04 março, 2005

Pensamentos céleres

Mais uma vez pensamos que temos direitos e mais direitos e que os deveres esses ficam para os outros.
Na nossa vida sabemos atribuir responsabilidades aos outros, mas, de facto, temos muita dificuldade em assumir-mos as nossas. É muito mais fácil apontar-mos os dedos aos outros, que nos virar-mos para dentro e perguntarmo-nos, para quando e que conseguiremos eliminar os nossos defeitos.
Muita das vezes confundimos o que sentimos e agimos com leviandade, em relação ao que move o sentimento alheio, e por outras, a capacidade de fazer chantagem psicológica ou emocional é tão grande, que qualquer ser infeliz, acaba por aceitar a sua infelicidade, por pena daquele que se faz vítima, e que se vitimiza, mesmo quando age de forma errada, mas deixa sempre um ar de quem nada fez de errado.
Vejamos um exemplo: o ex- primeiro ministro Santana Flopes, andou no tempo em que esteve no governo a gastar mal os dinheiros comuns, sim, dinheiros comuns, são do Povo, nada fez de positivo pelo país, e ganhou dentro do próprio partido, pelas pessoas sérias que lá existem, resistências, e foi criticado duramente mesmo pelos seus pares de pensamento, porque efectivamente, não tinha nexo nenhum uma figura de estado, andar a fazer as merdas que ele fez, de dar prioridade a uma passagem de modelos em detrimento de um encontro com um primeiro ministro de outro país que nos visitava. É claro que, ele segue a sua vontade, e deve segui-la, só que não podem obrigar ninguém a concordar com ele, e portanto, como não lhe convinha perder a posição que tinha, até porque é um apreciador de gaijas (isto não é prejurativo, antes isso que…. Rais mo portas), mas, não o pode fazer com o dinheiro daqueles que contribuíram para que socialmente esse dinheiro fosse aplicado na solidariedade de nossos compatriotas, logo nossos irmãos.
No entanto, veio para os canais públicos, chorar e babar ranho, porque lhe bateram na incubadora (coitadinho, era precoce), que lhe deram umas chapadas, etc e tal, mas, não disse, que semeou aquilo que colheu, quanto teve atitudes que não devia.
Vejamos na nossa vida e façamos uma reflexão.
O que fazemos de errado que poderemos corrigir? O que fazemos diariamente que molesta os outros, e que depois num acto de desespero, nos atiramos para a frente, a tentar corrigir o que se calhar já não tem correcção? O que faz com que pensemos que podemos usar e abusar das pessoas que nos rodeiam, que podemos fazer as vigaricezinhas que quiser-mos, e pensar que ficamos impunes? O que nos faz pensar, que podemos bater, machucar os outros, ferir a alma de alguém que não pode resistir, ou que não nos pode enfrentar, e que ficaremos impunes? Que nos faz pensar que não receberemos tudo o que fazemos de bem e de mal?
Por acaso alguém já semeou batatas e colheu cebolas? Por acaso alguém pensa que quando semeia ventos, não vai colher tempestades?
Muito bem.
Pensemos que estamos num mundo em que em vez de só se ver o que fazemos e ouvir o que dizemos, nos lêem os pensamentos. Pensem só o quanto isso seria terrível para aqueles que fazem uma coisa e dizem que sentem outra, imaginemos uma pessoa a sorrir para nós a dizer que nos ama, e nos a ver-mos no pensamento que isso não é verdade, uma pessoa que diz que é nosso amigo e que de facto só pensa em vigarizar-nos, uma pessoa que esta disponível para tudo o que queremos, que nos bajula, porque temos dinheiro (sou perito neste assunto, ou seja, escaldado até ás unhas dos pés, daqueles que são muito nossos amigos enquanto temos dinheiro), ou por outro lado, ver o que acontece neste mundo, com pessoas tão interesseiras, que são capazes de usar os sentimentos, casarem e estarem dois meses a fingir felicidade, e depois…. E depois sim….. é fodido ver que afinal os sentimentos não estavam lá, mas sim a necessidade de facturar, e depois, já deixamos de ser prioridade, e deixamos de ser o que pensava-mos que éramos, e passamos a ser o que afinal sempre fomos aos olhos dos abutres, mera carne para canhão, mera maquina de facturar. Quantos casos não conhecemos??? Quantas pessoas vemos com sorrisos de plástico, sem personalidade, falsos como Judas, a tentarem mostrar e a tentar comprar os nossos sentimentos??? Que nos oferecem coisas que nos sensibilizam, mas que tinham uma finalidade bem defenida. Que na altura achamos que foi um esforço de amor, mas que, devido as dificuldades que passamos, verificamos que afinal não passou de uma ilusão de óptica. Tudo o que estou aqui a escrever, são coisas vividas por mim, não estou a mandar recados, mas apenas a tentar puxar os neurónios das pessoas que conseguem ler isto, e tentar fazer com tenham sentido critico, e que percebam que mesmo vigarizados, devem sempre ter amor para dar, devem sempre pensar que apesar de ludibriados não devem deixar de sentir amor, pois as desilusões fazem parte do crescimento, e as angústias, as dores, o sufoco de não poder resistir a alguém que nos fez muito mal, de lhe poder dizer que isso não se faz, da violência familiar a que algumas pessoas estão sujeitas, e dizer, BASTA, vamos apenas deixar fluir o AMOR.
Para todos os que já tiraram pedras do caminho, e que cada vez se sentem mais fortes e capazes, por certo se ainda não encontraram a felicidade, não se preocupem, se semearam bem, a colheita não demora!

Beijos a quem é de beijos!

Sem comentários: