20 maio, 2005

Fui burlado

Há uns anos, estava estacionado em frente ao piolho, e veio um cigano oferecer-me uma arma, por meia duzia de tostões, e eu disse que nao queria, mas ele chorou tanto que por pena dele la lhe ofereci na altura, (18 anos atras) dois contos e ele logo se agarrou, e deu-me um embrulho para a mão com o peso certo, so que la dentro em vez de uma arma, estava um bocado de chumbo com o mesmo formato e embrulhado da mesma maneira que a arma estava.
Ora uns meses mais tarde, eu apanhei o mestre cigano a tentar fazer-me a mesma coisa, e nessa altura, ele ja nao se lembrava de mim, e mal me mostrou a arma, vi se ela tinha balas, puxei uma para a camara, e disse-lhe que ele ou me devolvia os dois contos que me tinha rapado uns meses atras, ou que lhe metia as balas todas no rabo.
Ele devolveu-me o dinheiro e eu a arma, e ficou tudo resolvido.

Numa outra situação, um rapaz maneta, que morava perto de mim (relativamente), chegou a minha porta, e aflito, veio pedir-me dinheiro para mandar vir uma ambulancia para levar a mae ao hospital, e eu na altura (17 anos atras) pela preocupação do rapaz, entrei em casa e so tinha 6 contos (pagava de renda na altura 5) e emprestei-lhe quatro contos, mas depois de lho emprestar, alguem me dizia que era mentira, eu depois de ele ter o dinheiro na mao, disse-lhe, que poderia levar a mae no meu carro ao hospital e assim ele nao teria de gastar tanto dinheiro, so gastaria nos medicamentos. Ele retorquiu que nao podia er de carro tinha de ser mesmo de ambulancia, e eu disse para mim, ja foste, e como ele tinha dito que me devolvia o dinheiro dois dias depois, esperei dois dias, e depois fui ao café onde ele normalmente parava, e mal perguntei por ele, disseram-me... também foste enrolado?... eu disse que não.. mas toda a gente se riu e disse, ... ja fomso todos por isso nao es mais nabo que nós.... bem la fui eu esperar a esperteza ao local onde ele passava e apanhei-o e obriguei-o a dar-me o dinheiro de volta.

Mais tarde, estava eu com um amigo que estava desempregado, e ainda estava a estudar, e como ja tinha repetido varias vezes, e o pai ja lhe tinha dito que nao lhe aturava mais as custas dos erros dele, virou-se para o pai, e disse-lhe, pai, fui a uma entrevista de emprego (pensando ele que dava a volta ao pai) e ofereceram-me um emprego fixe, mas, querem-me a trabalhar o dia todo e nao posso continuar a estudar, e nao sei o que fazer... (esperando ele que o pai lhe disse-se que estuda-se e que nao fosse trabalhar) e o pai disse... a sério meu filho? então aproveita, porque eu aos 14 anos ja trabalhava e estou a alimentar-te, logo, se começares a trabalhar e nao acabares o curso, ganhas dinheiro e quem sabe depois de te doer a conquistares o dinheiro, talvez o teu rendimento seja maior.
Ora o meu amigo, ficou em brasa, porque nao tinha emprego nenhum, e so queria era que o pai o sustenta-se mais uns tempos, so que como lhe saiu o tiro pela culatra, coitado teve de trabalhar mesmo, mas neste caso como distribuidor de mercadorias, porque nao tinha habilitações para mais.

Parece que a pessoas que ja nascem com patua para enganar meio mundo, e saberem comer as pessoas por onde elas sofrem mais, ou seja, aproveitar-se do bom coração dos outros, e da sensibilidade dos outros, e perceberem bem que a ilusão do que eu vou ser grande, faz valer a pena o esforço... mas... um dia.... descobre-se e depois... e pior a emenda que o soneto.

4 comentários:

Anónimo disse...

quem tenta enganar os outros, está a enganar-se a si proprio; e mais tarde ou mais cedo, por ti ou por outro, irá ser apanhado. mas estamos num país de burlões. infelizmente é a fama que os portugueses tem. :(

Anónimo disse...

Gostei particularmente da do cigano, já tinha ouvido essa história pessoalmente. Deixo para os psicólogos a busca pelas razões que leva as pessoas a conseguirem ser tão falsas, mas que nós faz pensar no quão baixo um ser humano consegue descer.

Anónimo disse...

... lá isso faz...

Anónimo disse...

boas!!!
pois mas o que diz neste pensamento eu sei bem o k eu pk eu vejo isto ja algum tempo com uma pessoa mt especial pa mim, pois mas eu sei k mais tarde ou mais cedo a de as coisas vao se resolver.
pois eu tenho pena k cada vez mais eu vejo que ha mais pessoas assim prontas pa apreoveitar o minimo aportuninade...... pois e mts vezes estas pessoas infelizmente nesta pais estas pessoa passam mts vezes ao lado da lei.
pois mas penso k um dia ha de melhorar as coisas para que este pais melhore e ter um mundo melhor...