03 junho, 2005

Perdurar no tempo

Há feridas que demoram muito a curar. Nenhum enfermo, que tenha doença prolongada pensa que se vai curar rapidamente, e na maioria das vezes, devida a pouca fé que teem, pensam unicamente e apenas na morte.
Dentro das feridas que podemos sopurtar, algumas nao são fisicas, e, as vezes, são bem mais violentas e feroses, que as fisicas, mas o principio de cura e de acreditar na cura, é e deve ser o mesmo.
Ao olhar do Universo e de Deus, nada é impossível acontecer, e portanto, para Deus, nenhuma doença por mais grave que ela seja, é incurável, dependendo na maioria das vezes de nós a propria cura, uma vez que se estamos doentes, e porque precisamos expurgar alguma coisa que esta mal connosco, e, mal estejamos novamente em equilibrio, esse mal desaparece, e ficamos novamente prontos "para outra".
Todas as enfermidades, sejam elas fisicas, morais, ou materiais, podem ser curadas, e se elas existem, e para nos empurrar para a cura, para a limpeza das nossas almas, que de outra forma, nem sequer nos preocupoaríamos a pensar nelas.
tentando como é meu apanágio explicar o que estou a dizer, imaginemos o seguinte:
Uma determinada pessoa, tem uma conduta errada para com a sociedade e para com os seus irmãos, e, resiste a ser moderado e a aprender a ter mais consideração por eles, e por todos os que o rodeiam. Esta pessoa, para evoluir moralmente, vai ter de sofrer, pois por ele proprio e sem dor, nao quer, nao tem vontade, e devido a sua primaria forma de ser, nao entende que a sublimidade do crescer esta em fazer bem aos outros independentemente de receber bem ou mal deles.
Naturalmente que a dor que se vai infligir a ele proprio, nao é fácil de entender, pois, a procura da essencia do existencialismo, faz com que muitas vezes, pressionados pela sociedade, e pelos conceitos mais ou menos barbaros das religiões que os confundem, empurram-nos para o descrédito, e para a ambiguidade, por forma a que nunca tenhamos maneira de "ver" a realidade da função que temos a cumprir, cometendo erros atras de erros, que para os corrigir, levaremos as vezes milénios.
Posto isto, será fácil dizer que a cura de qualquer doença, esta no antiodoto que usamos para a resolver, mas na maioria dos casos, a solução esta bem dentro de nós, e nao o queremos admitir, porque mudar conceitos, melhorar comportamentos, tornarmo-nos mais dóceis, procurar-mos por um caminho que nos conduza a extrema felicidade, e nao a felicidades estemporaneas, que mais nao são que benesses para que consigamos enfrentar as provas da nossa elevação. Deveriamos pensar que se algo esta mal connosco, depende de nós melhorar, e ultrapassar esse problema, com a melhoria moral do nosso comportamento, e com a mudança de actitudes perante a vida, acreditando que se nos ajudar-mos a melhorar moralmente, o céu nos ajudará!
Basta que se dissermos muitas mentiras, façamos um esforço para nao dizer-mos nenhuma, se enganamos muitas pessoas, tentemos enganar-nos a nós mesmos, porque sempre que enganamos alguém é a nós que nos enganamos, porque a factura do que fazemos, são e serão sempre as dores, sejam elas fisicas, morais, ou materais.
Ja agora vale a pena pensar nisto...e se calhar mudar-mos um bocadinho todos os dias, e aproveitar esta encarnação ao maximo, para que na proxima o que tenhamos que mudar ja nao nos afecte tanto a todos os niveis, e possamos subir na escala evolutiva, e poder por isso mesmo, sermos mais felizes.

Beijos a quem é de beijos

4 comentários:

Undisclosed disse...

É preciso é querer e crer ;)

Rui e Ana disse...

e querer é poder... e acreditar é uma dádiva!
beijões!

Arroz

Anónimo disse...

Sto António prégou aos peixes, se calhar é por aí o caminho, porque julgarmos os outros e apontarmos o dedo enquanto nos recusamos a admitir que cometemos erros, porque tal como eles Somos Humanos (e já agora não querendo cair na velha máxima mas já caindo... Herrar é Umano!) é o pior caminho a seguir... Não posso obrigar o meu irmão, o meu amigo o meu namorado ou namorada a seguir um determinado caminho só porque é o que mais me agrada... cada um tem as suas convicções, cada um tem direito de seguir a sua luz... e apenas o Senhor poderá apontar o dedo noutra direcção e dizer: "Meu filho aquele é o caminho certo que deverás seguir!" Ainda assim a decisão é sempre da própria pessoa...
E, são muitas as vezes que dizemos que os amigos nos mentem sem sequer pensarmos que poderá ser uma forma de nos proteger...

acbelix disse...

Minha querida... não era no "teu" sentido a explanação das ideias, mas... acusas-te um toque que te vou tentar limar se puder, porque nunca esteve ou está em causa a amizade contigo. Na minha humilde opinião, nunca mas nunca uma mentira pode proteger ninguém, porque o tempo em que decorre a mentira, poderemos construir castelos muito altos de areia, e depois ver a ventania deita-los abaixo. Por mim, sempre pensei que mais vale uma verdade cruel, que uma mentira piedosa, pois com a verdade apenas construímos confiança, ou seja, ganhamos confiança com a verdade cruel, porque sabemos que quem nos diz uma verdade cruel, nos diz sempre a verdade, e sabemos confiar nessa pessoa, enquanto que recebemos uma mentira piedosa, nunca saberemos de essa pessoa vai continuar a pensar que nos quer proteger, e continuar-nos a mentir!
A mentira so alimenta a mentira, por isso, nunca penses assim, pois nao proteges ninguem com a mentira, para além que a mentira tem perna curta.

De qualquer maneira, beijos... ja pedi muito por ti, para que te aliviem, e espero que o resultado seja mesmo alivio, e que tudo te corra pelo melhor.... mil beijos!