04 abril, 2005

Actitudes

Ainda nao percebi muito bem o que se passa hoje no mundo. Vejo homens de 30 anos, a viver a custa dos pais, e muito pouco preocupados com o futuro, pensando se calhar que os pais vão durar sempre, e que eles não vão ter de um dia serem responsaveis pela vida deles.
De facto, eu aos 30 anos ja tinha decontados para a segurança social, 16 anos, e por estas razões, nao me admira que um dia destes me digam que não ha segurança social, a menos que os imigrantes continuem a chegar, e a descontar, estamos com o futuro ameaçado.
O que se passa com os valores que não ha muitos anos havia, dos filhos se preocuparem com a sua vida, com o seu futuro, com as conquistas de independencia, com o orgulho de vencerem e poderem ter um rumo, criar uma familia etc e tal?
Da-me a sensação que entre muitas outras coisas, somos nos os pais, os culpados, porque em vez de encaminhar-mos os nossos filhos, e lhes dar-mos a mao para eles crescerem e criarem as suas bases, fazemos deles eternos bebés, sob a nossa alçada, damos-lhes tudo o que pedem e está ao nosso alcance, e devagarinho, estamos a criar um monte de miudos mimados, sem respeito por ninguem, sem principios, sem valores, sem saberem dar o valor as coisas porque nao se esforçaram para as ter, e quando alguma coisa nao corre de feição, ainda se viram aos pais, dizendo-lhes que eles nao sao bons pais porque nao lhes dão este mundo e o outro.
O que faz alguem a caiminho dos 40 anos, ainda a viver a custa dos pais, e a levar uma vida mais faustosa que muitos dos que trabalham?
O que leva a pensar a uma besta destas que faz sofrer os pais, que so sabe fazer exigencias, em vez de andar com os pais nas palmas das mãos? o que faz o amor dos pais, que estraga tanto os seus filhos. Bem, eu sei que para estes pais, o medo de perder os filhos é tanto e tão grande, que os faz perdular as situações, e sofrer tanto por eles, que quando apanham um dos filhos estabilizado, doce, com familia e um ser que se tornou especial, faz pensar que, um dia os outros também assim serão, e que portanto vale a pena amargar tudo e todas as situações, para que um dia a paz reine, e o amor dos filhos venha ao de cima. Esse medo traduzido em amor, faz com que esses pais, sofridos com chagas de dor enormes, cedam as exigencias dos seus filhos, e se agarrem com alma e coração, ao filho que eles neste momento teem que lhes da de retorno o amor que recebeu sempre.
Quanto a mim, o que esta quase na casa dos quarenta e ainda vive a sombra dos pais, so teria uma maneira de aprender a ser mais educado, e mais sensivel, que era cortar-lhe os apoios financeiros, e obriga-lo a esfolar a pele para se sustentar, e nao andar a viver a pala dos que ja estão cansados de trabalhar.
O que me dá na alma, e saber que ainda ha gente assim, sem escrupulos, capaz de andar a xular os pais, viverem faustosamente sem nada fazerem, e ainda terem mas palavras para quem lhes da tudo.
Se meu filho fosse, para além de um arraial de chapadas nas trombas, ja tinha ido trabalhar a muito para conseguir sustentar-se, e acabar com os vicios de quem nada faz. e nao quer fazer. Como não é, resta-me pedir a Deus que o ajude a ver melhor o caminho, e que deixe de fazer sofrer os que o amam, e os que lhe estão proximos que também sofrem por ele, e pelos pais dele, que quando vertem uma lagrima, essa lagrima é sentida por todos nós os amigos intimos, e a dor trespassa o coração, chegando a dar apetites de dar um correctivo nessas merdas de gente, que indignam cada vez mais, os que teem bom senso.
Pensem só que um dia terão o que semeiam, e um dia, alguem viverá para vos fazer tudo o que vós fizerdes aos outros, e o sofrimento que causastes, vos causarão a vós mesmos. Não vos queixeis depois, quando receberdes o que semeastes.
Ja agora vale a pena pensar so um bocadinho nisto, e se calhar, a todos os que vivem a custa dos pais, pensarem que vale a pena esforçarem-se um bocadinho, para aliviar as dores deles.
Beijos a quem é de beijos!

Sem comentários: