10 janeiro, 2006

FILOSOFIAS e filósofos

Andava eu a cuscar na net, para aprimorar o meu parco conhecimento académico, e hoje foi dia de passar em revista alguns dos filosofos gregos, que antes de Cristo, se deleitaram a escrever filosofias, ou seja, pontos de vista sobre a nossa existencia e sobre os varios conceitos da existencia, e formas de melhor estar para atingir a felicidade, e começando por alguém que me despertou mais a atenção, porque tem o nome do nosso 1º ministro, SOCRATES, dei com um site, onde mais ou menos me fez reavivar a memória sobre tão nobres filósofos, que embora ainda na época de, mais ou menos, 400 anos antes de cristo, e não esqueçamos que Moisés esteve na terra mil e queinhentos anos antes de Cristo, portanto a 3500 anos, mas diria eu no entanto, que ao reavivar a minha memória, este filósofo nos fala de coisas interessantes, como por exemplo a sensibilidade dele, em como segundo a sua maneira de ver, existia a vida para alem da morte, ou seja, era dado ao espírito (alma) a continuidade da vida, ate atingir um nivel de felicidade na perfeição.
Logo a seguir, apanho um outro filosofo, de seu nome PLATÃO, o qual, discipulo de SOCRATES, deu continuidade aos estudos do seu mestre, e, pela mesma maneira e se calhar com mais força, voltou a confirmar, e a dizer que a alma (espírito) desprende-se do corpo organico, e segue o seu caminho na ascensão e evolução constantes, e que nao tem idade, pois e eterna. Diversamente de Sócrates, que limitava a pesquisa filosófica, conceptual, ao campo antropológico e moral - Platão estende tal indagação ao campo metafísico e cosmológico, isto é, a toda a realidade
Logo de seguida, apareceu-me ARISTOTELES, discipulo de PLATÃO, que se dedicou as ciencias naturais (seria o que se lhe chamaria hoje).
Logo de seguida, apanhei DEMOCRITO, que é nem mais nem menos, um dos primeiros filosofos materialistas, e tenta a toda a força, convencer-se, e digo convencer-se, porque a vantagem destes filósofos, é que tentavam convencer os outros, depois de eles estudarem muito os assuntos, só depois de eles proprios estarem convencidos, e nao esqueçamos que ele é da mesma época que o nosso SOCRATES, portanto, alguém com vontade de por em contradição o que já SOCRATES divulgava, tal e qual, como na nossa época, os nosso livres pensadores, cheios de egoismo e ciumite aguda, por algume ser dono de alguma verdade mais verdade que outra.
Nietzsche o considera um poeta, Aristóles admira sua universalidade. Sua doutrina seguiu adiante, e temos outros atomistas, como Epicuro.
Ora aqui esta outro nome sonante de mais um pensador, EPICURO, que é herdeiro da tradição atomística de Leucipo e Demócrito, afirma na Física que os átomos são os únicos seres de que se pode ter certeza, explicando a múltipla variedade das coisas e do seu devir, pela combinação dos mesmos. Já na Canônica, sua "teoria do conhecimento" faz da evidência na sensação um índice de verdade e fonte única de todo saber, não contendo engano, pois apenas o juízo e raciocínio que fazemos dele é que pode errar. Ou seja. se como não chegasse ser ele um materialista, ainda é alguém para quem a verdade dele é absoluta e nao é passivel de estar enganado, e isto, por si só ja chegaria para dizer que alguém que assim pensa, é só por si uma pessoa de baixos pendores, pois, afiniza-se com o absolutismo do conhecimento, quase tipo, sou eu na terra e Deus no céu, mas como eu nao acredito em Deus, ainda sou mais importante.
Epicuro foi pessoa fidalga e refinada, o ideal da fidalguia antiga: fazer da formosura o princípio inspirador da vida, e fruir dessa formosura na própria existência pessoal. E foi um mestre eficaz de sabedoria aristocrática, feita de nobreza de sentimentos, senso refinado, gosto para a formosura, para a cultura superior. Em seus jardins, num sereno lazer, semelhante ao dos deuses, deu vida a uma sociedade genial, em que dominava o vínculo da amizade. Se nao houvesse á sua volta escravatura, e se nao houvesse martires, e outras coisas que os filosofos que acham que ha vida para alem da morte repudiavam, poderia ser EPICURO, nos dias de hoje, um BETINHO cheio de conhecimentos de algibeira, para os quais antes dele e em simultaneo ja o desacreditavam, e tal como hoje, há varias correntes de opinião, mas como tento sempre fazer ver, e no meu entender, esteve depois destes filsosofos todos, um filósofo maior que eles, JESUS CRISTO, e que desmontou seguramente todas as opiniões empiricas que existiam a seu tempo, e mostrou como ninguém, na PRÁTICA, e com muito AMOR, que existe vida para além da vida, que o espirito é imortal e eterno, ou seja, deitou por terra todas as filosofias materialistas, e se quisermos ver, PLATÃO, antes dos materialistas, achava que, deste mundo material e contigente, portanto, não há ciência, devido à sua natureza inferior, mas apenas é possível, no máximo, um conhecimento sensível verdadeiro - opinião verdadeira - que é precisamente o conhecimento adequado à sua natureza inferior. Pode haver conhecimento apenas do mundo imaterial e racional das idéias pela sua natureza superior. Este mundo ideal, racional - no dizer de PLATÃO - transcende inteiramente o mundo empírico, material, em que vivemos.
Para resumir, nós que temos o livre arbitrio, podemos sempre escolher o que quisermos, uma filosofia virada ao materialismo, a frugalidade, a sensualidade, a ideia de que apenas somos matéria, e que se assim é, porque nao matar e esfolar se apenas vivemos uma só vida, e portanto, roubar apoderarmo-nos das coisas dos outros para nosso belo prazer, ou então, considerar a outra faceta das filosofias, que é se há sofrimento, devo respitar os que sofrem porque eu nao gosto de sofrer, e se ha desigualdades, e se ha diferenças, e porque de facto uns estão mais atrasados que os outros, e os que estão atrasados, infelizmente as vezes teimam em nao andar em frente, e apenas querem disfrutar a seu belo prazer dos momentos, mas, normalmente sao chacinados pelo proprio veneno, e nao gostam.
Posto isto, e deixando-nos de filosofias baratas, que tal amanhã, começarmos a dar um passo para ajudar os outros e tentar que percebam que só numa sociedade onde o egoísmo desapareça, é possivel ser feliz, e que portanto, so com a humildade, a seriedade, a nobreza e altruismos das nossas actitudes, com paz e muito amor, seremos capazes de um dia olhar para o lado, e nao estar a espera de ver alguem que nos prejudicara, mas sim de alguem que no irá ajudar, sem que lho peçamos.

NB: Hoje foi um dia em que um amigo, sabendo que eu estava com problemas, veio ter comigo e ajudou-me a soluciona-los sem que lho pedisse, como ja lhe fiz outrora, e é destes gestos, que o mundo mudará, e poderá um dia ser uma planeta feliz!

Beijos a quem é de beijos!

2 comentários:

Undisclosed disse...

Antes de "começar" a opinar sobre o assunto do post apetece-me opinar sobre o post em si, e deixa-me que te diga, que só o facto de fazeres um compêndio de filósofos importantes, e salientares a importância e as teorias de cada um merece uma atenção, atenção porque não expuseste apenas um e salientaste a importância e o contexto social de todos :)
Agora passando ao post em si, e correndo ou não o risco de pisar terrenos mais perigosos apetece-me dizer, e é a minha opinião pessoal e fléxivel que dentro desses filósofos todos distinguem-se os que acreditavam que o palpável justificava tudo, e que mesmo assim conseguiam construir um mundo perfeito e os outros, que pessoalmente me agradam mais, que viam o mundo como um misto entre o que pode ser perfeito e o que por ser perfeito não pode ter explicação material e muito menos uma origem material...
Arriscava-me a perguntar onde é que se enquadram os sentimentos no plano físico? Há quem consiga responder a isso, mas a resposta é tão linear que nem quem a escreveu acredita nela ;) , e cito :

Todas as nossas sensações, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memória, a acção das drogas psico-activas, as causas das doenças mentais, e qualquer outra função ou disfunção do cérebro humano não poderiam ser compreendidas sem o conhecimento do fascinante processo de comunicação entre as células nervosas (neurónios). Os neurónios precisam continuamente reunir informações sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo, avaliar essas informações e coordenar atividades apropriadas à situação e às necessidades actuais da pessoa.

In Comunicação entre as células nervosas
Por Silvia Helena Cardoso, Médica


Congratulo qualquer pessoa que fique satisfeita com esta resposta..porque eu não fico...a ciência por si só, e apesar de englobar vertentes infinitas reduz tudo aquilo que consegue explicar...as pessoas só vão atrás e por verem uma luz dizem que descobriram o Sol e esquecem-se que às tantas é um candeeiro eléctrico...gosto do Sol :)

Peço desculpa pelo texto extenso, e pela dislexia frásica mas é o que se consegue ;)
Abraços e beijos a quem de direito.

Focke-Wulf disse...

estava muito denso acabei por em perder...mas digo apenas que a filosofia é um primo distate da astrologia, complexo?nada haver?erroneo?bem cpaz, eu gosto de filosofare de ler sobre varias tematicas...mas a perda de objectividade e a subjectividade muitas vezes moldada sem caracteristicas racionais desacreditam as mesmas para mim!

abraço