08 junho, 2005

Tolerancia

......Tolerância mútua é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera." (Ghandhi).....

Todos devemos ter tolerancia com toda a gente, mas, isso nao quer dizer que aceitemos que apesar de tolerarmos as pessoas que fazem mal, as aceitemos, e, ou aceitemos o mal que elas fazem.
Tolerar significa que devemos perceber que um dia o mais "exdruxulo" dos homens, será também ele perfeito, á custa de muito sofrimento, pois quando nao se aprende com amor so se aprende com dor. Por este motivo, todos os que hoje fazem mal, vão ter de sentir na pele o que fazem, e perceber que o mal que fazem, lhes virá acrescido dos respectivos juros pois nao sendo uma prova, mas sim, uma expiação, será sempre mais dura.
Quer isto dizer que uma prova, é por pedido nosso que a fazemos, para experimentar-mos as sensações que podemos provocar nos outros, e a expiação é a reparação do mal que fizemos, logo portanto, é mais duro de passar porque não foi so sentir o que é receber o mal, mas sim regatar essa divida, de maneira que deixe marcas profundas para que nunca mais apeteça voltar a faze-lo.
Tolerar, quer dizer que mesmo o mais estupido dos mortais neste momento, o mais barbaro, nao lhe devemos fazer mal, no entanto, deveremos sim pedir que ele apresse a sua evolução, e que de preferencia nao esteja no circulo onde nos movemos, mas que se situe nos meios onde as pessoas pensam e agem da mesma forma, ou seja, pedir para que eles nao infectem o meio mais limpo, e que ultragem as pessoas que ja poliram mais as suas arestas!
Por isso, tolerar, nao significa compactuar, partilhar espaços ou ideias, partilhar pessoas, ou, aceitar que essas mas influencias estejam perto de nós, mas sim, nos meios adquados onde se sintam como peixes na agua, até que aprendam com o proprio veneno, o significado do amor e da amizade.
Beijos a quem é de beijos!

Sem comentários: