03 agosto, 2005

Responsabilidade

Muitas vezes, assumimos responsabilidades muito grandes, por pensarmos que conseguimos de facto cumprir as promessas que fazemos. Se alguém nos pede ajuda, e dizemos que tudo vamos tentar para ajudar, não estamos a comprometer-nos defenitivamente em ajudar de qualquer forma uma pessoa, mas sim, tentarmos por todos os meios fazer com que essa pessoa seja ajudada e siga no caminho correcto.
Quando os nossos esforços não dão resultado, por inércia da pessoa a quem queremos ajudar, ficamos naturalmente desligados do compromisso a que nos proposemos, porque ninguém pode ser ajudado se não pedir ajuda, e nao quiser ser ajudado. ´
Quero eu dizer com isto que, imaginemos que tenho um amigo com problemas de alcool, mas, quando a gente lhe diz que tem de deixar de beber, ele diz que sim, mas, depois nas nossas costas, bebe e diz-nos que esta a reduzir. Neste caso, temos a obrigalção de continuar a dizer-lhe que ele tem de deixar o alccol, mas, nao nos devemos intrometer na vida dele, pois,aí acabaremos por ter alguma desavença, e nesse caso, ainda se viraria contra nós.
Imaginemos outra situação: Um amigo nosso, sabe que uma determinada comida lhe faz muito mal, mas, sem perceber porque, não lhe resiste, deveríamos deixa-lo comer sempre essa comida até que ele morra? ou deveríamos alerta-lo para que deixasse de comer tal comida? bem, a mãe dele, veio pedir-nos ajuda, mas, não adianta dizer-lhe deixa de comer, porque, embora nos dihga que vai deixar de comer, e que até já enjoa o prato, nas nossas costas, vai comendo, e vai adiando, a solução do seu problema. Escusado será dizer que um dia, estará de tal maneira viciado nesse prato, que funciona como uma droga, e quando se quer deixar, as vezes, é tarde demais, no entanto, da nossa parte, tudo fizemos para ajudar a libertar essa pessoa, mas, sem a vontade dela de se ajudar, não nos é possível lutar, pois a decisão é sempre dela, e nós não podemos de maneira nenhuma interferir no livre arbitrio dessa pessoa. Posto isto, a nosa responsabilidade acaba, e deixamos de estar vinculados a tal promessa, porque, estaremos sempre disponíveis para ajudar, e sempre a pedir para que as coisas mudem, mas, nao poderemos fazer mais que isso, entregando o caso a Deus que é soberano!

Já agora vale a pena pensar nisto!
Beijos a quem é de beijos!

Sem comentários: