12 janeiro, 2006

Como nada evoluiu em 2300 anos!


Conhecida como Regina Viarium, a Via Apia Antiga romana, foi sem margem de dúvida a primeira auto-estrada conhecida da nossa história. Não se enganou o Consul Apio Claudio, quando em 312 anos antes de cristo, contruiu a mais resistente auto-estrada da nossa história, onde passavam os grandes e pesados carros do exercito romano, e que se manteve muitas e muitas centenas de anos ao serviço das populações por onde passava.
Sem margem de dúvida que nessa altura, andavam os romanos nas suas quadrigas, e como nao tinham limitadores de velocidade, e embora as quadrigas nao tivessem amortecedores, atingiam a velocidade estonteante de 60 km hora.
Até aqui, vemos que 300 anos antes de cristo, ja havia necessidade de andar depressa, e contruir auto-estradas, para ser mais fácil a deslocação de pessoas e bens, o problema, é que 2300 anos depois, continuamos a construir auto-estradas- com muito mais espaço, com inclinações para se poder andar mais depressa e os carros nao se despistarem, etc. e tal, e segue-se os exemplo dos países mais desenvolvidos na segurança, na qualidade dos pisos, opsssssssss aqui é so os outros, que se preocupam verdadeiramente com a segurança dos seus habitantes, e metem alcatrão nas estradas, com porosidade e abrasividade, para que os carros nao se despistem as primeiras chuvas, e depois, os países mais evoluídos, se calhar menos latinos, se calhar com políticos menos 3º mundistas, para nao lhes chamar vigaristas e ladroes, e nao regulam a velocidade nas suas auto estradas, porque estas são construidas e arranjadas, com o que de mais seguro existe, e sem andarem a dsviar qualidade, para meter algum aos bolsos, enquanto que nos países mais atrasados, e mais latinos, passa-se exactamente o contrario. Temos outro problema, que é a globalização, e com essa globalização, em vez de se trocar informações altruistas, honestas, trocam-se as vigarices, e se calhar manuais, de como roubar um povo sem que ele refile, ou de como aldrabar demagogicamente as populações, de forma a que se por acaso falem muito alto até a justiça esteja do lado de quem nos esfola a olhos vistos.
Resumindo, se em 2300 anos, nao se evoluiu nada, o que mais será preciso para que esta gentinha que se acham Deuses, deixem de pensar só nas luvas, e começem a olhar pelo povo, e a criar condições de países elevados moralmente?
Será que ainda estari do lado de cá nessa altura, ou ja estarei a olhar do lado de lá, para tanta gente que tem de sofrer, para pagar o que fazem a humanidade????


Ja agora vale a pena pensar nisto

3 comentários:

Focke-Wulf disse...

o mote da tia disertação, se é que me premites que assim a clossifique, foi muito pertinente, e é uma analogia bastatnte adequada e lógica. Mas...não esquecer que os romanos como grande civilização que foram só o foram devido a ambição de poucos, a vontade de ter mais e de se impor aos restantes, tal como hoje acontece, já antes das proprias autoestradas havia ganancia, e a autoestarada apenas apressou essa mesma ganancia,não tenho qualquer podor em afirmar que o funcionaslismo publioe esta podre, oco cheia de bicios, e eu infelizmente sempre que me da jeito tambén recoro a favores, ainda que pequenos tambéme stoua contribuir para mais uma peçinha na engrenagem...fugi ao assunto, fugo sempre, mas é certo que a desresponsabilização é um sintoma latino, não emos pessoas com vontade ne coma seriedade e carisma suficiente para não ter medo de agir, e falo de um agir em prol de toda apopulação e não apenas de alguns. eu procuro sair do sistema, apesar de sugado por ele, mas lutarei com todas as minhas frças e continuareia lutar para que fique melhor, depedne de todos nós!

abraço sentido a quem defende a felicidade e a integridade!

Undisclosed disse...

Eu remeto-me a umas palavras soltas, porque tudo aquilo que englobe assuntos dentro de pessoas e politicos em Portugal me dá vontade de fugir daqui...
Ora cá vão as palavras e entenda-as quem quiser...
- Cultura Social;
- Politíca Corrupta;
- Acomodação Nacional;
Venham os romanos...

Holland disse...

Romanos? Tanto ou mais impressionante é o que eu vi hoje no Discovery Channel, passadores de torneiras são feitos hoje em dia exactamente da mesma maneira que os romanos os faziam há 2000 anos atrás... não é de maneira semelhante, é exactamente igual, o mecanismo, aspecto, tudo igual, um ao lado do outro e tirando a idade não dava para distinguir.
Mas de certa maneira é compreensível (ou não), há certas coisas tão simples e engenhosamente perfeitas que é impossivel melhorá-las, um bocado como a roda, é difícil melhorar a invenção da roda. Um passador é mais complicado em termos de engenharia... mais susceptível de ser melhorado, mas nada...
Ok, mas uma estrada e a velocidade de circulação é outro história sim senhor, mais 2000 anos e podemos andar a 180km/h nas nossas estradas mais rápidas... wow!