15 abril, 2005

Prova de fé (acreditar)

Imaginemos alguém que nos estará próximo, e de quem gostamos... um filho, um amigo, uma parente proximo, um vizinho, qualquer um deles, desde que a nossa confiança nessa pessoa nunca tenha deixado dúvidas, e ja tenha dado provas de seriedade.
Imaginando essa pessoa, somos confrontados com o acreditar-mos nela porque ja nos fez crescer conhecimento sobre ela, ja teve actitudes que demonstra serem de alguém com caracter, e portanto, nunca nos deixou dúvidas sobre a sua fidelidade e amizade.
Assim sendo imaginemos agora, que nos vinham dizer coisas dessa pessoa por vias travessas, e que algumas más linguas tão astutas nos seus contos e ditos, nos abalavam um pouco o que acreditavamos na pessoa, e por isso, ia deixar toda uma história ja escrita, sem bases sólidas.
O que é que fariam numa situação destas? aceitariam de bom grado as más linguas, ou, porventura, seriam capazes de chegar a pessoa que supostamente confiavam, e lhe perguntariam o que aconteceu, e porque? Não esqueçamos, que essa pessoa nunca nos deu razões para termos dúvidas dela, e antes pelo contrário, deu-nos provas da sua sinceridade e correcção!
Pois o grande problema esta na fragilidade das nossas convicções, que na maioria das vezes, temos tudo para acreditar-mos, mas... quando os pósinhos estão certos, faz-se a polvora e rebentamos com tudo o que até então acreditavamos, sem dar-mos uma oportunidade a pessoa de se defender.
Quero com isto dizer, que em relação a tudo o que nos rodeia, é preciso também ter fé, acreditar com sentido crítico, mas seguindo a lógica, acreditar, pois se nao temos provas do contrário, nao devemos por em causa tudo o que aprendemos, tudo em que nos baseamos, porque corremos o risco de perder as bases, e cair em desiquilibrio.
Estou hoje a falar nisso, porque ontem foi um dia assim, tudo o que me rodeava, todas as informações, todos os acontecimentos, punham em causa a minha fé, punham em causa em tudo o que acredito, e bem antes de poder comprovar, estou aqui a escrever, para dizer que tocou, mas nao abalou nada em que eu acredito, pois nao faria sentido fundamentar as coisas num determinado sentido, e de um momento para o outro, sem provas, desconfiar, ou desacreditar tudo aquilo em que acredito.
A mesma coisa se deve passar com as pessoas. Quanto custa a uma pessoa séria e verdadeira, que nao acreditem nela? quanto custa a uma mulher ou a um homem, que o seu companheiro ou companheira, por mais que fale verdade, nao se acredite neles? quanto custa a um pai ou a um filho, quando explicam uma situação que os fez errar, e eles nao acreditam? quanto me custa a mim, dar-me completamente as pessoas, e verificar que algumas delas se lhes digo que uma coisa é preta, ainda poeem em causa se será?
Posso dizer-vos que isto custa muito. Ser sério e honesto, ser correcto, sincero, etc e tal, não é fácil nos dias de hoje, tantas são as pessoas que deviam conhecer-nos e não se esforçam minimamente para nos conhecerem, por isso resta-me apenas dizer que:
1- A minha fé nao está abalada, quer naquilo em que acredito, quer nas pessoas
2- Que ha pessoas que me poderão mentir com facilidade, porque tenho tanta confiança nelas, e acredito tanto nelas, que serão as únicas que me podem fazer engolir a maior mentira de sempre, pois, confio nelas de tal maneira, que nao ponho em causa o que me disserem, apenas posso e poderei por em causa a logica do que eles eventualmente me disserem, pois acredito neles, mas poderei nao acreditar na maneira como eles eventualmente vejam as coisas que é bem diferente. Por exemplo: chegarem a minha beira e dizerem-me que acabaram de ver uma coisa qualquer estranha, mas que podia ser ilusão de óptica, nao pondo em causa o que os olhos deles viram, e acredito que seja esse o sentimento do que viram, ponho em causa se eles nao tiveram uma ilusão de optica. Isto que dizer que, acredito no que eles sentem que viram, mas posso nao achar que foi mesmo isso que viram e que apenas tiveram uma ilusão de óptica, que mais tarde se poderia confirmar se os olhos deles estavam certos ou não, mas nunca poria em causa o que eles viram, ou seja, para mim, eles viram mesmo, porque apesar de ser uma ilusão de óptica, foi simplesmente o que eles viram.
Parece complicado mas nao, é simples, acredito na pessoa, mas posso por em duvida a forma e a circunstancia em que essa pessoa viu.
Chama-se a isto, confiar e acreditar, ou... TER FÉ.
Se a lógica vos encaminha para algum lado, nao abdiqueis da Fé, pois enquanto nao vos provarem o contrário, pela logica ou por provas palpáveis, mantende-vos na razão da lógica, e não ponhais em causa, toda uma estrutura que construiram, seja ela na base de confiança nos amigos, na família, ou em Deus!
Beijos a quem é de beijos

Sem comentários: