08 julho, 2005

Ignorancia

Quantas vezes dizemos que se fossemos ignorantes, seriamos bem mais felizes. A questão é que ser ignorante dá uma felicidade relactiva, pois faz com que essa felicidade esteja apenas na sobrevivencia, mas, nunca é uma felicidade compreendida, estimulada, raciocinada, mas sim uma felicidade imaginária, e passiva.
Sem conhecimento, não passamos de meros animais que lutam pela sobrevivencia, e que quando os instintos nos são preenchidos, entramos num estado de felicidade aparente, pois, ao conseguirmos os objectivos do nosso conhecimento, cumprimos o que o nosso ego nos determina para a nossa satisfação.
Ora se temos algum conhecimento, a nossa satisfação não reside apenas e somente na sobrevivencia, mas sim, em muitas outras coisas, como por exemplo a cultura, o desenvolvimento material, o sentido espiritual que esta dentro de nós, todo o conhecimento cientifico que se vai armazenando e que não dá para olhar para tras mas sim para a frente, e claro, é isso que nos dá motivos de frustração, ansiedade, e lamúria, que nos faz infelizes, pois se nao conseguimos obter nenhuma destas coisas, sentimos que estamos paralizados mentalmente, e daí, vem uma frustração muito grande, que nos torna os mais infelizes porque não obtivemos, nem o material que nos ajuda a obter os meios de conhecimento, nem o material que nos dá o conforto esperado, em função do conhecimento obtido, e passamos mais uma vez a ser infelizes, porque se já tivemos, e agora nao temos, somos infelizes, se nao conseguimos obter, somos infelizes, se nao nos afirmamos na média dos habitantes que nos rodeiam, somos infelizes porque estamos desalinhados, enfim, somos infelizes, porque não somos ignorantes!
Mas pergunto eu, será que gostava de ser ignorante? Nunca, porque então isso representaria um atraso muito grande, e o objectivo não é esse, mas sim o conhecimento absoluto, com a finalidade de conseguirmos ser o melhores possivel, e de um dia podermos dizer que chegamos a perfeição.
É por saber que temos de caminhar nesse sentido, seja ele moral ou intelectual, que mais de metdade das frustrações que posso sentir, são ileminadas a nascença, porque sabendo que estamos a caminhar para o absoluto conhecimento, teremos necessidade de conhecer todas as dores, todos os sofrimentos, todas as alegrias, todas as ansiedades, em suma, perfeição é conhecimento total.
Afinal, depois desta treta, ainda acham que teem frustrações desnecessárias? Pensem que um dia, terão de provar também as alegrias, e aí.... será muito mais forte saborear as alegrias, quando estamos numa situação de magoa profunda!

Beijos a quem é de beijos!

Sem comentários: