13 junho, 2005

Quando era miúdo.....

Quando era miúdo, achava que para se ser Presidente da República ou para se ser Primeiro Ministro, era preciso ser ou ter uma estaleca muito grande, e conhecimentos fora do comum, para além de uma graduação académica invejável.
A desilusão de crescermos e ver-mos que afinal eramos mesmo ingénuos, faz com que sentimos essa desilusão de uma forma muito violenta, pois acabamos por verificar que, durante tantos anos e mandatos, em liberdade (supostamente), ja deveria ter aparecido um Primeiro Ministro ou um Presidente da República, que, em vez de promologar documentos para comprar armas, fosse irreverente, e disse-se que enquanto houvesse fome no seu País, nada mais seria feito até que se acabasse com a fome, e depois, tivesse actitudes na politica internacional, também de combate a fome e a degradação humana.
Como disse, quando era miúdo pensava que assim deveria ser, mas hoje que sou adulto, verifico que nunca tivemos, e nao temos, nenhum digirente com capacidade de mostrar aos seus cidadãos que nao se deixam levar pelas influencias dos egoistas que so pensem em arrecadar mais e mais dinheiro, que nao se intimidam com lobbys nem outras forças ocultas, que mais não são que mafias, bem dissimuladas, e algumas com assento no poder.
Gostava de ver que afinal para se ser um alto dirigente de um país, as pessoas nomeadas, servissem aqueles que mais necessitam, e estariam sempre ao lado dos que sofrem, e não ao lado dos que sugam tudo, até o sangue dos que estão combalidos.
Se calhar precisamos de mudar de pessoas, ou se calhar precisamos de mudar de mentalidades, ou se calhar... ainda temos de sofrer muito para que apareçam Gandhis, com amor para semear, e para distribuis, sem quererem arrecadar riquesas ou posições patrimoniais, a custa do sofrimento humano.
Basta olhar para os presidentes, de aldeias, freguesias, concelhos, e ve-mos que nenhum, que pelo menos seja conhecido, encabeçou alguma actitude de solidariedade progressiva, para eliminar a fome e a miséria. Afinal quem é esta gente que se candidata a lugares publicos de chefia??
Atrevermeia a dizer que na sua maioria, são pessoa narcisistas, que querem o poder pelo poder, e para mostrar que sao poderosas, e outras, porque teem necessidade de se afirmar, para eliminar as suas frustrações pessoais, e por isso temos uma panóplia de politicos interesseiros, uma grande maioria corruptos, e pouco interessados e acabar com as mazelas do seu povo. Um dia até isso mudará, depende de nós povo termos consciencia do que permitimos que nos façam, e começar a pensar que teremos de ter atitudes mais fortes, contra essa panoplia de gente sem escrupulos, que so lhes interessa a posição social, e que nada fazem por aqueles que os elegem.
Beijos a quem é de beijos

Sem comentários: