04 agosto, 2005

Necessidades!

Ontem em conversa com alguém no bar do costume, estivemos a falar de necessidades, e como o tema é de facto contorverso, achei por bem deixar aqui duas ou tres palavras sobre as necessidades!
Necessidade, deve ser considerado, aquilo que nós nao podemos abdicar para a nossa vida! no entanto, há quem ache que necessidade, é tudo aquilo que desejamos, ou precisamos para aliementar o nosso ego, para nos apresentar-mos na sociedade como vencedores,e não o necessário a nossa condição de sobrevivencia humana!
Talvez porque no meio de tanta oisa que ja tive, e me visse sem dinheiro para comprar um kilo de arroz, sinta que necessidade, é a sobrevivencia, a luta por nos manter-mos de pé,ainda que seja alimentar-nos com uma sopa todos os dias!
É claro que se formos vaidosos, iremos dizer que temos necessidade de um jaguar de uma jantar de lagosta pelo menos uma vez por mes, de fatos do armani, enfim tudo quanto a nossa má formação achar que precisamos.
Só que ficamos com uma situação nas mãos terrivel, que é de dizermos que necessitamos de coisas perfeitamente superfulas, e depois olhamos para as pessoas que nos rodeiam e vemos a miséria estampada nos rostos, e a fome latente!
É claro que se tivermos vergonha na cara, nao vamos dizer que necessitamos de comer lagosta, quando ao nosso lado mora gente que so pode comer frango duas vezes por semana, e que a maioria das vezes perante os amigos, não teem sede, nem fome porque se meterem as maos nos bolsos não esta la nada! e digo isto com conhecimento de causa, que quantas vezes me apetecia uma caneca de cerveja... e bebia um copo de agua da torneira fresquinha, porque os bolsos estavam vazios!
Então o que é a necessidade? o que é a nossa necessidade? são os caprichos? ou é efectivamente a necessidade de nos manter-mos vivos e a mexer?será um copo de whisky ou um copo de agua?
Que a sociedade nos impela a novas necessidades, sem dúvida, como por exemplo tomar banho todos os dias, quando a 5 seculos atras nao era assim, como ter a nossa higiene pessoal sempre acomodada, mas, como diz o ditado em tempo de guerra não se limpam armas! e se tivermos que tomar banho de gua fria... ai vai.. mesmo de inverno (olhem aqui para mim) e se tivermos que dormir a luz de candeeiro a petroleo ou velas... também se aguenta ( voltem a olhar para mim).
Pensem bem no que é necessário e no que é superfulo, e verão que na maioria dos casos sois uns sortudos, e ainda vos queixais da vida que tendes. Como diz o bocage... ide levar ....

beijos a quem é de beijos
Miro

Sem comentários: