18 janeiro, 2006

Perdoar

Naturalmente que quando escrevo alguma coisa aqui, e sei que alguem ca vem ler, alias, sei quase todos os que me leem (segredo, ehehehe), será para transmitir pensamentos, ou filosofias, ou sentimentos, de mim para alguém, e, SEMPRE, com intenção de alertar as pessoas para os que de mal eu acho que fazem, e, NUNCA, com o objectivo de castrar alguém, ou de dizer mal pelo prazer de dizer mal. Se ponho o meu sentido critico aqui exposto, é de facto para ver se quem le estes breves apontamentos, tem a capacidade critica de perceber o que está mal, e se consegue também ilucidar-me a mim, por forma a corrigir-me!
É claro que eu as vezes sou demasiado óbvio nos "recados" que mando, e nas teorias que defendo, e sei que nem preciso de lhes meter o endereço, porque embora sem certezas, os meus amigos mais próximos, sabem pela certa a quem se dirigem.
Podem querer que nunca ponho outra intenção nos recados que dou, sejam eles mais violentos ou menos, mas todos eles, teem como finalidade, atingir um objectivo mais alto, que é de facto as pessoas eventualmente corrigirem-se de erros de palmatória, ou então, se estiver eu a ver mal a coisa, corrigirem-me a mim.
Em posts anteriores, por exemplo em 8-6-2005, eu dizia pela letra de alguém:

......Tolerância mútua é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera." (Ghandhi).....
"Ame a quem te ama, não a quem te sorri, pois quem te sorri te engana, e quem te ama, sofre por ti."

Se repararmos essencialmente na última, é um grande alerta para aquilo que é meu apanágio lutar contra (vidé topico deste blog) que é nem mais nem menos a hipocrisia, e este ultimo pensamento esta como uma luva, "ama a quem te ama e nao a quem te sorri", porque de facto, quando as pessoas sorriem e nao te dão nas orelhas, sendo tu um ser humano cheio de defeitos, e quando digo tu, digou eu, então alguma voisa está mal, porque se te sorri muito e te mostra o pepsodente, esta a papar-te a mona!

Mas antes disso, em 26-7-2005, dizia eu:

"É fundamental saber que intençao cada pessoa tem em mente para poder decidir até onde confiar nela." (Cícero)

"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica."(Norman Vincent)

"O único tirano que aceito neste mundo é a voz silenciosa dentro de mim, a consciência." (Mahatma Gandhi.)

Porque será que referi estas mensagens? Será porque efectivamente me preocupa a hipocrisia? e porque me preocupa que me mostrem os dentes e me estejam a apunhalar? naturalmente que sim, mas, que recados então trará estas mensagens?????
Vamos la tentar perceber. Se estivermos atentos a primeira mensagem, ela poderá querer dizer.... ja sei o que vales, ja sei o que és, sei que nao es grande coisa, ve se mudas para ver se começo a confiar em ti!
A segunda, quererá dizer.... és tão vaidoso, que só te ouves a ti, e até sentes o ego a subir sempre que ouves a tua voz, o teu orgulho e a tua vaidade é tão grande que estás ofuscado por ti mesmo, no entanto, se ouvisses a critica dos que te querem bem, talvez te tornasses numa pessoa melhor. E por ultimo, talvez queira dizer.... o teu pior inimigo és tu, porque um dia a tua consciencia te vai pedir contas, será que terás crédito suficiente para pagar o que ela determina?
Bem, se quisermos ver as coisas pelo lado positivo, então estas chamadas de atenção seriam benéficas para quem as lesse, inclusivé eu, no entanto, se quisermos ver os recados, ou os pensamentos, ou as filosofias (chamem-lhe o que quiserem) de forma prejurativa, então la estaremos mais uma vez a denunciar-nos naquilo que de facto apostamos, que é a negatividade, ou seja, ver tudo pela negativa, tal e qual como nos colocamos na vida.
É claro que mesmo com estes recados todos, e não conseguindo os objectivos, o facto de nao ter conseguido uma tarefa a que se calhar gratuitamente me propus a vencer, acabo por verificar que, nao vale a pena, nao me esforço mais, e que, ca em casa pensa-se as dez, quem está está, quem nao está estivesse, no entanto, perdoar, como digo no inicio, nao significa que andemos com as pessoas que perdoamos ao colo, nem que tenhamos que as ter ao nosso lado, e nunca ponho as coisas sem perdão, porque gosto que me perdoem a mim, e por isso, peço sempre perdão pelos meus erros, e perdoo a toda a gente que tenha errado comigo, no entanto....


......Tolerância mútua é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera." (Ghandhi).....

ou seja, perdoar, nao significa ter de levar com os que perdoamos em cima de nós permanentemente, significa nao ganhar ódio, ganhar rancor, ou qualquer tipo de sentimento de vingança, mas, nao significa que tenhamos de estar ao lado!

beijos a quem e de beijos
e que me perdoem, a quem eu tenha feito mal, porque quem me fez mal ja estava perdoado antes de o fazer.

Miro

1 comentário:

Focke-Wulf disse...

tu não sabes...mas eu já fui intransejente e teimoso, orgulhoso e egotista até!

não sabia perdoar... e agora não sou perdoado!mas cá estou para dar a volta e aprender com os meus erros, mas sem a redençãoa todo o custo, isso já lá vai!

Isto anda muito a volta do fazer o bem e bem recebes...agi mal, pago hoje as "favas" por isso como se custuma dizer!

atentai as palavras deste grande homem!

abraço sentido