13 setembro, 2006

Despedida

A despedida é sempre dolorosa, porque quando me despeço de alguém, é porque de facto ja interiorizei que era o melhor a fazer, ou porque era o melhor que poderia dar de mim. É claro que para me despedir, tenho de pensar com força que termina mais um ciclo, e se esse ciclo termina, então novo circulo se abrirá, e nao posso mais olhar para o circulo anterior da mesma forma que olhava. A decisão da despedida é sempre uma decisão díficil, e que em alguns casos me demorou meses a tomar, mas que depois de tomada, nao ha retorno, nao ha mais a possibilidade de acontecer novamente uma história para se fazer. A decisão da despedida, tras com ela o pesar das contas, as alegrias e as tristesas, o bom e o mau, e nessa altura, tudo é pesado, tudo é avaliado criteriosamente para que amanha, de consciencia tranquila, possa dizer que nao cometi erros, que nao fiz mal a ninguem, que tinha o direito de ser feliz, que quero ser feliz, e que naturalmente preciso de alguem que perceba, que sinta, que queira ser a meu lado, a pessoa feliz da mesma maneira que eu quero.
A decisão da despedida implica dor, implica sempre magoa, implica sempre abanono ainda que temporário, implica cortar os laços de união, para que mais tarde se possa construir outra coisa qualquer, ou não, dependendo das pessoas em causa. A despedida, para mim, e conforme aqui ja foi dito em alguns comentários, é radical, porque é rradical a minha entrega, quer no amor quer na amizade, e nao ha lugar meios termos, ou a cinzentos, pois em verdade, ou se tem ou nao se tem. Se tenho, perservo, acarinho, luto, amo, venço, se nao tenho, então despeço-me e sigo outras paragens, outros caminhos, porque nao adianta batalhar contra vontades proprias, ou contra indecisões ilimitadas, porque essas definem que de facto o que se sente nao é tão intenso que nos faça de facto caminhar. A despedida pode ser a melhor forma de poder renovar, de poder sentir de novo a vida, pois como sempre disse, desde que esteja de consciencia tranquila, atras de uma montanha vem outra mais alta, pois la em cima, sabem bem quando somos responsaveis pelo que fazemos, e portanto, se soubermos resignar-nos e esperar, o premio tarda mas nao falta. A despedida é dificil, mas depois de feita...
A despedida é dizer adeus, ou nao dizer nada.

Miro

3 comentários:

Anónimo disse...

Há dois tipos de pessoas ....as que precisam de serem amadas e as que precisam de amar, para serem felizes!...
"Eu quero amar amar, perdidamente...amar só por amar aqui além...mais este aquele outro, toda a gente....amar, amar e não amar ninguem!..."
Os guerreiros precisam de amar!...
Para mim uma despedida é olhar nos olhos, dizer: felicidades, tudo de bom! e saber sorrir mesmo que por dentro estejamos a ter um enfarte do miocardio, mesmo que por dentro estejamos a chorar, mesmo que por dentro estejamos e morrer!...
Mas....e porque há sempre um "mas", temos que ver a coisa pelo lado positivo da questão, sempre pelo lado positivo da questão!
As despedidas existem para seguirmos em frente! Tantas portas se fecham ...mas tantas outras se abrem!...Há que recordar com ternura os momentos bons, há que recordar com tristeza os menos bons e deixar o outro alguém partir...deixar partir cá de dentro...."e o passarinho bateu asas e voou!..." Deixa-a voar guerreiro!
Deixa-a crecer!...
Segue em frente!
Existem mais encruzilhadas nas nossas vidas que caminhos! Um dia vocês vão estar novamente numa encruzilhada...e aí....logo se vê!...
Fica bem
Beijo grande amigo
>*<
carla

Anónimo disse...

Eu penso que uma despedida, não deve passar de um "até sempre". Aquelas pessoas que merecm uma despedida serão sempre lembradas por nós, logo, fazem parte de nós, do nosso percurso, daquilo que nós somos. O dificil é integrar esse conceito: aceitar que o nosso coração é tão, tão grande que lá dentro cabem os amigos, as paixões e os inimigos. Não estará o "Perdão" associado a essa "mágoa" da despedida? Grande obstáculo esse da Humanidade...

Ass: "O Tempo" (precioso aliado na obtenção das virtudes que farão de nós um dia seres integrais)

P.S. sim sou eu "Alma do lado"

acbelix disse...

Fico contente por seres tu o tempo, porque de facto so vem provar o que sentia e pensava de ti.
Um grande abraço e esteremos sempre ao lado!

Miro