30 abril, 2005

Pessoas

Todas as pessoas são diferentes. Todos temos maneiras e formas de pensar diferentes, todos temos sensações em relacção aos acontecimentos diferentes, e todos vemos de maneira diferente o que nos dizem, fazem, ou agem sobre nós. O problema de entendermos a sociedade é sem dúvida um pouco esse, e as vezes damo-nos conta que nos esquecemos do que está estipulado socialmente e agimos em conformidade com o nosso estado de espírito, sem darmos conta que as vezes prejudicamos os outros, até pelo que não fazemos. Quantas vezes, porque está estabelecido socialmente que os amigos são aqueles que se preocupam connosco, e nos ligam e perguntam como nós estamos, e se não lhes ligamos, podemos estar a magoar essas pessoas sem querer, mas, mesmo assim, ao não nos preocuparmos com eles como seria de esperar, eles sentem-se magoados.
No nosso comportamento, devemos ter muito cuidado com o que fazemos em relacção aos que gostam de nós e de quem nós gostamos, sob pena de agirmos de uma forma, que em vez de nos estarmos a proteger de uma situação que temos receio de enfrentar, estaremos a cometer o erro de afastar a pessoa de quem gostamos e feri-la de uma forma irreversível. Por exemplo, e eu que gosto sempre de dar exemplos, se tivesse evitado o encontro com o meu melhor amigo porque lhe devia dinheiro, nao saberia de uma forma simples que ele me queria bem, que me amava verdadeiramente, e estaria afastado do seu grupo de amigos porque eu proprio nao permiti que ele fosse meu amigo.
Posto isto, podem acontecer coisas com as pessoas mais chegadas ou amigos nossos que estando as vezes a espera de apenas uma palavra de consolo, nao nos dignemos a dar-lha, so proque pensamos que nos vai exigir qualquer coisa que nao estamos preparados para dar.
É o pior que poderemos fazer pois se as pessoas nos amam e gostam de nós, podem ajudar-nos a vencer os nossos medos, e estarão irremediávelmente ao nosso lado, nunca pondo em causa os nossos timings, e respeitando a nossa vontade. O deixarmos de conversar com eles, pode sugerir que nao os queremos ver mais, e eles entenderem isso de uma forma violenta e acabarem por deixarem de estar presentes, pois não soubemos partilhar com eles os nossos anseios.
Já agora, vale a pena pensar nisto.

Um beijo a quem é de beijo, e um abraço a quem é de abraço

Sem comentários: