03 janeiro, 2006

Reiniciar ou formatar o disco?

Quando pensamos que estamos a chegar a meta, e sentimos que vamos ter acalmia, logo aparecem situações que nos fazem estar intranquilos, e se calhar até azedos, pois se estamos de alma e coração na vida, temos muita dificuldade em poder darmo-nos a muita gente e preocuparmo-nos com muita gente. Sei que durante muito tempo, deixei quase de ter vida própria e estive mais ou menos preocupado com os outros, pondo em primeiro lugar a vida dos outros, preocupando-me sempre em ver os outros felizes, estando disponível tipo 112 (115 antigo) e quando me pediam para dar uma de treta, duas de conversa, ou um braço e um ombro e as vezes mais que isso, la estava sempre presente e pronto a dar de mim aos outros. Naturalmente que nao me arrependo nunca de ter dado o que dei, e de continuar a dar, mas, se por um lado ocupava tempo indeterminado com a ajuda voluntaria aos outros e nao tinha tempo para mim, se calhar a mudança que quero fazer está a custar bastante aos meus enraizados costumes, e terá forçosamente de ser lenta e progressiva para que nao dê choques em mim, ou naqueles que sempre sabiam que tinham a qualquer hora e a qualquer altura alguém sempre disponível para dar uma mão ou uma palavra a quem necessitasse dela.
Se me pergunto se me faz sentir bem, a resposta nao poderia ser mais incisiva, e poderia dizer que quase me sentiria nu, se nao ajudasse os que precisam e que me rodeiam, se nao estivesse sempre pronto para estar junto a eles, mas, acabo sempre por verificar que haberá uma dezena de pessoas que mereceram e souberam aproveitar o que lhes foi dado, e só por isso valeu a pena, mas haverá algumas dezenas que só mais tarde, quando lhes fôr posto a frente novamente as situações em que vieram parar a minha frente saberão de facto dar valor ao que tiveram quando tiveram. Posto isto, e porque de facto acho e quero refazer a minha vida (ja nao é sem tempo) perdoarme-ão os meus amigos e conhecidos, por lentamente vos dizer que nao estarei tão disponível, sem NUNCA vos dizer que nao estarei mais disponível, mas sim porque tenho de disciplinar a minha vida, os meus momentos, organizar o meu lazer, a minha solidão, a minha meditação, e tentar disfrutar um pouco de mim, que é coisa que ja nao faço ha muito tempo.
Tenten só entender que se por acaso disser "hoje eu não posso" não estou de maneira nenhuma a esquivar-me de estar convosco, mas a tentar disciplinar a minha vida, e os meus momentos, e se calhar, recomeçar a ler os meus livros, e a por a minha cultura geral em dia.
Passarei mais tempo dedicado a mim, porque nao o tenho feito, não por falta de amor proprio, mas porque me dei mais aos outros e esqueci-me que existia, não porque deixei de amar, mas porque me quero amar a mim também, e sem me tornar egoísta que de facto nunca fui, quero ver se me reconheço, e se me encontro, porque com todas as dificuldades que tive, acabei por me perder de mim mesmo, e dos objectivos que tinha para mim, e para os meus, e das metas que pretendia conquistar, perdendo o rumo quase por inteiro e andar sem motivações como tem sido estes ultimos 2 anos.
Poderei parecer diferente, distante, mas de facto estarei sempre presente, ainda que longe, ainda que fisicamente esteja a muitos kilometros, estarei sempre atento aqueles que me entenderam, que me perceberam, e que finalmente me conhecem bem. É essencialmente aqueles que se deram ao trabalho de me conhecerem, e que hoje os posso chamar de amigos, com quem partilhei momentos mehores e piores, com quem dividi o pouco ou nada que tinha, mas que aprenderam comigo o que é o amor, e o quanto é bom amar.
Acreditem que se pudesse fazia o filme da minha vida, e aí, entrariam centenas de personagens ao longo dela, que a maioria ja deixei de as ver a muito, mas que nao foram menos importantes que as dos episódios que hoje passam. Por isso mesmo, chegou o tempo das reflexões, e de pensar o que é que afinal eu quero da vida, e se ainda quero ter aquilo a que acho que tenho direito que é ser normal ter uma vida calma, serena, em paz, com amor, tranquilidade, que nao haja discussões, e que me faça sentir que mais um outro ou quase tanto de vida que ja vivi, ainda tenha razão de ser, porque de facto algo muito mais alto se levanta.

Como diz o abrunhosa..... Eu estou aqui... eu tou aqui, eu estarei sempre aqui....

beijos a quem é de beijos!

3 comentários:

Darkann disse...

Sabes Miro;

às vezes essa pausa que falas é quase essencial para prosseguirmos na nossa caminhada... É óptimo não darmos por perdido o tempo que dedicamos aos outros, mesmo que a maior parte das vezes esse tempo nem sequer seja reconhecido pelos mesmos... Mas o que interessa é que "estivemo lá", que demos o amor que tinhamos para dar sem esperar nada em troca. E, apesar de não te conhecer assim tão bem como gostava, de não ser tua amiga, amiga (como se costuma dizer), percebi logo que eras uma pessoa especial e com muito amor dentro de ti.
Por vezes, o amor que temos para dar aos outros não é suficiente porque estamos tão (pre)ocupados em fazer bem ou transmitir felicidade aos outros que nos deixamos a um canto, de dia para dia, até que o cansaço chega... É normal!...
Fico feliz por saber que vais dedicar mais tempo a ti próprio, à tua vida e à procura de um equilibrio... Permite a ti próprio tempo para sonhar (ouço aqui no teu blog que "o sonho comanda a vida")e tempo de dedicação a ti...
Poderás dar muito mais, mesmo sem te aperceberes, se estiveres em serenidade contigo... e eu cá estou para o que for preciso.
Para um café, para um desabafo, para uma estupidez qualquer... podes sempre contar com a minha presença!

Beijos;

Ana

Undisclosed disse...

Epah e depois sou eu que ando a falar de frigorificos :P , bem, agora a sério e sim falando de frigorificos e assins...
Eu quando formato o disco, instalo os programas quase todos que tinha antes, organizo-os é de uma maneira melhor para perder menos tempo a procurá-los :)

Se há pessoa que conheço que merece amar-se a si própria és tu, porque nunca disseste um não por muito que isso te custasse, nao é cobrado, nem levado de má vontade que agora agarres algum tempo para ti, e sabes que...no fundo nós estamos todos por cá e os laços que nos unem a todos são superiores à presença fisica :)
Estou contigo quando penso em ti, estás comigo quando pensas em mim (fora cenas gay!!) e isso é nobre..e como sabemos a nobreza anda escassa ;)
És o 112, és o gajo a quem eu digo do fundo do coração "preciso dum milagre", não penses que me esqueço disso, não me esqueço de nada!!!
És o gajo que pensa nos outros quando estes andam a pensar em si mesmos, repito-me, mereces a tua felicidade, tens todo o direito e dever do mundo de a usufruir e garanto-te que ninguem ta vai cobrar, porque ninguem pode..é tua por direito!
Resumindo, obrigado...e eu sei q o obrigado não chega mas isto de escrever tem que se lhe diga e perde-se metade pelo caminho...

Um abração à verdinho daqueles do tamanho do mundo...

Holland disse...

Confesso que até me sinto constrangido a comentar um post destes porque é uma coisa que eu entendo perfeitamente, não por alguma vez ter feito o mesmo que tu porque sinceramente nunca o fiz e pouca gente no mundo o terá feito alguma vez na vida, mas sim por ter vivido a coisa pelo outro lado.
Acho que fazes muito bem em fazer esse "ajustamento" na tua vida e fico muito contente com isso tal como qualquer pessoa que goste de ti deve ficar. Depois de tanto tempo a dar força aos outros é tempo de te fortaleceres a ti próprio porque as energias concerteza não são infinitas.
Quem quis teve a ajuda que precisava quem não a soube aproveitar que se arranje, e para os que não souberam aproveitar mas julgam que estão bem: esperem pela volta. Eu sem ostentações orgulho-me de dizer que fui uma das pessoas que soube aproveitar cada bocadinho de energia que recebi.

Mais um abraço verde ;)