23 junho, 2005

Cansaço

Muitas das vezes, damo-nos conta que ficamos um pouco cansados de lutar contra aquilo que nos parece dificil de conquistar, e apetece desistir, por de facto nos desgastarmos nuam determinada coisa, ou num determinado objectivo.
Se por acaso pensarmos o quanto aqueles que nos protegem e são invisiveis passam por nós, se se fossem a cansar.... bem que ja estavamos desprotegidos a muito.
Se imaginarmos o que teriamos de passar para proteger alguém e nunca o desamparar, mesmo nas alturas em que nos desiludem, e estarmos sempre prontos para mesmo assim estar ao lado deles... ja imaginaram nós com os nossos feitiosinhos sovieticos, a aceitar que um nosso protegido, fizesse as asneiras, e ainda depois de ver tantas asneirada estarmos sempre ao lado deles? ja pensaram no quanto nos falta em sabermos dar amor e sabermos estar com os outros para um dia... quem sabe quando... podermos dizer o mesmo e saber perdoar os erros e continuar a estar do lado deles sempre que podemos e eles nos deixam?
Ja imaginaram o cansaço que é, dizer-mos a alguém... vai por ali que é o teu caminho, não vás por aquele que te esbarras... , e mesmo assim, ele seguir o caminho em que se vai esbarrar, e ficar cheio de mazelas, porque não nos deu ouvidos? ja imaginaram o que nós sofremos quando é com um filho nosso a quem fazemos isso?, quantas vezes nos apetece baixar os braços de cansaço pelas lutas que travamos, pelas contrariedades que recebemos, porque estamos desgastados moralmente e psicologicamente com tudo, e nos apetece desistir exactamente porque nos cansamos de lutar. Se imaginarmos que os nossos amigos do lado de lá fizessem isso... bem que ja nao estariam connosco a muito tempo.
Estes exemplos, apenas servem para demostrar, que afinal o nosso cansaço, nao é assim ainda tão grande, no entanto, para a nossa dimensão, e para o nosso conhecimento, parece que é um mundo pesado que temos de transportar.
Pela nossa medida, e a nossa medida e sempre aquilo que conhecemos, as experiencias que temos e o que os outros passam, e nunca o limite da nossa resistencia que esse nao o conhecemos e pensamos que sabemos qual é!
Se digo que nao o conhecemos, e porque embora muitas vezes nao aguentemos a pressão e descambemos, a medida que vamos conhecendo melhor o que nos rodeia e o que espiritualmente fazem por nós, achamos que esse limite aumenta, e aumenta de uma maneira indescritivel, uma vez que se assim não fosse, não estaria neste lado ja para poder contar.
Mas muitas vezes pensamos que estamos no limite da nossa resistencia, e aparece qualquer coisa que nos faz esticar esse limite, e fazer-nos pensar que afinal o nosso primeiro limite, nao era um limite, mas apenas um meta intermédia.
Para quem como eu ja pensou em desistir muitas vezes, que ja jorrou lagrimas de sangue pelo que lhe acontece na vida, para quem como eu esteve a beira do precepicio, apenas posso dizer que, so nos elevamos se entendermos os que passamos e da maneira que passamos, mas, pensem sempre que nunca e para nosso mal, embora a maioria das vezes nao aguentemos esse cansaço que nos desgasta e envelhece, porque nos consome o corpo, e que nos faz sentir que as vezes o sono devia ser permanente.
Nunca desistam, e chorem como eu, mas persistam até conseguirem saber porque choram e porque é que a vida vos esta a ensinar, pois nessa altura, agradecereis cada lagrima chorada, cada angustia passada, como se de perolas vos fossem dadas.
beijos a quem é de beijos!

1 comentário:

Ana Coelho disse...

POis é! Eu tamb+ém estou um pouco cansada!
Mas tenho arranjado sempre pessoas lindas que me ajudam a relaxar, tais como tu, o Rui, a minha familia do Norte... Obrigado!
Tou de férias (sem dinheiro, mas tou de férias!)