14 março, 2005

Gente pobre

Há pessoas que são pobres de tal maneira, que não há caridade que as faça sair da pobreza onde entraram. Quando digo isto, não estou a falar de pessoas pobres de bens materiais, de dinheiro e afins, mas sim de valores. Valores morais com que a nossa sociedade infelizmente, se vai perdendo, e começa-se a achar normal, comportamentos que arrepiam o mais comum dos mortais.
Dei-me conta de uns casos ultimos de relações entre pessoas, que mais parecem filmes de terror, e com contornos que ha alguns anos seriam rotulados de xulice, e noutros de maxismo primário e obsoleto, com proximidade aos seres trogoloditas sem sensibilidade.
Então vejamos algumas situações:
Numa delas temos o caso de alguém que vai aos bares com a respectiva, e em vez de ser cavalheiro e quando convida a respectiva a sair, pagar as contas da respectiva, pega com o maior avontade, na carteira da respectiva e paga as contas até dos amigos, com a carteira da respectiva, e, ainda diz, que nao se inibam de pedir, porque a respectiva paga. No meu tempo, o nome dado a uma pessoa como esta, era de xulo, despota, sem escrupulos, mas, pelo que me parece, hoje deve ser normal, porque se calhar a falta de Homens com H deve ser muita, e então, é atenuante o facto de ter alguém que nos prejudica, mas pelo menos mata "supostamente" a nossa solidão. E é o medo da solidão, que poe imensas pessoas a serem obejecto das mais infames situações, que passam a ter caracter normal, quando deveriam ser repelidas e expelidas, com força, para que gente pobre de principios, aprendesse a lutar pelas coisas, e a ter alguma dignidade, e algum amor pelos outros, em vez de viverem a sombra do medo da solidão dos outros.
Num outro caso, sei de uma situação, em que determinado individuo, namora com uma rapariga, que ameaça, maltrata, impoe, exige, e, ela cheia de medo, arrasta-se numa relacção que nunca deveria existir, porque amor, não é prisão, repreensão, dor, medo, etc e tal, amor é, compreensão, alegria, companheirismo, amizade, ternura, compaixão, solidariedade, etc e tal.
Que leva pessoas como estas a aturar tais comportamentos e taisatitudes barbaras e despotas de tais pessoas? que raio de sentimentos prende pessoas a tais filhos da puta que nao teem outro nome, e mante-los ao seu lado?
Ca por mim, que ainda sou de "outro tempo", se alguem fizesse isso a minha filha, nao saia cedo do hospital, ou seja, se o marido da minha filha, o meu genro, trata-se a minha filha desta forma, vos garanto que nao saia do hospital mais proximo tão cedo, porque quando cura-se as pernas e os braços que eu lhe partiria, entrava no hospital antes de ele sair, e voltava a partir-lhe até a cabeça, que assim ele sentiria a vida como deve ser. Graças a Deus que sei que ele a ama, que a trata bem, e que é um bom companheiro dela, que sendo bastantes anos mais velho que ela, tem a sabedoria de saber tratar a sua companheira como deve, que sabe que todo o ser humano deve ser respeitado, e por isso, merece o meu apreço e o meu amor.
Vos garanto que se acontecesse que alguém tivesse o desplante de fazer qualquer destas coisas, nao era ela a ter de tomar atitudes e correr com tais filhos da puta, mas sim eu, que não suporto xulos, despotas, cabroes seja de que espécie fôr.
A essas pessoas que sofrem, so lhes posso dizer que se amem, e que nao deixem que as rebaixem e as esmaguem, que também são seres que merecem ser amadas, que merecem ter alegria de viver, e que nao merecem ter tais filhos da puta ao seu lado. O mundo ainda tem muita gente boa por aí, basta que se abram os olhos.
Beijos a quem e de beijos, e estaladões a quem merece.

Sem comentários: