07 junho, 2005

Raciocinio

Fico espantado com muitas pessoas que são inteligentes, e não é por elas dizerem que são que eu digo que são, e nao se dão ao trabalho de analizar a logica dos problemas da vida deles, e das pessoas que os rodeiam.
Fico deveras espantado, como pessoas que tem alguma desenvoltura intelectual, e até podem analizar coisas complicadas para o normal e comum dos mortais, depois nao são capazes de pôr essa inteligência ao seu próprio serviço, e perguntarem-se os porques das coisas que surgem a nossa frente, e analizarem os sinais que nos dão de alerta.
Imaginemos que um amigo meu foi beber uns copos, e no regresso a casa, vai conduzir e eu o aviso que é perigoso conduzir alcoolizado, que pode provocar acidentes, e ele proprio, ser vitima desse alcool que leva no sangue.
Como se convence alguém que esta embriagado a ver que nao está em condições de se conduzir, e se convence essa pessoa a ser conduzida ou a alugar um taxi (ser conduzida por um estranho profissional) para que nao corra riscos? O embriagado acha quase sempre que esta bem, e se for um alcolatra, então pior, pois esse, esta convencido que nunca esta com os copos, e que ainda pode beber mais umas pipas, quando ja nem se aguenta nas pernas.
Pensem so no quão dificil é a tarefa de ajudar uma pessoa nestas condições, e que, a maioria das pessoas, abandona ao primeiro choque, abandona no primeiro round que perdem, deixando a pessoa seguir o seu enfatizado caminho, podendo ficar paralitica para sempre.
O que é que um verdadeiro amigo deve fazer numa circunstancia destas?
Para nao se zangar com ele deixa-lo seguir com os seus intentos?
Para nao ter a consciencia pesada roubar-lhe as chaves do carro, e chamar um taxi?
Ou, estar com ele nao o deixando seguir, mesmo que naquele momento em que esta completamente fora de si, termos a actitude firme e mesmo que ele se zangue connosco, nao o deixarmos cometer loucuras?
Por mim, é óbvio que amigo meu, se estiver bebado, nao conduz mesmo, nem que tenha de lhe dar uns pares de estalos e ele nao me fale durante muito tempo, mas pelo menos, sei que tudo fiz para que ele nao esteja hoje a lamentar-se de estar numa cadeira de rodas a gemer o que lhe aconteceu.
Há coisas que nao teem gravidade fisica, mas que as mossas que fazem são maiores, e as vezes, arrumam mentalmente com as pessoas. Ora sabendo disso, a minha actitude, e mesmo que me deixem de falar, continuar a lutar para que essas pessoas sejam livres, e enquanto eu achar que são merecedoras do meu apoio, eu vou da-lo, a partir do momento em que ache que nao.... bem... cada um de nós tem um caminho a percorrer, eu tento seguir o meu o melhor que sei e posso.
Beijos a quem é de beijos

Sem comentários: