27 setembro, 2005

Errar humanum est

Muitas vezes, somos surpreendidos por ver que pessoas que nos pareciam boas, no saem más como as cobras, e, o contrário também nos acontece. Porque será que tantas vezes nos enganamos, e porque fazemos as nossas analizes de perfil, na maioria das vezes tão superficial, que nos chega ver-mos como se vestem, para daí tirar-mos ilações, na maioria das vezes condicionados pela influencia social dos meios em que vivemos, e, quase sempre, erramos.
Dizia o grande Poeta Antonio Aleixo, que... não sou esperto nem bruto, nem bem nem mal educado, sou simplesmente o produto, do meio em que fui criado... e logo, esclarece o nosso poeta, que na maioria das vezes, o meio influencia demais a nossa postura e a nossa acitude.
Claro que não poderemos atribuir responsabilidades pelo caracter de cada um, ao meio, mas poderemos, isso sim, atribui-las á forma de vestir, á maneira de se comportar socialmente, até a forma de lidar com os outros, mas nunca poderemos dizer que uma determinada pessoa é má, porque vive num meio mau, nem poderemos dizer que uma pessoa tem este tipo de actitude com os outros por causa da educação que teve, quando isso implica molestar os outros.
Queria dizer contudo, que muitas vezes, pessoas que se tornam violentas e agressivas, sem que de facto tenham toda a culpa, mas, alguma teem, porque sendo nós influenciados pelo meio, é evidente que nessa falha de caracter, so mostramos que somos se quisermos, e depende de nós, sermos ou não capazes de contariar as actitudes de grupo ou de meio, e, se tivermos bom caracter, combate-las, e nalguns casos, se tivermos responsabilidades de liderança, temos a obrigação de contrariar e combater todas as formas animalizadas de viver, com a responsabilidade que nos deram, se sermos lideres de alguma coisa, seja ela qual fôr.
Não basta dizermos que não fazemos mal a ninguém, é sempre preciso lutarmos para que os outros percebam que devem fazer bem, e nós proprios, deveremos com afinco, lutar para que se mudem habitos e rotinas estúpidas, de sociedades que mais parecem de animais selvagens.
Como disse, nao temos apenas que não fazer o mal, mas devemos e somos responsaveis, pelo bem que não fazemos, seja em relação a uma pessoa, seja em relação a um grupo ou a um País, ou ao Planeta!
Se todos dermos as mãos e fizermos um pouco de força, e tivermos a pouca coragem para criticar os mal que fazem diante dos nossos olhos, e mostarmos o nosso desagrado perante as pessoas que o fazem, estaremos sem dúvida nenhuma a contribuir para que os nossos filhos e os nossos sucessores, vivam num planeta mais dócil, mais equilibrado, mais meigo, mais humano, dizendo por duas palavras, MUITO MELHOR.
Cabe-me a mim e a ti, termos a consciencia de que fizemos a nossa parte!


beijos a quem é de beijos!

1 comentário:

Ana Coelho disse...

Como podes imaginar as minhas aulas ja começaram... grande merda!
Mas conta comigo e com o Rui pa sábado. Provávelmente arrancamos na sexta s n for inconviniente. A Poca ainda esta a ver se arranja algum $$$.
Tive com a Ana e ela disse que ela e o André tb queriam ir mas tavam a ver se conseguem.
Quanto aqui ao casal maravilha vamos na sexta mas como erar é umano ja sabes que não vamos conseguir ir pa tua casa lgo `primeira como chegamos de noite é melhor ir ter ao pé dágua. beijos!