31 março, 2005

Aprender a viver

Parece pelo titulo que aí vem mais uma daquelas de arromba, mas não. São nem mais nem menos as minhas avaliações solitárias do que é importante na vida, das introspecções que faço, e dos resultados que vou atingindo, com as minhas analises superficiais do que me acontece na vida, e dos valores a que eu naturalmente vou dando prioridade, e que se vão modificando ao longo dos tempos.
Sabendo eu que andamos cá para evoluir moralmente, não me é dificil constatar, que, a maioria das pessoas, num frenesim doido, apenas vive para o ter material, e só pensa em ser mais que os outros materialmente e não moralmente. Olho a minha volta, e vejo as pessoas a querer mostrar que teem mais que os outros, ainda que sejam uns simples oculos de marca cagativa, mas que denota que essa pessoa tem "bom gosto" (cagão) porque nao usa uns oculos que na maioria das vezes são melhores que os de marcas cagonas, mas, nao dão tanto na vistaça. Se apreciarmos a sociedade, vemos toda a gente armada em cagona, toda a gente salvo seja, a grande maioria das pessoas, sempre a procura de marcar a diferença dos outros, de mostrar coisas diferentes e melhores, e, não vemos infelizmente, ve-los a olhar pelos mais desfavorecidos, olhar para os que sao mais animais e querer cultivar-lhes um maior sentido de humanidade, nao vemos as pessoas a fazer esforço para seem mais simples e humildes, não vemos a sociedade a caminhar no sentido de se entreajudar como um todo, mas cada vez mais, a seguir um rumo de egoísmo, cada vez mais barbaro, sem escrupulos, a atropelarem toda a gente, sem nenhum sentimento e sem moral.
Porque será que olho para este tipo de situações e me bate na cabeça um pensamento simples, de como alterar a ordem das coisas.
Se formos nós seres mais evoluídos moralmente, ou pelo menos com essa vontade, com a vontade de ser evoluído moralmente, a tomar determinadas "modas", a lançar desafios a sociedade, no sentido de valorizar o ser, em vez de valorizarmos o ter, se calhar digo eu, conseguiriamos modificar um bocadinho este planeta. Porque não começar-mos por olhar para as pessoas e valorizar os sentimentos, e em vez de dizer-mos: aquele gaijo tem um porche carrera, é cheio de nota, olharmos para o tipo e dizer-mos: coitado, so tem o porche carrera, ja viste as maneiras agressivas dele? já vistes as manias com entrou no carro?
Se mudassemos estas pequenas coisas, um dia diríamos, olha, o gaijo tem um porche carrera, ja viste como ele foi delicado com a companheira? javiste como foi amavel com quem ia a passar? ja viste a simplicidade do olhar dele para com os outros? e aí sim, então o Ter, ja está associado a sensibilidade, a educação, a moralidade, e portanto, perfeitamente em equilibrio com a humanidade.
Se assim fizermos, e se der-mos o primeiro passo nesse sentido, verificaremos que mais cedo do que imaginamos, teremos um mundo socialmente melhor, com pessoas menos egoístas, porque o que é valorizado nao é o porche mas sim as actitudes, e teremos de facto um mundo, onde criar os nossos filhos, será de facto mais simples, e melhor.

Que tal pensarmos nisto so um bocadinho?

beijos a quem é de beijos!

Sem comentários: