09 janeiro, 2006

Teorias, sem praticas

Hoje, estive a conversar com um jovem, candidato a verdinho, e por entre a conversa que tive com ele, acabei por chegar a acordo com ele na seguinte situação:
Parece que todos nós sabemos as regras da humanidade, da amizade, da fraternidade, da solidariedade, do bom comportamento, etc e tal, e até, das coisas que devemos ou não fazer, e dos vicios e defeitos que todos temos. Estava eu a falar com o sinhore dotore, e ele a determinada altura dizia-me, Miro sim eu sei isso, ou seja, os livros estão aí a nossa disposição, poderemos consulta-los, poderemos encorna-los, podemos saber a materia toda de cor e salteado, e até darmos conselhos aos outros, qundo alguem nos faz sofrer, e nos apetece dizer a essa pessoa que nos usou, que a melhor forma de estar na vida nao é aquela ou outras, mas sim, em equilibrio, e aí, poderemos descarregar uma quantidade enorme de citações e de alegorias em relacção ao supracitado tema, e, se olharmos bem, continuo a pensar, que só colhemos o que semeamos, e por isso, é muito fácil termos muitos conhecimentos filosóficos, alias, até podemos conhecer todoas as filosofias, e todos os filósofos, mas se nao estamos em equilibrio, se nao somos felizes, que me adianta dar o remédio a alguém se eu proprio não o fôr? se eu com todo o conhecimento nao ponho em pratica o conhecimento que tenho para obter o tao clamoroso equilibrio e a felicidade, de nada me serviu então ter esse conhecimento, ou ter captado tão vasta informação. Mas, dizia eu ao sinhore dotore, que, sem praticas, nao nos adianta nada dizermos que sabemos que nao devemos fazer mal, que mesmo o bem que deixamos de fazer também é um mal que fazemos, porque efectivamente se poderia ter feito bem e nao o fiz, e é uma forma de ter feito mal, ou pelo menos concordando com ele porque nao atenuei o sofrimento dos que me rodeiam.
Posto isto, todos nos sabemos que devemos ajudar os nossos amigos, e nao desperdiçar energias de qualquer forma em busca de coisas que ja nao nos fazem falta, mas a pergunta será, se tiveres um amigo com uma criança pequena, e ele nao tiver dinheiro e estiver a passar dificuldades es capaz de chegar a beira dele e perguntar-lhe se o podes ajudar?, se sabes que alguem esta a precisar de apoio, que esta a precisar de uma conversa, que esta a precisar de uma mao amiga, seras capaz de abdicares dos teus gozos para ires ajuda-lo? se uma amigo teu entra nos vicios, seras capaz de ser amigo dele e dizer-lhe (ainda que ele te deixe de falar) que se deixe deles? ou pelo contrario se ele entra neles e o queres cativar, dizes que é na boa, que nao entras nisso mas nao tens nada contra, para que ele nao te vire as costas? que tipo de atitudes temos??? que tipo de comportamentos temos????
Que nao me venham cá com filosofias de merda, com pensamentos puritanos, com alegorias saudaveis, com amores profundos, se, nao são capazes de pequenas grandes coisas, se nao são capazes de pôr em pratica um só dos conhecimentos filsóficos que teem, se, sabem tudo, mas nada fazem do que sabem, e, na maioria das vezes, so nao fazem exactamente o oposto, porque nao teem oportunidade, porque a vida nao lhes faculta os momentos, porque afinal, os nossos melhores amigos do outro lado, ate sabem o que os perderia, e privam-nos de eles poderem individarem-se mais, e nao lhes facultam essa possibilidade.
Uma coisa é certa, o meu candidato a verdinho assumiu um compromisso comigo, que se resume, se ele eliminar um defeito dele, eu bebo um copo, se ele eliminar mais que dois, fazemos uma jantarada, no entanto, ja é um candidato a verdinho, cheio de vontade de mudar a vida, e de mudar o mundo, exactamente porque nao sabe as teorias todas, mas percebe que e na pratica que se consegue mais resultados, porque se dão exemplos, e portanto, dizia o sinhore dotore, que, um exemplo vale mil palavras, ou seja, um exemplo vale mil filosofias, porque nao começamos todos a dar alguns exemplos de boa conduta e de seres bem formados, e começamos a ter atitudes altruistas, e começamos de facto na pratica a mostrar que vale a pena fazer bem, e fazer o bem mesmo a quem eventualmente ate nos pode faze mal, porque um dia, segundo a lei da acção e reacção, receberemos o bem que um dia fizemos, quando menos o esperamos!
Pensem nisto, e mudem as vossas praticas, e, se possivel fôr, deem exemplos, e aí, nos exemplos praticos, reforcem-se com as teorias, mas, começemos hoje a mudar a nossa actitude, e façamos por alguem alguma coisa boa, porque sera de facto o primeiro passo para atingirmos a felicidade, porque a felicidade atinge-se, quando os que nos rodeiam sao felizes também!

Beijos a quem é de beijos

2 comentários:

Focke-Wulf disse...

eu ser candidato a verdinho é uma gentileza tuaaa, não tou a altura, mas é algo que não me é indiferente, antes pelo contrario, sinto-me como que lisongeado e honrado=)!eu não sou nenhum, como mencionas e passoa citar "sinhore dotore", nem almejo titulo, mas gosto de brincar com isso, é ridiculo em portugal a busca incessante por promoção pessoal e status, mas isso dava uma outra conversa!
Ontem dizeias que tavas a dar seca e pedias desculpa, eu pelo contrario é que agradeço a atenção e a vontade e disponibilidade, muito bome importante, são este pequenos momentos que nos empurram para a frante e contribuem para a tal amizade, que se for transversal a todos os que nos rodeiam o mundo torna-se um lugar melhor, tal como dizes=)! Assumi o compromisso e desse copo não escapaz, e mais farei para atenuar as minhas falhas e fumentar as minhas boas acções e crescer enquanto ser humano, pois como também mencionas, procuro o equlibrio e a harmonia, não só para mim ams para quem me rodeia também, os amigos e o mundo em geral!a felicidade esta nos actos nobres e altruistas como este ser extraodrinario afirma...vamos todos contribuir, eu quero e vou contribuir!

um abraço de baixo para cima, e um forte obrigado, do fundo...pelas palvras e gestos que marcam!

Undisclosed disse...

Tendo em consideração que pela hora tardia se exige um comentário breve o que eu tenho a dizer em relação a práticas e teorias é que normalmente a pratica comprova a teoria, e tambem muitas vezes, a pratica, intuitiva cria a teoria...
Não me alongando muito sobre este tema é importante referir que a teoria nestes casos acenta na essência, se a essência for boa, a prática será conforme a maior parte das vezes...se a essência estiver meia apagada, entao provavelmente convem começar pela teoria para a iluminar e depois sim, por em pratica...senao, corre-se o risco de nos tornarmos mais um caso da praça...
Abraçes ao dois :P