30 maio, 2005

Perfeição

Atingir a perfeição não é caminho fácil, porém, quando pensamos na perfeição material, ou na perfeição intelectual, sabemos que isso é possível com muito esforço e muita dedicação, mas se pensarmos na perfeição moral.... aí é que a porca torce o rabo.
Vou tentar explicar o que pretendo dizer com isto, porque de facto até para mim que estou a escrfever sobre este assunto, e muito dificil.
Ora vejamos então uma situação que faz com que nós pensando que ja somos seres perto da perfeição ainda temos longo caminho a percorrer. Quando ajudamos alguém, poderemos faze-lo de muitas maneiras, e por mais boas intenções com que o façamos, muitas vezes podemos estar a ajudar de uma forma em que a pessoa a que esta a ser ajudada, pode sentir-se humilhada, quando a pessoa que o esta a ajudar apenas e somente quer ver essa pessoa, porque gosta dela, ou simplesmente porque acha que gostaria de ajudar, ve-la bem, e anular algumas dores que poderiam estar no momento a ser causadas.
Ora o que eu aprendo todos os dias, e que eu que era o tipo de pessoa que achava que nao precisava nunca de ser ajudada, e que achava que era suficientemente forte para nunca precisar de ninguem e poderia sempre ajudar os outros que nunca chegaria a minha vez, vejo-me confrontado ja por mais que uma vez, com situações que embora me deixem embaraçado, me ensinam o quanto é bom sabermos receber a ajuda que nos dão, e o quanto é precisosa a aprendisagem de como mais tarde deveremos ajudar os outros, sem lhes causar magoas ou incomodos. No outro dia, estava eu com uma dor de rins maluca, e passei umas noites em branco, e eu que normalmente sou pessoa de me aguentar com todas as dores e mais algumas, e que em caso de ter de ir a um hospital, mesmo cheio de dores e com dificuldades, nao seria capaz de incomodar ninguém para me la levar, mas, alguém houve quie me disse nessa altura que eu estava a ser egoísta, porque escusava de sofrer tanto, e se partilhasse com outros as minhas dores, pelo menos no que respita deixar-me ser levado ao hospital, ja pelo menos fazia com essas pessoas que se preocuparam comigo, partilhassem um pouco comigo a amizade que lhes dou.
Ora pondo o problema desta maneira, o que eu estava a fazer em nao incomodar ninguem para ir ao hospital, por um lado mostra a humildade a que me submeto, mas por outro lado, impede que os meus amigos mostrem de facto que estão ali presentes, e que se preocupam comigo, o que os deixaria mais felizes por eu ter permitido que me ajudassem, pois como meus amigos, querem que eu nunca me sinta só, e que sinta o calor que eles também teem para me dar.
É por estas e outras coisas, que para chegarmos a perfeição moral, teremos mesmo de pssar pelas situações todas, pois so as vamos mesmo entender quando as sentirmos dentro de nós, as humilhações que sofremos e as que fazemos sofrer, enquanto naos passarmos por elas, nao saberemos o quanto pode magoar uma actitude, algumas vezes que nos é dada com o coração, quanto mais aquelas em que pela condição social em que a pessoa se encontra, e é humilhada porque numa actitude de amor, as vezes entra no domínio da estupidez natural, e as pessoas humilham-nas porque em vez de verem ali uma ser igual que sofre ara aprender e evoluir, veem ums ser filho de um Deus menor, excluido que segundo os e as senhoras ditas "FINAS" não são dignos de se aproximarem deles. É claro que as vezes em encarnações sucessivas, os papeis invertem-se, e aquele que lixeiro, passa a presidente de camara, e o presidente da camara que humilhou os lixeiros, será o menos formado dos lixeiros, exactamente para perceber o quanto dói a humilhação a que foram sugeitos!

Ser perfeito é um caminho muito longo de se percorrer, teremos de aproveitar todas as horas que temos disponíveis para alcançarmos essa perfeição o mais rapidamente possivel, pois só assim sofreremos menos. Que nesta encarnação, avancemos o mais possivel, e tornemos este planeta mais irmão do nosso irmão.

Beijos a quem é de beijos

Sem comentários: