28 dezembro, 2005

Escolhas

Ao ler um comentário num determinado blog, onde se dizia que as escolhas e que são importantes, veio-me a cabeça, que afinal o nosso livre arbitrio até funciona, e que de facto é de escolhas que nos propomos a seguir em frente. Posto isto, acabo por me interrrogar sobre as escolhas que nos dão e, sem querer, veio-me outras tantas ideias a cabeça, como por exemplo estas:

1 - Numa situação em que vês o teu amigo a precisar de uma mão, e ja nao falando dos que nunca nos deram nada, mas sim daqueles que ja estiveram ao nosso lado nas alturas más da nossa vida, o que farias?

a) Esperavas que te viessem pedir ajuda, ou irias ter com eles e perguntar-lhes se precisam de alguma coisa?

b) Afastavas-te deles com receio que te pedissem dinheiro, e uma vez que eles estão mal, tinhas receio que nunca to dessem, ou pelo contrario, ias ter com eles, e mesmo que lhes emprestasses dinheiro e ele nunca to desse porque nao pode, ficarias na mesma amigo, e ainda se o pudesses ajudar lhe perguntarias se ele precisava de mais alguma coisa? (obrigado Maló)

c) Se achasses que um amigo teu faria muita gente feliz se tivesse um gesto de ternura para com a sua familia, e fizesse por eles uma coisa que embora lhe custasse fazer iria fazer gente feliz, que conselhos lhe davas? Irias dizer-lhe não o faças, ou irias dizer-lhe faz, porque fazes muita gente feliz?

d) Se determinada moça estivesse interessada num determinado rapaz, mas essa moça merecesse respeito como todas as outras, e o rapaz fosse digno e nao quisesse fazer asneiras que pudessem prejudicar a moça, davas-lhe o conselho de fode a gaija e manda a foder que ela quer é umas fodas, ou pelo contrário dizias-lhe, pá, não faças aos outros o que nao querias que te fizessem a ti? ou ainda, se honesto com os outros, que um dia poderão ser teus amigos!

e) Se no meio de um grupo alguém te puxa para o meio dele e te apresenta todas as pessoas desse grupo e te integra no meio deles, como familia que se pretendia ser, e se depois essa mesma pessoa comete os erros de denegrir a tua imagem e mesmo assim lhe perdoas, deverias continuar a denegrir a imagem e a tentar isolar essa pessoa, ou pelo contrário, devias perceber que te perdoaram uma e outra vez, e que devias tentar elevar esse teu amigo, porque ele nunca te rebaixou? ou ainda, devias agradecer por ter um amigo que sempre fez tudo para que estivesses feliz no meio das pessoas de quem gosta?

f) Se porventura, alguém se afasta de ti, e se por acaso vão ter com um teu amigo a dizer cobras e lagartos, contradizes o que te disseram e nao alimentas esse tipo de situações, ou pelo contrario, és capaz de meter achas pra a fogueira de alguém que ja fizes-te chorar, mas por conveniencia, e porque afinal os pares juntam-se sempre, acabas por alimentar mais quezilias, e dar uma de coitadinho, como a quem tivessem tirado o rebuçado?

g) Se por acaso, andas perdido, e te compreendem, e sabem que es alguem que tem de aprender a ser humano, e aprender a ser simples e sincero, aprender a ser correcto sem atirar as pedras e a esconder a mão, e meter pelo meio pessoas que são manipuláveis com choradinho, e ja foram manipulaveis varias vezes porque sao sensiveis e teem bom coração, mas mesmo assim as usas em teu benefício, para que saias airosamente das merdas que fizes-te, e mesmo assim aqueles que denegriste estão a pensar em formas de te ajudar a ser melhor, farias o que? deixavas o tipo morrer longe? partias para a ignorancia e esquecias que existe? ou pelo contrario, tentas que os que o rodeiam devagarinho cheguem ate ele e tentem que te modifiques? que sejas mais uma peça sociavel, apesar de todas as merdas que fazes?

h) Que escolhas farias tu, se tivesses no meio de humilhação, de te chamarem coisas que não és, provocadas por terceiros, e saberes que esses terceiros sao pessoas de má indole, mas mesmo assim tentas estar ao lado delas e melhora-las? farias o que? cuspias-lhes em cima? afastavas-as de ti? ou..... ja cansado de merda, ainda assim, tentavas que os que te rodeiam façam por ele aquilo que ja nao consegues?

As escolhas estão sempre no nosso caminho, poderia enumerar mais umas centenas de milhar, mas, acho que ninguém iria ler a partir de determinado momento, só que, as escolhas para mim e o meu livre arbitrio, sao no sentido de me melhorar moralmente, de me dar mais aos outros, de fazer por eles o que gostaria que me fizessem a mim, de estar presente quando eles precisam, de perdoar dívidas a pessoas que me devem muito dinheiro, para que quando se cruzam comigo, não percam a dignidade, e estejam alegres, e estejam na minha companhia como aconteceu a bem pouco tempo, e, nao pensem que me estou a esquivar pagar o que devo, porque esse é um ponto de honra para mim, porque embora eu seja capaz de olhar para os outros de uma maneira, nao quero que pensem que estou a usar estas palavras para desculpar o que eu devo! NUNCA!

Ja agora vale a pena pensar nisto!

beijos a quem é de beijos

3 comentários:

Darkann disse...

Oi Miro;

passei sem grande tempo de maneira que ainda não li este post, mas tenho cá vindo e lido o que escreves... Tu, sp tu com essa caracteristica que me parece ser-te tão propria: a honestidade.

aproveito para mandar um beijo grande, os desejos da continuação de uma semana boa e deixo já os meus sinceros votos para umas óptimas entradas em 2006 (não sei qd andarei por cá novamente!)

**Saudades**

Ana

Undisclosed disse...

Ora bem, vou começar pelo inicio :

1 - Resposta a , ia ter com ele e perguntava se precisava de alguma coisa. Acho que o conceito de amizade passa por ai...

Ponto c) - Aconselhava a fazer toda a gente feliz...

Ponto d)- Totalmente de acordo...afinal de contas as pessoas não são objectos!!

Ponto e) - Quem não vê que compre óculos :)

Ponto f) - Há coisas que eu não entendo e não adianta explicar...

Ponto g) - Há coisas que distinguem os humanos do resto dos animais...

Ponto h) - Amizade

Podemos não escolher sempre o caminho certo, mas custa menos quando não fazemos por escolher o errado.

Abraço madurão.

Holland disse...

Em primeiro lugar gostei particularmente do post, tá mto realista e honesto e eu gosto mto desse tipo de escrita.
Depois é assim, já qual é a minha opinião nesses aspectos, há coisas que são como são e não há nada a fazer, típicos casos perdidos, mas admiro mto a tua força para lutares por essas causas e verdade seja dita que já ganhaste muitas...
Pra quem sabe vêr bem as coisas no fundo este teu post é mais uma batalha nessa luta para tudo tomar um rumo correcto, que mta gente entenda mta coisa, desperte e atine.

Para terminar uma frase que gosto muito:
"Quem vier atrás que feche a porta!"