberem amar o proximo, treinem com a vossa cara metade..

Beijos a quem e de beijos

Sem comentários: