26 julho, 2005

Pensamentos

"É fundamental saber que intençao cada pessoa tem em mente para poder decidir até onde confiar nela." (Cícero)

"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica."(Norman Vincent)

"O único tirano que aceito neste mundo é a voz silenciosa dentro de mim, a consciência." (Mahatma Gandhi.)

........................................

........................................

É claro que não é fácil confiarmos nas pessoas, quando ouvimos a boca a dizer quero, e a actitude a dizer não. É claro que palavras ssão fáceis de exprimir, mas as acções dificeis de tomar, e será sempre pelas acções que os homens se definem. Quero eu dizer que nao vale a pena termos alguém com quem conversamos que teóricamente tem uma filosofia de vida correcta, mas, na prática, age contráriamente a sua filosofia. Poderia-se dizer que essa pessoa vive a enganar os outros, mas, eu cá por mim, acho que, como sempre, o primeiro enganado é sempre aquele que pensa que engana alguém, porque estando os que o rodeiam a apostar numa falsa verdade, estarão a ajuda-lo numa mentira. Explicando isto de outra maneira, e com um pequeno exemplo, talvez seja mais fácil a percecção do que acabo de dizer.
Se um amigo nosso diz: Estou com problemas com os meus pais, e não sei como é que hei-de fazer para lhes dizer que quero ir viver sozinho (mentira). Ora um verdadeiro amigo, que até conhece bem os pais do seu amigo, vai chegar a beira dos pais, e subtilmente lhes vai dizer; sr. Fulano, estive no outro dia com o seu filho a conversar, e acho que ele seria mais feliz se fosse viver sozinho, ter as suas coisas, aprender a cozinhar, a tratar das suas roupas, enfim, a não estar debaixo das saias da mae. Ora o pai que é um individio preocupado, e quer o melhor para o filho, diz ao amigo; não sei se ele seria capaz de tudo isso, mas se voce me está a dizer é porque alguma coisa ele disse, e nesse caso, vou mesmo dizer-lhe que gostava que ele fosse viver para um apartamento que tenho desocupado.
Ora, o filho que foi contar a mentira ao amigo, nunca esperou que o amigo fosse dizer ao pai dele tal coisa, porque até era mentira, mas o certo é que deu ideias ao pai, e o pai insistiu tanto em que ele saísse de casa, que o mentiroso la teve de ir levar com a mentira dele, e aprender a fazer tudo o que até ali, deixava na preocupação dos pais.
Como se pode ver, pelo exemplo, a mentira tem sempre perna curta, e é sempre quem a comete de uma forma ou de outra, que sofre as consequencias dela, e não os outros, a quem pensamos que enganamos.

Ora aí está, outro pensamento giro. Quantas vezes, dizemos aos nossos amigos, que eles estão a ir pelo caminho errado, e eles teem dificuldade em nos ouvir, logo, mais tarde, verificam que afinal, amigo não é o que nos elogia gratuitamente, mas sim aquele que nos dá na cabeça, e nos critica, para que nos melhoremos.

Quanto ao último pensamento, que é de um homem de Paz, de Amor, é tão simples quanto isto; já referi uma maxima dele noutro comentário atras, em que, tolerar, não é aceitar quem toleramos, ou as suas actitudes, e neste pensamento, que eu subscrevo inteiramente, quer dizer que, a tirania seja ela de onde fôr, deve ter sempre quem lute contra, quem não cale e consinta, quem saiba dizer NÂO!!!! e como diz o poeta:

Mesmo na noite mais triste
em tempos de solidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz NÃO!

Eu gosto de me pautar por estes pensamentos, e não serem só pensamentos, mas as minhas praticas correntes, não consigo dizer sim, quando tenho de dizer não, não consigo agradar, quando vejo maldade, quando vejo ódio, raiva, desamor, e portanto, não posso dizer com teoria uma coisa, e fazer da minha vida outra, e, para quem ler isto, perceba que se de facto ter as acções não é fácil, melhor é não ter teorias que não se poeem em prática, porque toda a gente vê, e depois, não sabem no que acreditar das vossas palavras, porque sabem bem qual é a vossa teoria, mas conhecem na pele as vossas práticas.
Já agora, vale a pena pensar nisto!

2 comentários:

Ana Coelho disse...

É fundamental eu saber que vos adoro e que não posso tar aí sempre que me apetece! FDX! Merda de Vida!

acbelix disse...

É fundamental saberes que te adoramos, e que estás sempre aqui no nosso coração!
Tem calma, que um dia ainda te fartas de tanto nos aturares, goza a tua liberdade, que não sabes que tens! :P:P:P:P